O épico de Bob Dylan que "alterou a composição musical para sempre", segundo Bono do U2
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de junho de 2024
Bono, vocalista do U2, nunca escondeu sua admiração pelo ícone da música folk americana Bob Dylan. Em entrevistas reunidas pela Far Out, o irlandês conta sobre a influência de Dylan em sua trajetória.
"Nos seus 20 anos, você não está tão interessado em ideias como [o material de Dylan dos anos 1980]. Você está mais interessado em 'The Times They Are A-Changin'," ele refletiu. "Mas Bob Dylan está lá para você em cada estágio da sua vida", disse.
Durante uma aparição no Desert Island Discs da BBC Radio 4 em 2022, Bono escolheu 'Every Grain of Sand' como uma de suas músicas favoritas de todos os tempos. Bono comparou o trabalho de Bob Dylan ao do poeta britânico William Blake. "Nesta manhã, eu caminhei até Picadilly, e havia um prédio de Christopher Wren lá, uma pequena igreja, e você pode simplesmente sentar lá," ele disse.
Ao entrar no prédio, Bono notou que havia hospedado o batismo de William Blake mais de dois séculos antes. "Eu vi na porta, escrito na placa: 'Ver um Mundo em um Grão de Areia / E um Céu em uma Flor Selvagem / Segurar o Infinito na palma da sua mão / E a Eternidade em uma hora'," Bono citou. "Isso deve ter estado na mente de Bob Dylan." (obs: tradução dos versos de ‘Every Grain of Sand’).
Mais tarde, Dylan "Brownsville Girl", que fala sobre uma história de um amor perdido misturado com uma reflexão sobre um faroeste. Bono escolheu a música de 11 minutos como outra de suas favoritas do catálogo de Dylan. Ele disse que a faixa "alterou a composição musical" para sempre. "É um tipo completamente novo de música e também tem essa linha espetacular porque ele sempre pode te fazer cair na risada: 'Se houver um pensamento original por aí, eu poderia usá-lo agora.'"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps