Jon Anderson: uma das maiores vozes em Florianópolis
Resenha - Jon Anderson (Floripa Music Hall, Florianópolis, 03/12/2011)
Por Pedro Kirsten
Postado em 25 de dezembro de 2011
Após ser deixado de lado pelo Yes enquanto se recuperava de problemas de saúde, o vocalista Jon Anderson esteve em Florianópolis na última semana para abrir uma série de shows no Brasil. Depois de passar os últimos meses em uma turnê conjunta com Rick Wakeman para promover o primeiro álbum da dupla, "The Living Tree" (2010), e de lançar seu mais novo trabalho de estúdio, "Open" (2011), o músico vem ao Brasil com uma proposta mais intimista, trazendo um show acústico apenas com voz e violão.
Publicado originalmente em
http://themetropolismusic.blogspot.com/
O local escolhido para a apresentação foi o Floripa Music Hall, mesmo local onde o Yes se apresentou, sem Jon Anderson, em novembro do ano passado com a casa de shows praticamente lotada (confira a resenha do show). Desta vez a figura foi bem diferente e o músico teve que encarar a falta de público, cerca de apenas 300 presentes que se espalharam pelos diversos setores disponíveis, aumentando ainda mais a sensação de vazio. Por outro lado, isso serviu para o público acompanhar a apresentação ainda mais de perto e criar uma certa sensação de intimidade com o músico.
Jon Anderson, porém, não se mostrou incomodado em momento algum com o baixo número de presentes e tocou uma enxurrada de clássicos para a alegria dos fãs. Os principais sucessos do Yes não ficaram de fora e canções como Yours Is No Disgrace, And You And I, Wonderous Stories, Owner of a Lonely Heart, Roudabout e Starship Trooper ganharam versões adaptadas para a proposta acústica do músico, ou seja, mais simples, já que nem o próprio se considera um violonista formidável.
Entre uma música e outra houve algumas pausas para histórias. Antes de I'll Find My Way Home, música proveniente da parceria entre Jon Anderson e Vangelis, Jon contou que devido às baixas vendas na estreia do álbum "The Friends of Mr. Cairo" (1981) a gravadora pressionou os músicos para que acrescentassem uma canção mais 'pop' ao disco. Jon contou que Vangelis resistiu no início dizendo "eu não quero ser um popstar Jon" e ele respondia "apenas pense no dinheiro!". O single, após ter sido incluído no disco, se tornou um dos maiores sucessos da dupla, permanecendo nas paradas europeias durante 14 semanas. Antes de I've Seen All Good People, Anderson mencionou que sempre cita o Brasil antes de tocar a música em outros países, dizendo que os brasileiros amam cantá-la como ninguém. O músico também anunciou que pretende ensaiar todas as canções de seu primeiro álbum solo, "Olias of Sunhillow" (!976), para uma possível turnê em 2012.
Em certo momento, Jon deixou o violão de lado para tocar seu teclado, executando um medley com Set Sail (Communication), Close to the Edge, Heart of the Sunrise e The Revealing Science of God, além de Marry With Me Again, ao qual dedicou à sua esposa, Jane Luttenberger, que assistiu ao show sentada na primeira fila. Em seu ukulele, o público se divertiu durante The Light of Love, já que até quem desconhecia a música não deixou de cantar o "bum, bum, bum" do refrão.
No final das contas, foi um show extremamente competente e especial para os fãs de Yes e Jon Anderson. O músico mostrou que sua voz permanece em perfeito estado. Ok, uma música ou outra foi modulada para tons mais baixos, porém o cantor não demonstrou cansaço na voz ao final da apresentação e realizou uma performance praticamente impecável, mesmo com 67 anos de idade nas costas. Quem cometeu a ingenuidade de não ir ao show por pensamentos do tipo "ah, é só voz e violão, é picaretagem, nem deve ser tudo isso" acabou perdendo uma excelente apresentação e uma chance única de viajar pela carreira de uma das maiores vozes da história do Rock Progressivo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos
Queen: Bowie, Mercury e a história de Under Pressure
Os álbuns dos Beatles mais possuídos (e os mais cobiçados) pelos colecionadores de discos
Dave Grohl explica porque não toca clássicos do Nirvana ao vivo


Jon Anderson, do Yes, recomendou que Phil Collins substituísse Peter Gabriel no Genesis
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!



