Nocturnal Depression: no Enlevo dos Encantos Sorumbáticos
Resenha - Nocturnal Depression (Enlevo dos Encantos Sorumbáticos, BH, 04/05/2012)
Por Matheus H. Guerra
Postado em 12 de maio de 2012
No dia 04/05/2012 (sexta-feira) aconteceu em Belo Horizonte o evento Enlevo dos Encantos Sorumbáticos IV, que contou com apresentação das bandas: Aasverus, Abasbaron, Martirio, Tristis Terminus e Nocturnal Depression. O evento também contaria com os argentinos do Wolves Winter, que não compareceram, segundo informações que tive durante o evento a banda teve a bagagem extraviada e por isso não compareceram.
Cheguei no evento por volta das 22:30 e infelizmente não consegui chegar a tempo do show da banda Aasverus, assim como várias outras pessoas que ainda não se acostumaram com essa mudança para sexta-feira dos shows de bandas internacionais.
Aasverus
O evento foi realizado na já tradicional espaço que temos na Avenida Amazonas no bairro Cidade Industrial, divisa entre Belo Horizonte e contagem e logo que cheguei percebi que a galera compareceu ao evento e a casa estava relativamente cheia, apesar de saber que em BH tem muito mais público que isso e que muita gente deixou de ir ao evento. Percebi também que a galera das cidades próximas à BH e do interior também estavam presentes, o que é muito bom para a cena mineira no geral. Uma diferença deste evento para os que aconteceram anteriormente nessa mesma casa foi que desta vês improvisaram uma cortina a frente do palco com uma lona, atitude essa simples e que em minha opinião faz uma grande diferença tanto para a banda poder se preparar no palco quanto para o publico que gera uma certa expectativa. Agora vamos aos shows.
Como mencionei no início da matéria, a primeira banda a se apresentar foi o Aasverus e não consegui ver esse show.
Em seguida subiu ao palco uma das mais tradicionais bandas de Black/Death Metal da cena mineira o Abasbaron, esta banda tinha ficado fora da cena durante muito tempo e está de volta com tudo, mostrando um som bem trabalhado e que a galera agitou bastante com destaque para a música Metal Fear (se não me engano é esse o nome mesmo), com o baixo bem marcante e um ótimo solo de guitarra. Outro ponto a se destacar é a presença de palco de todos os integrantes, principalmente do vocalista que após o show fez questão de cumprimentar todos os presentes um a um.
Abasbaron
Por volta de 23:00 começou a apresentação do Martírio, mostrando o som que estamos acostumados a presenciar em suas apresentações, com músicas muito bem trabalhadas e rifs que passam por várias vertentes do Metal, desde o Black até o Heavy Metal tradicional. O ponto alto da apresentação foi na hora da música Martírio, onde toda a galera começou a bater cabeça e abriu um moch nas passagens mais Thrash da música. Quero destacar também a música Hordas Diabólicas que começa com um dedilhado muito foda e logo depois o vocalista anunciou a "saideira" que não foi a última música, e ainda tocaram mais uma.
Martirio
As 00:15 deu início o show do Tristis Terminus uma nova banda de "Depressive Black Metal", de Barbacena que fez neste show sua segunda apresentação se não me engano. Fazendo um som bem arrastado e com vocal bem agonizante, uma diferença da sua primeira apresentação no Hordes of Chaos foi a presença do teclado, que não sinceramente não fez muita diferença, pois, quem estava fora do palco não estava conseguindo ouvi-lo exceto nos momentos em que ele ficava sozinho, mas acredito que isso foi algum problema na regulagem do som e que na próxima apresentação este já estará normal, o baixo também estava bastante alto e isso pode ter ofuscado um pouco o teclado. A banda tem músicas muito boas e uma presença de palco foda, com exceção da baixista que estava muito parada. A galera bateu muita cabeça, principalmente quando foi executado um cover de Catatonia.
Tristis Terminus
As 01:30 começou a apresentação dos franceses do Nocturnal Depression, banda esta com 8 anos de existência e uma das mais bem conceituadas no cenário Depressive Black Metal, apesar de eu não considerá-los depressive, prefiro não rotular de dizer que eles são simplesmente uma banda de Black Metal, apesar das letras serem no estilo das bandas de depressive Black metal. A banda se mostrou bem carismática e com uma presença muito fota com destaque para o baixista, o baterista levantava a todo momento, sempre chamando a galera. A banda apresentou músicas novas e antigas, uma que inclusive muitos acharam que era uma música do Dark Throne devido a um rif muito parecido com a música do álbum Panzerfaust (mais para o final do show até tocaram Dark Throne).
A galera bateu muita cabeça, principalmente com a música em que o outro guitarrista faz o vocal e que tem algumas passagens com vocal limpo, uma música bem arrastada e que uma das guitarras fica no dedilhado o tempo todo e as 02:50 termina a apresentação. O show no geral foi muito foda e a banda mostrou o porque veio ao Brasil, demonstraram humildade e ficaram no meio da galera após o show conversando e batendo fotos.
Nocturnal Depression
No geral o evento muito bom, sem registro de confusão, onde todos que estavam presentes demonstraram ter o mesmo objetivo, curtir o metal que estava ali sendo apresentado e sempre apoiar a cena.
Parabenizo também a organização que nos deu a oportunidade de presenciar mais um grande evento em BH com presença de bandas nacionais muito boas e uma banda internacional também a altura.
Nota final – 8
Acesse também:
http://warmetalbh.blogspot.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps