Nightwish: show no RJ mostra um imbróglio com final feliz
Resenha - Nightwish (Circo Voador, Rio de Janeiro, 10/12/2012)
Por Marcelo Prudente
Fonte: Rock On Stage
Postado em 15 de dezembro de 2012
O provérbio popular: há males que vem para o bem, recai fácil, fácil na vida do cidadão comum, onde uma suposta dificuldade e ou problema, a curto prazo, pode desdobrar-se numa grande oportunidade futura. E não pense, caro leitor, que o mundo da música fica imune a tal máxima, afinal, não faltam exemplos onde a afirmação acima ganhou vida e, lógico, um final mais que feliz.
O mais recente, e talvez mais comentado, caso no mundo do rock fora a abrupta saída – ou demissão – da vocalista, Anette Olzon, da banda Nightwish, deixando pipocar inúmeras interrogações na cabeça dos fãs. E o que tinha todos os trejeitos e sintomas de uma tragédia grega acabou saindo melhor que encomenda, porque a atitude de trazer a cantora, Floor Jansen (ex- After Forever, Revamp), para cumprir as datas restantes da turnê, revelou-se como a mais sensata e razoável diante de todo o imbróglio.
O show na capital fluminense, na última segunda-feira (10), rechaçou as previsões mais pessimistas e provou que o público carioca ainda nutre apreço especial pela música dos finlandeses. Com casa cheia e um calor que beirava o fim dos tempos, a banda debutou com "Storytime", que de cara revelou a pujança do vocal e interpretação da nova vocalista. Sem meias palavras o baixista/vocalista, Marco Hietala, reforçou o quase óbvio: Floor Jansen é a nova frontwoman da banda, o que gerou grande contentamento por parte do público.
"Dark Chest of Wonders" e "Wish I Had an Angel" rememoraram o apogeu da carreira dos finlandeses, onde gozavam de grande popularidade alicerçada pelo interessante álbum, Once. "Amaranth" manteve o clima de festa instaurado pelos cariocas, o que garantiu largos sorrisos por parte dos músicos. Como o título denuncia, a canção "Scaretale" trouxe contornos soturnos digno ao circo dos freaks e relembra os melhores contos de terror.
"I Want My Tears Back", "The Crow, The Owl and The Dove" e "Lost of the Wilds" trouxeram o convidado especial, Troy Donockley, tocando gaita irlandesa. E por mais que o instrumento seja bacana e Troy seja um bom instrumentista fora uma participação que pouco agregou ao saldo do show. "Nemo" traz à mesa, mais uma vez, o disco Once, provando que se no futuro quiserem dormir sobre os louros terão que suar, e muito, a camisa.
"Wishmaster" e "Ever Dream" sempre serão sinônimos de euforia pelos entusiastas à banda. "Over The Hills and Far Away" tem boas intenções, mas pouco anima. O ponto alto do show veio com a canção "Ghost Love Score", onde o poder de interpretação da nova vocalista foi aprovado com louvor. "Song of Myself" é longa e complexa e poderia ceder lugar a duas canções com maior apelo diante do público. "Last Ride Of The Day" não é uma canção execrável, mas passa longe de ter os predicados necessários para encerrar o show em grande estilo.
Como fora dito: há males que vem para o bem. E, com certeza, todo esse imbróglio que envolveu o nome Nightwish nos últimos meses teve um – suposto – final feliz, o que fora mais do que comprovado na apresentação da última segunda-feira. Se as intempéries passadas terão cenas dos próximos capítulos só o líder Tuomas Holopainen pode dizer, mas se ele mexer nesse time é porque tem probleminhas na cabeça.
Outras resenhas de Nightwish (Circo Voador, Rio de Janeiro, 10/12/2012)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
Ouça música que Keith Richards gravou para trilha de "Grand Theft Auto VI"
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
O grande problema do show de Roger Waters, segundo Ed Motta
Disco novo do Anthrax tem música que mistura Slayer e Metallica da era "Load"
A mensagem escondida na intro de "Hell Awaits", clássico do Slayer
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
O cantor forte e bonitão de power metal que foi bombeiro por 20 anos
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
As 10 músicas de Elton John que são as preferidas de Zakk Wylde
A melhor banda de Death Metal de todos os tempos, de acordo com o vocalista do Opeth
João Gordo explica por que não chegou a bater em Dado Dolabella em briga histórica
Problemas vocais de Axl Rose surgiram em turnê com o Iron Maiden

Tuomas Holopainen achou que fosse morrer antes do primeiro show do Nightwish
Tuomas Holopainen, do Nightwish, diz que está mais inspirado do que nunca
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
Morre Mikko Karmila, produtor de Nightwish, Sonata Arctica, Stratovarius e mais
A música do Nightwish que mais ganhou interpretações diferentes, segundo Tuomas
A opinião de Tuomas Holopainen sobre o polêmico diretor Christopher Nolan
A personalidade britânica que tem 100 anos de idade e disse "não" ao Nightwish
O dia que James Hetfield quis saber mais sobre a guitarra do Nightwish
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



