Summer Break Festival: Incubus e Dave Mathews no Rio
Resenha - Summer Break Festival (Citibank Hall, RJ, 08/12/2013)
Por Gabriel von Borell
Postado em 13 de dezembro de 2013
Nesse último domingo (8) foi realizado no Citibank Hall, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a edição carioca do Summer Break Festival, que inicialmente aconteceria na Praça da Apoteose mas teve o seu local alterado por problemas técnicos. O evento reuniu um público diversificado e de variadas faixas etárias que lotou a casa de shows. E desde a primeira apresentação, realizada pelo grupo de reggae Ponto de Equilíbrio, o público já era bom no Citibank Hall. Depois vieram os shows das bandas S.O.J.A. e O Rappa, que com forte influência do ritmo jamaicano também concentraram um número maior de adolescentes.
Mas conforme o dia foi passando a plateia parecia amadurecer. Depois do show do grupo liderado pelo vocalista Falcão, que apresentou clássicos, como "Lado B Lado A", "eza Vela", "Anjos (Pra Quem Tem Fé)" e "Me Deixa", e incendiou os fãs, era chegada a vez dos californianos do Incubus subirem ao palco do Summer Break Festival, depois que uma contagem regressiva foi iniciada numa projeção atrás dos instrumentos. Com pouco mais de 20 minutos de atraso, o vocalista Brandon Boyd, o guitarrista Mike Einziger, o baixista Ben Kenney, o DJ Kilmore e o baterista Jose Pasillas surgiram na frente da plateia carioca e levaram os fãs à loucura do primeiro ao último minuto de show.
Com uma melhora significativa no som com relação às apresentações das bandas anteriores, o Incubus abriu seu show de forma energizante com a poderosa "A kiss to Send Us Off", do álbum de 2007 "Light Grenades". Depois a potência do grupo continuou a todo o vapor com "Megalomaniac", enquanto Brandon agradecia ao público com muitos "obrigado", em português mesmo.
Simpático, o vocalista não deixava de interagir com os fãs, como quando perguntou como se dizia "fuck yeah" na língua portuguesa ou quando deu o microfone para uma fã e pediu para ela fazer um pedido. A jovem então pediu o bracelete do cantor e o cantor gentilmente se desvencilhou da situação.
Então o Incubus seguiu agitando o público com canções poderosas como "Circles", "Anna Molly", "Dig" e "Wish You Were Here", assim como faixas mais tranquilas como "Made for TV Movie", "Are You In?", "In the Company of Wolves" e "Drive". Depois de "Sick, Sad, Little, World", Brandon anunciou que a apresentação da banda estava chegando ao final e emendou em "Pardon Me" para não deixar ninguém parado.
Quando os fãs ainda tentavam recuperar o folêgo, depois de mais de uma hora de show, todos os integrantes do Incubus se reuniram na frente do palco e se despediram, calorosamente, do público, que devolvia os agradecimentos com mais energia ainda. Por volta de 21h30 chegou a vez de Dave Mathews fechar o Summer Break Festival com sua competente banda de forma arrebatadora. Com o Citibank Hall ainda bastante cheio, o cantor embalou casais e solteiros também (por que não?) com suas composições carregadas de uma vibe que mistura o rock alternativo com uma pegada de jazz.
Sem dispensar momentos memoráveis onde a banda mostrava seus talentos individuais em jam sessions alucinantes. O cantor abriu sua apresentação com "Seek Up" e em seguida tocou "Seven" e "Belly Belly Nice". Depois do hit "Crush", que dominou a plateia carioca, o cantor interagiu com o púlbico de forma mais prolongada pela primeira vez e depois brincou dizendo que "se eles não estavam o entendendo era porque ele na verdade não sabia como falar".
Daí em diante Dave Matthews só precisava conduzir os fãs através de clássicos como "So Much to Say", "#41" e "Satellite". Para fechar sua apresentação no Rio de Janeiro o músico escolheu o cover de Bob Dylan "All Along the Watchtower", em uma noite que já estava ganha desde o início.
Fotos: Alessandra Tolc
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps