Resenha - Steve Vai (Hellooch, Curitiba, 07/11/2007)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por André Molina
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.






O hard rock instrumental com elementos psicodélicos do guitarrista Steve Vai atraiu aproximadamente 1.700 pessoas ao Hellooch, em Curitiba, na noite de 07 de novembro. Com uma competente banda com o núcleo formado por músicos que já participaram do G3 (projeto dividido com Joe Satriani e outros grandes guitarristas), Vai se apresentou em mais de duas horas expondo canções do CD “Sound Theories” e de consagrados trabalhos anteriores como “Passion And Warfare”, “Alien Love Secrets”, “Fire Garden”, “Real Illusions – Reflection” e outros.

Ao flertar com o estilo clássico, o guitarrista aproveitou o talento da violinista Ann Marie, que tocou em Curitiba neste ano com o Jethro Tull, para fornecer uma estética nova às canções. Ao apresentá-la, Vai brincou com o público ao executar o riff inicial de “Aqualung”. “Hoje contamos com a presença especial de alguém que acompanha a banda de Ian Anderson”, disse à platéia.

Entre as canções de sua discografia, as que mais agradaram o público foram do disco que lançou o guitarrista no Brasil no início da década de 90, chamado “Passion And Warfare”. A banda executou “Liberty”, “Answers”, “For The Love Of God” e, principalmente, “The Audience is Listening”, que caracterizou o momento mais pesado da apresentação.

Outra canção que merece destaque é “Tender Surrender”, que contou com improvisos da música “Next Stop Earth”, do CD "Flexable". No meio da execução, o guitarrista fez ruídos em sua guitarra, que ele próprio denomina de “aliens”.

Além de tocar os temas com perfeição, outro fator que prendeu a atenção do público foi o tratamento de Steve Vai à sua coleção de guitarras. Em muitos momentos, o músico demonstra uma maneira peculiar de se comunicar com o instrumento. Com caras e caretas, o guitarrista “cantou” em silêncio as notas que tocava. Em seus improvisos, Vai chegou a utilizar a língua para fazer alguns solos.

Os méritos da atração não podem ficar exclusivamente com o virtuoso guitarrista. A banda de apoio soube conquistar sua posição na apresentação. O solo de bateria de Jeremy Colson começou como uma homenagem aos brasileiros. A introdução foi inspirada na levada inicial da canção “Refuse/Resist” do consagrado disco do Sepultura, “Chaos AD”. Os violinos também merecem destaque. Além da já mencionada Ann Marie, o tecladista Alex DePue utilizou um violino com recursos semelhantes aos de uma guitarra elétrica, com trastes e seis cordas.

O guitarrista Dave Weiner teve seu espaço particular, onde executou solos enquanto Steve Vai trocava de roupa em seu camarim, e Philip Bynoe soube contribuir com seu baixo “funkeado”.

Outra característica da apresentação que não deve deixar de ser mencionada é a iluminação. É incrível como o show de Vai é complementado com a combinação das cores lilás, amarelo e verde limão, que criam o mesmo ambiente das capas dos discos do guitarrista.

SETLIST:
Now we Run
OOOO
Building the Church
Tender Surrender
Firewall
The Crying Machine
Dave Weiner solo (guitarra base)
I’m Becoming
Die to Live
Freak Show Excess
Ann Marie e Alex DePue solo (violino)
All About Eve
Fire Garden Suite: Angel Food
Jeremy Colson solo (bateria)
The Audience is Listening
Whispering a Prayer
Fire Garden Suite: Taurus Bulba

RETORNO:
Liberty
Answers
For the Love of God
4826 acessosAngra e Shaman prestigiam Steve Vai em Curitiba

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Steve VaiSteve Vai
Guitarrista elege seu solo mais inovador

1439 acessosSteve Vai: músico faz cover de Extreme com Devin Townsend684 acessosSteve Vai: músico vai se reunir com Devin Townsend433 acessosSteve Vai: Resenha e fotos do show em Porto Alegre0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Steve Vai"

Steve VaiSteve Vai
Quem é o seu jovem guitarrista preferido?

Steve VaiSteve Vai
Guitarrista elege seu solo mais inovador

Oops!Oops!
Dez erros eternizados em gravações

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Steve Vai"

U2U2
As 10 melhores músicas de todos os tempos da banda

Marilyn MansonMarilyn Manson
Segundo a Billboard, é dele o vídeo mais assustador

Lemmy KilmisterLemmy Kilmister
A vida dele fazia Keith Richards parecer uma menininha

5000 acessosThe Simpsons: 10 melhores aparições de roqueiros no desenho5000 acessosOzzy Osbourne: Sharon conta como o Madman tentou assassiná-la5000 acessosEm 21/08/1989: Morre Raul Seixas, que seria encontrado morto no dia seguinte5000 acessosU2: as 10 melhores músicas de todos os tempos da banda5000 acessosSlash: aborrecido com paródia onde vira cão de Axl Rose4700 acessosJason Newsted: Ele acha que Lemmy de certa forma o salvou

Sobre André Molina

André Molina é jornalista, economista e começou a ouvir heavy metal ainda quando era criança. Tem 30 anos de idade e Rock 'n' Roll é sua religião.

Mais matérias de André Molina no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online