Enterro, Castifas, Pagan: no Underground Cultural do RJ
Resenha - Enterro, Castifas, Pagan Throne (Underground Cultural, RJ, 23/12/2011)
Por Marcos Garcia
Postado em 01 de janeiro de 2012
O espaço Underground Cultural é mais um point no RJ, inserido no bairro da Lapa, e que tem aberto suas portas a eventos de Metal há algum tempo. E na noite infernalmente quente que antecede a véspera de Natal (pois estamos em pleno Verão carioca), o público carioca foi presenteado com mais um bom evento, sendo esta a noite do show de lançamento do CD ‘The Bell of Leprous’, da banda ENTERRO, e que ainda teve como convidadas as bandas CASTIFAS e PAGAN THRONE.
A primeira foi a banda de Viking/Pagan Black Metal carioca PAGAN THRONE, que apresentou sua nova formação, e desfilou várias músicas de seus lançamentos, especialmente do CD mais recente, ‘The Way to the Northern Gates’. Com entrosamento a contento, músicas fortes e bem trabalhadas, necessitando apenas de um pouco mais de movimentação no palco, em que pese o fato do palco do point ser um pouco reduzido e o som ter ficado um pouco embolado durante seu set. Mas sua música é forte, cheia de energia, melodiosa e agressiva nas medidas certas, logo, têm futuro. E apesar do nível musical dos integrantes da banda ser bem homogêneo, se destacam o vocal de Rodrigo Garm, que sabe variar bastante em seus timbres, e o baterista Alexandre Daemortiis, com boa pegada, seguro, mas sabendo variar os andamentos. Esperamos mais shows da banda, que com certeza, promete bastante.
Após algum tempo para poder tomar uma cerveja e aproveitar o churrasco oferecido pela casa (de muito bom gosto, por sinal), foi a vez dos veteranos carioca CASTIFAS subirem ao palco. Apesar do intenso calor e do som ter embolado um pouquinho durante sua apresentação (pois a guitarra de Deathcult sumia vez por outra), o quarteto adepto do Black Metal ‘Made in Norway’ dos anos 90, ou seja, sujo, soturno e não tão veloz assim, fez uma apresentação muito boa e segura, mostrando que a formação atual está bem entrosada. O repertório da banda tem músicas de seu CD ‘Journey to the Darkness Path’, e mais uma versão infernal para ‘Deathcrush’, do MAYHEM, que levou o público ao delírio. Destaque para o vocalista Hoertel, que sabe não só cantar bem, mas consegue ter domínio do público.
Fechando a noite, veio o quinteto ENTERRO, com seu Black Metal mais soturno, mórbido, ora rápido, ora mais cadenciado e opressivo, numa linha muito diferente das tendências atuais. A banda subiu ao palco e se mostrou à vontade no palco, embora o calor fosse intenso, desfilando um repertório baseado em músicas de seus dois CDs como ‘Nothing Divine’, ‘Earth and Worms’ e ‘Nunc Scio Tenebris Lux’, e mais alguns covers muito bem sacados para ‘Bleached Bones’ do MARDUK, e ‘Freezing Moon’, do MAYHEM, onde o vocalista Nihil (que subiu ao palco com barba e chapéu de Papai Noel, embora ficasse claro que era uma ironia) mostrou porque ele é um dos nomes fortes da cena Black Metal do Brasil, pois além do vocal diferenciado, tem boa postura e tem o público em suas mãos, logo, não seria nenhuma heresia dizer que o mesmo segue uma performance de palco semelhante a de Attila Csihar.
Mais uma boa noite, e espero que o espaço continue abrindo suas portas ao Metal, bem como a continuar com o excelente churrasco.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps