Barão Vermelho: show épico no Rio de Janeiro
Resenha - Barão Vermelho (Fundição Progresso, Rio de Janeiro, 20/10/2012)
Por André Luiz Costa
Fonte: Culturall
Postado em 27 de outubro de 2012
O BARÃO VERMELHO se reuniu pra comemorar os 30 anos de carreira e do primeiro disco, "Barão Vermelho" (1982), e claro que o resultado não podia ser outro: os cariocas ganharam mais de duas horas de show com tudo aquilo que queriam ouvir! No repertório, 30 sons de todas as fases, incluindo resgates inesperados e alguns covers já gravados pela banda, o que funcionou muito bem. Pra completar, uma Fundição Progresso abarrotada de gente de todas as idades, incluindo uma molecada que nunca tinha visto esse monstro do rock nacional ao vivo. Nada estragaria aquela noite incrível, nem mesmo o som da casa, que as vezes dava uma "embolada", e a iluminação, que deixou o palco as escuras em "Pense e Dance", mas logo voltou ao normal. Foram apenas detalhes que pouco importavam para quem estava lá, afinal, estamos falando de rock 'n'roll!
Barao Vermelho - Mais Novidades
Quando chegamos, a banda de abertura Autoramas estava terminando sua apresentação, mas pelo que vimos, o público curtiu bastante, fora um ou outro ansioso para ver Frejat e cia. No intervalo, o DJ mandou um repertório recheado de grandes nomes do rock como Deep Purple, Beatles, White Stripes, AC/DC, Raul Seixas, Steppenwolf, entre outros, sempre com coro da galera. Até que as luzes se apagam e entra o Sr. Fundição, Perfeito Fortuna, para anunciar a atração principal, exatamente como no início dos anos 80, no Circo Voador.
Os integrantes sobem ao palco às 2h da manhã (já no horário de verão) e abrem com o tema desta turnê, "Por que a Gente é Assim" ("Mais uma dose, é claro que eu tô afim..."). A partir daí, só pedrada, uma atrás da outra e com pouca falação. Do primeiro álbum, as consagradas "Ponto Fraco", "Todo Amor que Houver Nessa Vida", "Bilhetinho Azul", a surpresa "Billy Negão", e "Down em Mim", esta já no bis, com uma versão matadora. Isso sem contar "Sorte e Azar", música que foi encontrada recentemente nos arquivos de estúdio e ganhou novo arranjo para ser lançada junto com a nova edição do disco. Quem participou em alguns momentos foi o baixista e membro da primeira formação, Dé Palmeira, que, assim como todos, estava visivelmente emocionado no palco.
Não faltou emoção também nas homenagens como em "Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto" (Legião Urbana), "Tente Outra Vez" (Raul Seixas), e claro, "Codinome Beija-Flor" e "O Tempo Não Para", ambas da fase solo de Cazuza. Vale destacar também alguns resgates que emocionaram fãs antigos e deixaram a molecada um pouco perdida como "Menina Mimada" e "Carne de Pescoço". Outras que caíram muito bem e fizeram muita gente viajar no tempo foram "Política Voz", colada em "Tão Longe de Tudo", "Meus Bons Amigos", e as obrigatórias "O Poeta Está Vivo", "Bete Balanço", "Maior Abandonado", entre outras.
Na pausa antes do primeiro bis, com as luzes apagadas, toda a Fundição cantava em uníssono a letra de "Pro Dia Nascer Feliz", até que os caras voltam e Frejat comenta no microfone: "Assim vocês matam o velho". Mais um momento em que era impossível não perceber a tal da felicidade estampada nos dois lados. Segundo o setlist, "Codinome Beija-Flor" seria a última da noite, mas... Não deu! Os caras queriam tocar e quem estava lá não se importava com a hora. Por isso, o encerramento apoteótico acabou ficando com "Satisfaction", dos Stones, na versão que está registrada no "Barão Ao Vivo" (1989), com Frejat sem a guitarra, apenas cantando e passeando de um lado pro outro no melhor estilo Jagger. Era nítido que os Rolling Stones brasileiros ainda tinham gás pra mais duas horas de rock n'roll. Quem estava lá nunca vai esquecer e quem não conseguiu ingresso, pode ficar tranquilo, porque em breve o Rio de Janeiro ganha uma segunda dose.
Set List Barão Vermelho na Fundição Progresso - 20/10/2012
Por Que a Gente é Assim
Ponto Fraco
Pense e Dance
Cuidado
Menina Mimada
Billy Negão
Carne de Pescoço
Meus Bons Amigos
Política Voz / Tão Longe de Tudo
Por Você
O Poeta Está Vivo
Bilhetinho Azul
Todo Amor Que Houver Nessa Vida
Sorte e Azar
Pedra, Flor e Espinho
Vem Quente Que Eu Estou Fervendo
Bete Balanço / A Chave da Porta da Frente
Puro Êxtase
Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto
Malandragem Dá Um Tempo
Declare Guerra
Maior Abandonado
1º Bis
Down em Mim
O Tempo Não Para
Tente Outra Vez
Pro Dia Nascer Feliz
2º Bis
Codinome Beija-Flor
3º Bis
(I Can't Get No) Satisfaction
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
Mike Browning, baterista e vocalista original do Morbid Angel, morre aos 62 anos
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Steve Howe (Yes) conta como foi tocar em "Innuendo", do Queen
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Jennifer Finch, baixista da L7, diagnosticada com agressivo câncer cerebral
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda

Marcelo D2: "Via Ratos de Porão e Cólera mais como alternativa que Titãs e Barão"
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
O artista do rock nacional que viu Ozzy Osbourne de cuecas no Rock in Rio de 1985
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
O maior álbum de rock nacional de todos os tempos, segundo Dé do Barão Vermelho
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil


