Viper: Trazendo "soldados do Metal" com muito bate-cabeça
Resenha - Viper (Via Marquês, São Paulo, 01/07/2012)
Por Pedro Zambarda de Araújo
Postado em 08 de julho de 2012
No dia 1 de julho de 2012, o Viper fez uma apresentação no Via Marquês Eventos que certamente contagiou os fãs nostálgicos da banda e os expectadores que conheciam apenas o Andre Matos do Angra e do Shaman. Mesmo assim, o show começou com problemas: O grupo atrasou uma hora do horário originalmente previsto e só começou as músicas do álbum Soldiers of Sunrise às 21h. O som da casa também embolou bastante no começo, além de estar em um volume baixo.
Mesmo assim, era impossível não se empolgar com Andre Matos novamente como vocalista da banda. Com caras e bocas, além de puxar o público com um sonoro "vamos lá São Paulo", o cantor mostrou total controle de sua voz, que executava os falsetes sem nenhuma desafinação perceptível. Hugo Mariutti, ex-Shaman e ex-banda solo de Matos, fez solos rápidos e complementos interessantes na guitarra elétrica. Pit Passarell foi o segundo frontman da banda: Além de mandar bem no baixo, ele ficou brincando com o público com suas dancinhas, diferente de outros integrantes.
O show foi gravado para um DVD da banda, que deve ser lançado ainda neste ano. Antes de começar a faixa-título de Soldiers of Sunrise, Andre Matos fez um discurso que dificilmente será esquecido, sobre a sua época no começo do Viper.
"Naquele tempo, a gente se sentia como os soldados do metal. Lutávamos contra a ditadura e... arrumávamos briga com os carecas do ABC. Ou a gente tentava, porque, né? Na verdade, eu e o Pitt levávamos porradas naquela época", afirmou o vocalista com aplausos do público, que riu bastante com a história.
Os seis telões da apresentação também mostraram partes de um documentário sobre a história do Viper. Em uma das sequências, um show da banda mostrou Andre Matos jovem, sem camisa, carregando uma vassoura em chamas. O cantor tropeçou e botou fogo no palco, mostrando o grau de amadorismo deles no passado, e arrancando ainda mais risadas do público.

Outro fato que marcou muito esta apresentação do Viper foi o grande número de bate-cabeças próximos da grade da pista. Nas músicas H.R.(Heavy Rock), To Live Again e A Cry from the Edge, as pessoas tiveram que se segurar para não serem empurradas e alguns foram parar no chão. Muitos foram levantados durante o mosh. Andre Matos pareceu se divertir com a energia do público: "Nós avisamos os seguranças que essa música terá bate-cabeça. Eles estão assustados!"
Matos chegou a roubar o baixo de Pitt Passarell e fez uma música com o público cantando "ole, ole, ole, ole, Viper, Viper!". "Parabéns pessoal, vocês ajudaram a fazer uma canção totalmente original para o DVD!", disse o vocalista.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Vale dizer também que Andre Matos e sua banda também jogaram muitas músicas para o público. Living for the Night foi praticamente cantada inteira pelos fãs. O guitarrista Yves Passarell, irmão de Pit, veio ao palco fazer sua participação nessa parte do show. Atualmente ele está ocupado como músico do Capital Inicial, mas prometeu participações ao longo da turnê.
Moonlight mostrou um pouco das habilidades de Matos no teclado, tocando a Sonata ao Luar de Ludwig Van Beethoven.
Com casa cheia, a banda ainda surpreendeu no final com um cover inesperado de We will rock you, do Queen, numa versão realmente mais pesada. Essa apresentação, assim como outras ao lado do Angra e do Shaman, vão ficar para a história de Andre Matos e dos "soldados do metal" que fizeram história no rock brasileiro.

Outras resenhas de Viper (Via Marquês, São Paulo, 01/07/2012)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Steve Harris não queria que o Iron Maiden tirasse "férias" em 2027
O clássico do Sepultura que guitarrista do Limp Bizkit gostaria de ter gravado
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
Richie Faulkner não vê sentido em manter o Judas Priest sem os membros clássicos
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
O lendário compositor que Ritchie Blackmore só começou a apreciar agora aos 80 anos
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
Quando o Sepultura foi associado a atentado em escola britânica
Tarja Turunen posta piada de duplo sentido e diverte fãs no Instagram
O maior frontman de todos os tempos, segundo Bono (e por que ele preferia seus rivais)
"O cara tinha problemas", disse Jon Bon Jovi sobre Richie Sambora


"Evolution", álbum clássico do Viper, é relançado em vinil
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Leandro Caçoilo, vocalista do Viper, lança releitura de "What a Feeling"
Bandas de heavy metal que contam (ou contaram) com irmãos na formação
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil

