Resenha - Musical Box (Curitiba, Embratel Convention Center, 29/09/2005)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Diego Pasqualin
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.






“Uma viagem ao passado”. Foi a descrição dos ali presentes em relação ao show do “The Musical Box”, que mostrou o porquê de uma banda pura e simplesmente “cover” do Gênesis conseguir fazer tanto sucesso pelo mundo. Definitivamente esse título (o de cover) vai sendo esquecido conforme o espetáculo segue (claro, guardando-se o mérito de Peter Gabriel e companhia). O show de efeitos e técnica impressionou até os mais otimistas.

Já de início o que chamou a atenção (fora a estrutura soberba do Embratel Convention Center) foi o fato de não haver revista para entrada! Talvez para lembrar a idéia de paz e amor da época em que o show original aconteceu.

Às 9h20 o vocalista se apresenta e cumprimenta os pagantes com um breve comentário em português e dá início ao show. Voz excepcional que em alguns momentos até lembrava Peter Gabriel. Além dos vocais o “guitar” apresentou o famoso instrumento de dois braços, identidade do Genesis, usado (entre outros) no show "The Lamb Lies Down on Broadway" (última participação de Peter Gabriel, nunca filmada em vídeo), o qual “The Musical Box” reconstrói com maestria.

Entre uma música e outra os integrantes extraiam efeitos de seus instrumentos enquanto o projetor de slides mostrava imagens nos três telões. Aproximadamente mil slides foram mostrados, desde fotos de guerras até figuras abstratas, representando a música sendo executada no momento. Outro tema importante a se destacar é a postura teatral do vocalista, com trocas de roupa e representações que colocavam a platéia no clima da música (uma completa “viagem” como dizem). O ponto forte foi uma fantasia no estilo “homem-bolha”, que saiu de um aparente órgão-sexual feminino como se nascesse, e então encheu com auxílio de um compressor os diversos balões presos na roupa, o que, junto com as luzes e o som, criou um efeito muito interessante.

Diversos lances de luz criavam uma ilusão de ótica quanto à posição do vocalista, até que ele aparecia onde menos se esperava. Enfim, um espetáculo de rock progressivo não tão comum no país que encheu os olhos dos que compareceram.

Pra não dar apenas pontos positivos vale citar o palco não muito bem montado. O espaço era muito extenso, e parece que faltou material, como lona preta, para forrar toda a parte de traz, que ficou um pouco clara, e algum cidadão insistia em acender uma luz branca. Ah! E vale o comentário sobre uma figura da platéia que insistia em repetir aos berros “My name is Sandra, I live in Brazil, Thank you!” enquanto todos estavam em silêncio, uma pena, porém mero detalhe se comparado ao todo restante.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

2660 acessosRock Progressivo: a história completa em livro que chega em dezembro0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Genesis"

Pra entenderPra entender
O que é rock progressivo?

Mike PortnoyMike Portnoy
Os dez melhores discos de rock progressivo

King DiamondKing Diamond
Revelando qual o seu cantor preferido

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Genesis"

Em 08/08/1992Em 08/08/1992
Um desastroso show conjunto do Guns N' Roses e Metallica

Luís Mariutti para Nando MouraLuís Mariutti para Nando Moura
"Estádio não se lota com views ou likes"

The DoorsThe Doors
A mais famosa foto do fantasma de Jim Morrison

5000 acessosSlayer: Araya fala sobre fé e sua relação com o cristianismo5000 acessosGuns N' Roses: a trágica história do baixista fundador5000 acessosCristina Scabbia: cantora fala sobre seus seios e Playboy5000 acessosJames Hetfield: as dificuldades de ser cinquentão, rockstar e pai4626 acessosRock: seis bandas que se inspiraram na cultura Pop5000 acessosSteel Panther: "acho que as brasileiras têm cheiro de manga!"

Sobre Diego Pasqualin

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online