Resenha: Rio Art Rock Festival - 1º dia
Resenha - Rio Art Rock Festival - 1º dia (Rio de Janeiro, 10/12/1999)
Por Lanzarini
Postado em 10 de dezembro de 1999
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sucesso total no primeiro dia do RARF 99
O primeiro dia do Rio Art Rock Festival aconteceu sob uma forte chuva que caiu no Rio De Janeiro no dia 10/11. Um bom público compareceu ao Teatro da Galeria comprovando que o Rock Progressivo ainda possui um público fiel, mesmo com tantos imprevistos.
A banda de abertura Aether contou com uma ótima surpresa: Glauco Fernandes (violino) que iria apenas participar em duas faixas (Alterbourgh Suite e Whales) acabou fazendo parte de toda a banda. Realmente uma surpresa agradável. O show foi totalmente baseado no disco Visions, que foi lançado neste ano. New Bright Day, Alterbough Suite e Whales foram os destaques do Aether, onde a influência do Camel (principalmente o guitarrista Vinicius Brazil, com ótimos timbres) é bastante significativa. Nem mesmo alguns problemas com o som no início do show prejudicaram a banda. Uma ótima abertura.
Pela primeira vez tocando ao vivo, a banda Solis, o mais recente lançamento do selo Rock Symphony, mostrou bastante energia, principalmente com o guitarrista Marcos Pinho (um virtuose). Todo o show também foi baseado no primeiros disco Gemini (a ser resenhado em breve na RPB e todo explicado na entrevista concedida por email esta semana). Os vocais (talvez devido a algum nervosismo de estréia) em alguns momentos não ficaram à altura do som feito pela banda. Belos momentos acústicos (L'Essence) e destaque para a ótima Sete Luas de Andrion e a suíte Solis Invicts Mitra. O baixista Jonatas Luiz veio para ficar.
A primeira atração internacional do RARF 99 foi a banda argentina Nexus. Com show um baseado no conceitual Detrás Del Umbral e em algumas músicas inéditas, o quinteto mostrou um domínio exemplar dos instrumentos e tocou um hard neo progressivo que ficou na memória de todos nós. Destaque para a bela voz da performática vocalista Mariela Gonzalez (Condenados, Signos en el Cielo e Sueno Infinito), que se encaixa perfeitamente na banda. Todos os músicos são muito bons e com certeza eles farão ótimos shows no Baja Prog 2000 e depois no Near Fest 2000 (EUA). O melhor show da noite, pena que foi curto. Junto com o Tempus Fugit, representam muito bem o Progressivo da América do Sul no Mundo neste momento.
Encerrando o primeiro dia, os poloneses do Ankh misturam progressivo e metal de forma brilhante! Os músicos são muito entrosados e fizeram um som enérgico e coeso no palco do Teatro da Galeria. O quarteto tem uma presença de palco impecável! No momento não encontro palavras que possam descrever o show destes músicos. A todo momento, a platéia exclamava: "Muito bom!", "Sensacional!" Segurou muito bem a batata quente que foi tocar após o Nexus.
=====================
[]'s
Lanzarini
Webmaster
Rock Progressivo Brasil
http://www.rockprogressivo.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
O disco injustiçado dos anos 90 do Iron Maiden, de acordo com Regis Tadeu
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
Os álbuns do Iron Maiden que colocam Bruce Dickinson e Steve Harris em lados opostos
Iron Maiden e Judas Priest estavam acertando turnê juntos para 2026, segundo Ian Hill
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
O dia em que Steve Harris virou checador de fatos do baterista do Nightwish
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
Alissa White-Gluz admite sentir muito medo de morrer
Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
O músico que Joan Jett considera a personificação do verdadeiro rock and roll
Dave Mustaine revela sua admiração pelo Stone Temple Pilots
A música do Dream Theater que "nasceu" depois que Mike Portnoy assistiu show do Pantera
O cover considerado por Geddy Lee "uma das melhores coisas que já gravamos" com o Rush
Bruce Dickinson relembra retorno ao Maiden e diz que Steve Harris estava desconfiado
O guitarrista que trocou RPM por Engenheiros: "Sabia que nunca tirei Infinita Highway?"


Helloween - Em Porto Alegre, 2 horas e 20 minutos que pareceram passar em instantes
Resenha de Show: Nervosa, Bloodskin e Leprosy em Goiânia
Angra - como foi assistir a um show da banda em Campinas
Rockstadt Extreme Festival: 5 dias de metal, caos e shows inesquecíveis na Transilvânia
Jamiroquai - Rock, funk, soul, disco e muito groove em São Paulo
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



