Nightwish: peso e vocal poderoso incendiaram a segunda carioca

Resenha - Nightwish (Circo Voador, Rio de Janeiro, 10/12/2012)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Juliana Guimarães
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

A saída da vocalista de uma banda às vésperas de uma turnê pode ser considerada um fracasso quase garantido. No entanto, para a banda finlandesa NIGHTWISH, a saída de ANETTE OLZON causou efeito contrário. A substituição – às pressas – pela cantora holandesa e ex-AFTER FOREVER FLOOR JANSEN na turnê Imaginaerium culminou em um aumento na venda dos ingressos. Motivos não faltam: JANSEN tem uma voz belíssima e domina muito bem a técnica vocal – a cantora é soprano, como TARJA TURUNEN, ex-vocalista da banda –, além de demonstrar uma presença de palco cativante. Já ANETTE OLZON não convenceu muito como substituta de TURUNEN; faltava-lhe justamente o que FLOOR JANSEN tem de sobra.

3894 acessosFinlândia: as dez melhores bandas de Heavy Metal do país5000 acessosAvenged Sevenfold: "The Rev" dizia que não passaria dos 30

Fotos: Antonio Cesar

Cerca de duas mil pessoas lotaram e incendiaram o Circo Voador, dando sinais de que os bons tempos do NIGHTWISH estavam de volta. A empolgação da plateia era tamanha que os integrantes da banda ficaram surpresos com tantos fãs enlouquecidos. Em determinado momento da apresentação, a vocalista declara: “Eu ia pedir para vocês gritarem mais alto, mas vocês já estão berrando o tempo todo”, diverte-se, para então iniciar “Nemo”, do álbum Once, uma das músicas mais conhecidas no repertório da banda.

A performance de FLOOR JANSEN casa-se perfeitamente com já conhecida desenvoltura do genial – e genioso – tecladista TUOMAS HOLOPAINEN, que a todo momento fazia “caras e bocas”, de forma quase teatral; com o peso de MARCO HIETALA no baixo e no vocal pra lá de poderoso; com a guitarra virtuosa de EMPPU VUORINEN – um pouco apagado na apresentação para um guitarrista, diga-se de passagem; e com a bateria enérgica de JUKKA NEVALAINEN. O show contou ainda com a participação de TROY DONOCKLEY, músico inglês que trouxe um toque celta/folk à apresentação com sua gaita de foles em “I Want My Tears Back”, do CD que dá nome à turnê, e na maravilhosa instrumental “Last Of The Wilds”. DONOCKLEY conferiu ainda um toque todo especial com uma intro bem folk à “Over The Hills And Far Away”, em um dos momentos mais empolgantes da apresentação.

Para os fãs de longa data, o show foi uma grata surpresa. O setlist percorreu toda a carreira da banda, de forma equilibrada, sem deixar de lado sucessos de álbuns passados, e dando o devido espaço às canções de “Imaginaerium”. O público foi à loucura com clássicos como “Whishmaster” - bem mais pesada ao vivo, o que visivelmente agradou muito -, “Dark Chest Of Wonders”, “Wish I Had An Angel” e a belíssima “Ever Dream”. Nesta última, por sinal, ficou bem clara a aproximação do estilo de JANSEN e TURUNEN.

Não houve um momento da apresentação em que não tenha ficado clara a ótima receptividade dos fãs para com a vocalista. Mesmo em músicas que exigem grande domínio de técnica vocal, como “Ghost Love Score”, que tem grandes variações em seu andamento, Jansen deu conta do recado com louvor. Resta aguardar – e torcer – para saber se a vocalista integrará a banda permanentemente. Certamente será – e está sendo – um ótimo recomeço para o Nightwish.

Set list
1- Intro – Crimson Tide
2 - Storytime
3 - Dark Chest of Wonders
4 - Wish I Had an Angel
5 - Amaranth
6 - Scaretale
7 - I Want My Tears Back
8 - The Crow, the Owl and the Dove
9 - Nemo
10 - Last of the Wilds
11 - Wishmaster
12 - Ever Dream
13 - Over the Hills and Far Away
14 - Ghost Love Score
15 - Song of Myself
16 - Last Ride of the Day
17 – Imaginaerium (orquestral)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Nightwish (Circo Voador, Rio de Janeiro, 10/12/2012)

2099 acessosNightwish: show no RJ mostra um imbróglio com final feliz1130 acessosNightwish: um show maravilhoso no Rio de Janeiro5000 acessosResenha - Nightwish (Circo Voador, Rio de Janeiro, 10/12/2012)

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 12 de dezembro de 2012
Post de 14 de dezembro de 2012

FinlândiaFinlândia
As dez melhores bandas de Heavy Metal do país

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nightwish"

NightwishNightwish
Floor Jansen dá a sua receita para uma voz afinada

Anette OlzonAnette Olzon
"Eu fui demitida exatamente como Tarja também foi"

NightwishNightwish
Hietala colocando bebê para dormir com Black Sabbath

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Nightwish"

Avenged SevenfoldAvenged Sevenfold
"The Rev" dizia que não passaria dos 30

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Ele lamenta não ter dado um soco em Axl Rose

Guns N RosesGuns N' Roses
Pobreza, sexo, drogas e Rock n' Roll em nova biografia

5000 acessosLinkin Park: Chester Bennington abre o jogo sobre seu vício5000 acessosE-Farsas: Papa Francisco era fã do Black Sabbath?5000 acessosIron Maiden: como soa a voz de Bruce Dickinson isolada?5000 acessosGuitarpedia: os 5 erros mais comuns do guitarrista3987 acessosKerrang: Os 12 melhores covers feitos por crianças5000 acessosUltimate Classic Rock: as dez melhores duplas de guitarristas

Sobre Juliana Guimarães

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online