Enterro, Castifas, Pagan: no Underground Cultural do RJ
Resenha - Enterro, Castifas, Pagan Throne (Underground Cultural, RJ, 23/12/2011)
Por Marcos Garcia
Postado em 01 de janeiro de 2012
O espaço Underground Cultural é mais um point no RJ, inserido no bairro da Lapa, e que tem aberto suas portas a eventos de Metal há algum tempo. E na noite infernalmente quente que antecede a véspera de Natal (pois estamos em pleno Verão carioca), o público carioca foi presenteado com mais um bom evento, sendo esta a noite do show de lançamento do CD ‘The Bell of Leprous’, da banda ENTERRO, e que ainda teve como convidadas as bandas CASTIFAS e PAGAN THRONE.
A primeira foi a banda de Viking/Pagan Black Metal carioca PAGAN THRONE, que apresentou sua nova formação, e desfilou várias músicas de seus lançamentos, especialmente do CD mais recente, ‘The Way to the Northern Gates’. Com entrosamento a contento, músicas fortes e bem trabalhadas, necessitando apenas de um pouco mais de movimentação no palco, em que pese o fato do palco do point ser um pouco reduzido e o som ter ficado um pouco embolado durante seu set. Mas sua música é forte, cheia de energia, melodiosa e agressiva nas medidas certas, logo, têm futuro. E apesar do nível musical dos integrantes da banda ser bem homogêneo, se destacam o vocal de Rodrigo Garm, que sabe variar bastante em seus timbres, e o baterista Alexandre Daemortiis, com boa pegada, seguro, mas sabendo variar os andamentos. Esperamos mais shows da banda, que com certeza, promete bastante.
Após algum tempo para poder tomar uma cerveja e aproveitar o churrasco oferecido pela casa (de muito bom gosto, por sinal), foi a vez dos veteranos carioca CASTIFAS subirem ao palco. Apesar do intenso calor e do som ter embolado um pouquinho durante sua apresentação (pois a guitarra de Deathcult sumia vez por outra), o quarteto adepto do Black Metal ‘Made in Norway’ dos anos 90, ou seja, sujo, soturno e não tão veloz assim, fez uma apresentação muito boa e segura, mostrando que a formação atual está bem entrosada. O repertório da banda tem músicas de seu CD ‘Journey to the Darkness Path’, e mais uma versão infernal para ‘Deathcrush’, do MAYHEM, que levou o público ao delírio. Destaque para o vocalista Hoertel, que sabe não só cantar bem, mas consegue ter domínio do público.
Fechando a noite, veio o quinteto ENTERRO, com seu Black Metal mais soturno, mórbido, ora rápido, ora mais cadenciado e opressivo, numa linha muito diferente das tendências atuais. A banda subiu ao palco e se mostrou à vontade no palco, embora o calor fosse intenso, desfilando um repertório baseado em músicas de seus dois CDs como ‘Nothing Divine’, ‘Earth and Worms’ e ‘Nunc Scio Tenebris Lux’, e mais alguns covers muito bem sacados para ‘Bleached Bones’ do MARDUK, e ‘Freezing Moon’, do MAYHEM, onde o vocalista Nihil (que subiu ao palco com barba e chapéu de Papai Noel, embora ficasse claro que era uma ironia) mostrou porque ele é um dos nomes fortes da cena Black Metal do Brasil, pois além do vocal diferenciado, tem boa postura e tem o público em suas mãos, logo, não seria nenhuma heresia dizer que o mesmo segue uma performance de palco semelhante a de Attila Csihar.
Mais uma boa noite, e espero que o espaço continue abrindo suas portas ao Metal, bem como a continuar com o excelente churrasco.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O encontro digno de quinta série de João Gordo e Clemente com um diretor da Rede Globo
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O pior disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Os 10 melhores álbuns de doom metal de todos os tempos
A condição que fez Edu Ardanuy não aceitar voltar ao Dr. Sin
Bob Geldof diz que se arrepende de ter feito o "The Wall", do Pink Floyd


Exodus - sempre uma das melhores experiências do ano
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Imminence - público apaixonado enche a casa numa quinta-feira
Rock, Memória e Emoção - Nenhum de Nós Encanta Jumirim/SP
Ultraje a Rigor Invade Cerquilho e Reafirma o Poder do Rock Nacional
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



