Enterro, Castifas, Pagan: no Underground Cultural do RJ

Resenha - Enterro, Castifas, Pagan Throne (Underground Cultural, RJ, 23/12/2011)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Marcos Garcia
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

O espaço Underground Cultural é mais um point no RJ, inserido no bairro da Lapa, e que tem aberto suas portas a eventos de Metal há algum tempo. E na noite infernalmente quente que antecede a véspera de Natal (pois estamos em pleno Verão carioca), o público carioca foi presenteado com mais um bom evento, sendo esta a noite do show de lançamento do CD ‘The Bell of Leprous’, da banda ENTERRO, e que ainda teve como convidadas as bandas CASTIFAS e PAGAN THRONE.

5000 acessosLemmy: vídeo do "caixão de Nosferatu", a casa do vocalista5000 acessosEllen Jabour: Slayer, Metallica, Guns e Judas no seu Top10

A primeira foi a banda de Viking/Pagan Black Metal carioca PAGAN THRONE, que apresentou sua nova formação, e desfilou várias músicas de seus lançamentos, especialmente do CD mais recente, ‘The Way to the Northern Gates’. Com entrosamento a contento, músicas fortes e bem trabalhadas, necessitando apenas de um pouco mais de movimentação no palco, em que pese o fato do palco do point ser um pouco reduzido e o som ter ficado um pouco embolado durante seu set. Mas sua música é forte, cheia de energia, melodiosa e agressiva nas medidas certas, logo, têm futuro. E apesar do nível musical dos integrantes da banda ser bem homogêneo, se destacam o vocal de Rodrigo Garm, que sabe variar bastante em seus timbres, e o baterista Alexandre Daemortiis, com boa pegada, seguro, mas sabendo variar os andamentos. Esperamos mais shows da banda, que com certeza, promete bastante.

Após algum tempo para poder tomar uma cerveja e aproveitar o churrasco oferecido pela casa (de muito bom gosto, por sinal), foi a vez dos veteranos carioca CASTIFAS subirem ao palco. Apesar do intenso calor e do som ter embolado um pouquinho durante sua apresentação (pois a guitarra de Deathcult sumia vez por outra), o quarteto adepto do Black Metal ‘Made in Norway’ dos anos 90, ou seja, sujo, soturno e não tão veloz assim, fez uma apresentação muito boa e segura, mostrando que a formação atual está bem entrosada. O repertório da banda tem músicas de seu CD ‘Journey to the Darkness Path’, e mais uma versão infernal para ‘Deathcrush’, do MAYHEM, que levou o público ao delírio. Destaque para o vocalista Hoertel, que sabe não só cantar bem, mas consegue ter domínio do público.

Fechando a noite, veio o quinteto ENTERRO, com seu Black Metal mais soturno, mórbido, ora rápido, ora mais cadenciado e opressivo, numa linha muito diferente das tendências atuais. A banda subiu ao palco e se mostrou à vontade no palco, embora o calor fosse intenso, desfilando um repertório baseado em músicas de seus dois CDs como ‘Nothing Divine’, ‘Earth and Worms’ e ‘Nunc Scio Tenebris Lux’, e mais alguns covers muito bem sacados para ‘Bleached Bones’ do MARDUK, e ‘Freezing Moon’, do MAYHEM, onde o vocalista Nihil (que subiu ao palco com barba e chapéu de Papai Noel, embora ficasse claro que era uma ironia) mostrou porque ele é um dos nomes fortes da cena Black Metal do Brasil, pois além do vocal diferenciado, tem boa postura e tem o público em suas mãos, logo, não seria nenhuma heresia dizer que o mesmo segue uma performance de palco semelhante a de Attila Csihar.

Mais uma boa noite, e espero que o espaço continue abrindo suas portas ao Metal, bem como a continuar com o excelente churrasco.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Enterro"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Enterro"0 acessosTodas as matérias sobre "Castifas"0 acessosTodas as matérias sobre "Pagan Throne"

Lemmy KilmisterLemmy Kilmister
Conheça a "caverna" onde mora o líder do Motorhead

Ellen JabourEllen Jabour
Slayer, Metallica, Guns e Judas no Top10 da modelo

Sharon OsbourneSharon Osbourne
"Ela é a mais maléfica mulher que eu já conheci!"

5000 acessosAlice in Chains: mensagem subliminar na capa de "The Devil Put Dinosaurs Here"5000 acessosMetallica: a regressão técnica de Lars Ulrich5000 acessosGhost: Nergal revelou a identidade de Papa Emeritus II?4641 acessosJared Dines: qual a diferença entre metal e o metalcore?5000 acessosBlack Veil Brides: frontman pula na plateia e briga com fã no meio de show2384 acessosSlayer: "Importante não é a melodia, mas a fúria na voz"

Sobre Marcos Garcia

Marcos Garcia é Mestrando em Geofísica na área de Clima Espacial, Bacharel e Licenciado em Física, professor, escritor e apreciador de todas as subdivisões de Metal, tendo sempre carinho pelas bandas mais jovens e desconhecidas do público, e acredita no Underground como forma de cultura e educação alternativas. Ainda possui seu próprio blog, o Metal Samsara, e encara a vida pela máxima de Buda "esqueça o passado, não pense no futuro, concentre-se apenas no presente".

Mais matérias de Marcos Garcia no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online