Avantasia: Em São Paulo, show para cantar junto até ficar sem voz
Resenha - Avantasia (Credicard Hall, São Paulo, 22/06/2008)
Por Thiago El Cid Cardim
Postado em 27 de junho de 2008
"Do caralho, São Paulo", disse um Tobias Sammet – mais conhecido como o irreverente frontman do grupo alemão Edguy - um tanto apreensivo com a frase em português ensinada em cima da hora pelo amigo André Matos (Angra/Shaman), em pleno palco do Credicard Hall, em São Paulo. O impacto que ela causou, no entanto, foi explosivo. A platéia da única apresentação do projeto paralelo Avantasia realizada no Brasil repetiu a expressão inúmeras vezes durante o show, em saudação ao verdadeiro dream team do metal melódico/power metal que desfilou pela casa de shows paulistana em quase duas horas de música. E quer saber? Não poderiam estar mais certos. Foi do caralho. Mr.Sammet.
Quem tinha qualquer dúvida a respeito do resultado desta empreitada, a cristalização ao vivo das bem-sucedidas canções conceituais de Tobias em três álbuns repletos de convidados especiais, teve que engolir em seco o impacto e a vida própria que as faixas adquiriram ali, cara a cara com um bando de cabeludos com aquela energia típica dos brasileiros. Foi uma paulada, para cantar – e berrar, sejamos sinceros - junto até ficar sem voz.
Ok, qualquer fã (incluindo este que vos escreve) adoraria ver o time completo das bolachas originais se revezando aos microfones, de David DeFeis a Alice Cooper, passando por Roy Khan, Kai Hansen, Timo Tolkki e pelo não menos lendário Michael Kiske. Mas todos nós sabemos que conciliar tantas agendas assim seria impossível (e eu gostaria muito de ver alguém conseguir convencer Kiske a tocar ao vivo com uma banda de heavy metal...). Todavia, Sammet se saiu muito bem com os poucos gogós privilegiados que o acompanharam.
Na abertura, logo após a climática "Twisted Mind", o excelente Jorn Lande (ex-Masterplan) juntou-se a ele numa dobradinha em "The Scarecrow" e "Another Angel Down", ambas do terceiro disco. A dupla ainda duelaria para saber quem faz mais agudos por minuto em "Promised Land" (do EP "Lost in Space 2") e também na porradeira "Serpents in Paradise", do primeiro "Metal Opera".
Ao lado do sempre presente Matos, o edguy cantou "Reach Out for the Light", "No Return" e "Shelter From the Rain" (na qual o brasileiro fez as vezes do ídolo Kiske, de maneira bem competente e sem exageros) – isso sem esquecer a tantas vezes solicitada "Inside", com André e Tobias entoando praticamente à capela, apenas com um coral de milhares de vozes e o teclado delicado de Miro Rodenberg. E o carismático Oliver Hartmann (At Vance), que além de cantar também tocou guitarra durante todo o show, deu o ar da graça na maior parte das canções, com destaque para a deliciosa dor de cotovelo hard rock de "I Don't Believe in Your Love" (que eu continuaria entoando por toda a segunda-feira, devo admitir).
No entanto, mesmo com tantos astros brilhando no Credicard Hall, não dá para negar que o próprio Tobias Sammet foi a presença mais marcante, gostem seus detratores ou não. Se nas apresentações do Edguy ele já domina o palco com talento ímpar, nesta turnê do Avantasia temos um Tobias que não poderia estar mais à vontade. Ainda mais saltitante e provocativo ("Não sei, mas acho que os argentinos fizeram mais barulho do que vocês..."), o vocalista encontrou nas músicas épicas e com as mais diferentes possibilidades de interpretação o espaço para ser ainda mais performático. Sim, isso é possível. Careteiro e brincalhão, teatral e quase bonachão, ele não parava um minuto, agitando os braços, girando a haste do microfone ou provocando os colegas de banda. Agitando a bandeira do Brasil num mastro, honrou o mestre Bruce Dickinson e teve o seu momento "The Trooper" particular.
Antes de "The Story Ain't Over", desculpou-se pela ausência de Bob Catley, dizendo que preferiu manter a canção que vem sendo executada durante toda a turnê do que retirá-la do setlist. "Não vou cantar tão bem quanto ele, mas prometo fazer o meu melhor", confessou, em um momento de canastrice extrema e pura falsa modéstia. Mais tarde, antes de "Lost in Space", revelou que teve uma intoxicação alimentar no Chile e, depois de vomitar um pouco, tinha a impressão de que sua voz não estava 100%. "Perdoem-me, mas vamos continuar mesmo assim". E aproveitou para desabafar e cutucar os "críticos" pentelhos que tanto disseram que a música, primeiro single de "The Scarecrow", seria uma peça meramente comercial. "Eu gosto muito desta canção, e a acho muito boa. Aliás, é claro que é boa, porque é uma música do Avantasia", disparou, com um largo sorriso. "E tenho certeza que todos vocês vão cantar comigo a plenos pulmões". Pois é. Acertou na mosca. Onde estavam os freqüentadores de fóruns que começaram a chamá-lo de "Bom Jovi germânico" naquele exato momento...?
No bis, o casacão e a cartola serviram para evocar o espírito de Alice Cooper na sombria "The Toy Master", que o acompanha na música original. E não é que Sammet deu conta de tudo sozinho, fazendo uma voz específica para as partes de Cooper e outra para as suas próprias, criando um evento deveras interessante? A seguir, outro momento vindo diretamente do primeiro álbum, e também muito solicitado pelos admiradores. Saindo do cantinho de backing vocal que dividiu o tempo todo com Claudy Young, a loiríssima Amanda Sommerville (que de gordinha não tem nada, vá!) veio para os holofotes e, muitíssimo aplaudida, fez com Tobias o tocante dueto de "Farewell" – que, no final, ainda deu espaço para a dupla cantar sozinha, sem qualquer instrumento acompanhando, para delírio da galera.
Quando começou "Sign of the Cross", o público explodiu em alegria, e o líder do Avantasia viu, com nítida satisfação estampada no rosto, aquelas milhares de pessoas cantando sozinhas as primeiras estrofes. Ele então interrompeu a cantoria, apresentando longamente – e com muito bom humor - cada um dos presentes ao seu lado, incluindo o baixista Robert Hunecke-Rizzo, o guitarrista (e produtor) Sascha Paeth e o baterista grandalhão Felix Bohnke, seu parceiro de Edguy e com quem fez a piada habitual sobre o tamanho reduzido de suas partes baixas...E prometeu: "Esta é a primeira e única vez que fazemos isso, e não poderíamos deixar de passar por aqui. Vocês foram nosso melhor público. Saibam que, se um dia voltarmos a fazer uma turnê do Avantasia, com certeza estaremos aqui". Então, com Lande, Matos, Sommerville e Hartmann, mesclou "Sign of The Cross" com o poderoso e irresistível refrão de "The Seven Angels", a faixa que abre o segundo "Metal Opera". Um final apoteótico e merecido. Sim. Um show que ficará mesmo na memória.
É, seu Tobias. Foi mesmo do caralho. Para ser "do grande caralho", faltava apenas você bater aquele papo com o Kiske. Tenta lá. Vai que cola? :-)
Line-up:
Tobias Sammet, André Matos, Jorn Lande, Amanda Sommerville e Claudy Young (vocalistas)
Oliver Hartmann (vocalista e guitarrista)
Sascha Paeth (guitarrista)
Robert Hunecke-Rizzo (baixista)
Felix Bohnke (baterista)
Michael "Miro" Rodenberg (tecladista)
Setlist:
Twisted Mind
The Scarecrow
Another Angel Down
Reach Out for the Light
Inside
The Story Ain't Over
Shelter From the Rain
Lost in Space
I Don't Believe in Your Love
Avantasia
No Return
Serpents in Paradise
Promised Land
Bis:
The Toy Master
Farewell
Medley: Sign of the Cross/The Seven Angels
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
All Metal Stars BR lança vídeo apresentando versão de "Carry On"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
"Nunca contratei um amigo para o Megadeth", diz Dave Mustaine
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Polêmica: as músicas mais controversas da história do Rock
Por que "Money" só poderia ter origem na mente de Roger Waters, segundo David Gilmour
O profundo e contrastante significado de "Metamorfose Ambulante", clássico de Raul Seixas


Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
O surpreendente Top 5 de álbuns do Iron Maiden para Tobias Sammet, do Avantasia
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985


