Os absurdos da produção do Rock in Rio 85 contra bandas nacionais, segundo Lobão
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de março de 2022
A edição de 1985 do Rock in Rio marcou a estreia do festival e colocou o Brasil definitivamente na rota dos grandes shows internacionais. De acordo com Lobão, o grande problema com o evento foi a maneira com que a produção tratou as bandas nacionais.
Lobão - Mais Novidades
O assunto foi comentado por Lobão durante entrevista ao podcast Inteligência Ltda. Segundo o compositor, aquela era uma época em que o jovem brasileiro valorizava muito o produto nacional no que diz respeito às bandas de rock.
"A indústria brasileira ficou milionária depois do Rock in Rio de 1985. Antes, só havia os sertanejos e a MPB, que era chiquérrima, mas não vendia. Quando fui trabalhar com a Marina, não existia PA no palco. O show business foi inventado por causa do rock. Nos anos 1980, os garotos no Brasil queriam ouvir música feita aqui. Não queriam ouvir Joy Division e sim Legião Urbana. As bandas brasileiras tinham mais preferência do que uma gringa. Se tivesse um festival, então, eram esses os artistas que o povo queria ver", disse.
Mesmo com essa preferência do público brasileiro, as bandas nacionais não foram tratadas de igual para igual pela produção do Rock in Rio de 1985. Isso porque, segundo Lobão, havia contratos que impediam, por exemplo, de artistas nacionais usarem toda capacidade da luz ou palco.
"A derrocada do rock começou quando veio esse papo de que o gringo era melhor. A submissão dos contratos do Rock in Rio foi um absurdo. Todas as bandas brasileiras tocaram de manhã. Nos festivais gringos, os artistas se encontram e todos se conhecem. Em 1985, era vedado. O Queen vinha com guarda-costas e os brasileiros ficavam encolhidos no canto. Tinha um contrato que dizia que as bandas nacionais só poderiam usar 10% do palco, 10% da luz, 10% da potência do som, 10% da visibilidade na imprensa. Tudo isso era monitorado", comentou.
Por fim, Lobão explicou que mesmo com essa espécie de boicote que passou a surgir por parte da imprensa nacional, as bandas de rock brasileiras ficaram cada vez melhores.
"Depois disso, decidi não fazer mais show internacional. Aquilo é um matadouro, você vai ser uma radiografia de contraste horrorosa para o próximo show gringo, que vai massacrar o seu. Tinha a máfia do show business internacional e tínhamos que seguir essa regra. Depois de 1985, começou uma imprensa parida do Rock in Rio, que começou a ridicularizar as bandas brasileiras em detrimento aos produtos internacionais. Lembro que todo final do ano tinha uma enquete dos críticos musicais falando que esse seria o último verão do rock brasileiro. Mas na verdade até 1989, os artistas foram ficando mais maduros e melhores. Mesmo com todos jogando contra", concluiu.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Slipknot confirma produtor com o qual está trabalhando em novas músicas
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
Guitarrista do Kiss, Tommy Thayer lança nova banda, Shogun Mojo
O conselho de John Lennon que até hoje Mick Jagger lamenta ter seguido
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
5 álbuns de rock que são maiores que a própria banda
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
A rixa de Cobain e Novoselic: "Você está colocando essa merda fedorenta na música"

10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
A crítica de Graciliano Ramos ao futebol que explica problema da MPB, segundo Lobão
Como Lobão conquistou respeito dos presos: "Depois disso, comecei a ganhar autoridade"
A visão de Roger do Ultraje sobre comportamento "bipolar" de Lobão
A importância da revista Playboy na vida de alguns rockstars


