RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Como o Queen se virou nos trinta e ganhou o jogo que o AC/DC sequer tentaria, admite Angus

A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen

Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu

"Eu acreditei que ia rolar": o dia que Regis Tadeu comprou Jéssica Falchi no Mastodon

O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"

Anthrax toca trecho de música nova durante show no Canadá

Nicko McBrain celebra indicação do Iron Maiden ao Rock and Roll Hall of Fame

A condição que o irmão de Andre Matos impôs para fazer teste na banda solo do cantor

Metal Hammer coloca novo álbum da Nervosa como um dos discos que você precisa ouvir em 2026

Primal Fear confirma apresentação em Belo Horizonte

Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota

Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame

Músicos do Children of Bodom fazem show em homenagem a Alexi Laiho

Lamb of God lança "Blunt Force Blues", faixa de seu próximo disco

Jaqueta de Dinho é encontrada preservada em exumação e integrará memorial dos Mamonas Assassinas


Manifesto
Stamp

A música do Led que John Paul Jones penou para tocar; "o riff mais difícil que eu escrevi

Por
Postado em 09 de dezembro de 2025

Quando se fala em Led Zeppelin, a imagem padrão é a de quatro músicos com domínio técnico suficiente para transformar qualquer ideia em música com aparência de coisa fácil. Jimmy Page tinha o fogo do riff, John Bonham tinha uma levada que parecia mover o chão, Robert Plant era a linha melódica com sangue e exagero na medida do rock, e John Paul Jones era o sujeito que mantinha tudo de pé sem precisar de holofote. Justamente por isso, chama atenção quando o próprio Jones admite que uma das bases mais famosas do grupo não foi um passeio.

Led Zeppelin - Mais Novidades

Foto: Rhino - Atlantic Records - Michael Ochs
Foto: Rhino - Atlantic Records - Michael Ochs
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A lembrança dele não aponta para uma fase tardia cheia de experimentos ou arranjos intrincados. Na verdade, o comentário recai sobre o começo de tudo, quando o Led Zeppelin ainda estava definindo o tamanho do próprio som e o baixo de Jones já aparecia como motor real de algumas composições. Aquele tipo de situação em que o ouvinte escuta e pensa que é simples, mas o músico sabe que a coisa é mais espinhosa por dentro.

A faixa em questão é "Good Times Bad Times", do álbum de estreia. Ao falar sobre a música por ocasião da reunião de 2007, Jones resumiu a bronca: "Esse é o riff mais difícil que eu já escrevi, o mais difícil de tocar" disse, conforme relembrou a Far Out. O detalhe bom dessa frase é que ela não vem de um músico inseguro - vem de alguém que escreveu boa parte da arquitetura musical do Zeppelin e sabia exatamente o que estava dizendo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Page também reforçou como o processo tinha elementos que pegavam todo mundo de surpresa. Ele lembrou que a canção nasceu de um riff com grande participação de Jones no baixo e que o padrão do bumbo de Bonham fez muita gente achar que o baterista estava usando dois bumbos, quando na verdade era apenas um. Esse tipo de comentário encaixa bem com a lógica do Zeppelin inicial: mesmo nos temas mais diretos, havia truques de execução que elevavam a exigência.

E dá para entender por quê. O riff central de "Good Times Bad Times" exige precisão de encaixe entre baixo e guitarra e tem aquela sensação de mudança rápida de desenho, que não deixa o músico relaxar. No disco, Jones soa como se estivesse em casa, mas a própria declaração sugere que o conforto do resultado final veio depois de briga com a peça, não antes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Esse episódio também combina com a imagem dele como o integrante mais "cérebro musical" da banda. Quando o Zeppelin avançou, Jones continuou entregando ideias que exigiam atenção quase matemática da parte de todo mundo - e às vezes até dele mesmo no início. A graça é justamente essa: mesmo o cara que parecia o mais sólido do grupo podia escrever algo que, na primeira abordagem, não se revelava tão simples.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air
Bad Religion


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS