Música: saber tocar é uma questão de "dom"?
Por Renan Soares
Fonte: Roadie Metal
Postado em 23 de agosto de 2018
Dia desses, estava eu navegando pelas redes sociais, até que me deparei com a tirinha abaixo e a achei um tanto interessante por conta da sua mensagem abordada, algo que eu nunca tinha parado para pensar sobre anteriormente, e me fez questionar um pouco o uso do termo "dom" em algumas situações, principalmente, na música.
Após isso, comecei a fazer esse questionamento para algumas pessoas, começando por aquelas que não tocam nenhum instrumento, e uma considerável maioria respondeu aquilo que já ouvi muito durante minha vida – que sim – tocar seria uma questão de dom.
Depois, fiz a mesma pergunta para alguns amigos que eram músicos (ou que sabiam tocar), e exatamente TODOS responderam a mesma coisa: Tocar não é uma questão de ter dom, e sim de muita dedicação e estudo, assim como é dito na tirinha mostrada logo acima.
E agora, o que eu, Renan Soares, acho disso?
Dando minha humilde e sincera opinião, eu concordo com o argumento de que tocar NÃO É uma questão de dom, e a própria tirinha mostrou o melhor argumento para explicar isso.
Outra coisa que exemplifica bem esse argumento são esses meus amigos que tocam, porque se eles todos tem algo em comum é a DEDICAÇÃO aos seus instrumentos, e percebo isso neles principalmente com o fato deles basicamente estarem sempre com os mesmos em seus colos quando estão em casa, independente do que estão fazendo. Ou seja, eles basicamente aproveitam o tempo livre para aperfeiçoar ainda mais as suas técnicas.
Mas, o que separa os "homens dos meninos" nesse caso? É o fato que uns levam mais jeito do que outros, uns tem a coordenação motora nas mãos melhor do que outros, fazendo que alguns sejam mais limitados em sua técnica e outros mais "soltos".
Por exemplo, há algumas músicas mais simples que qualquer um consegue tocar, mas outras exigem uma técnica muito mais avançada da pessoa, e uma agilidade a mais nos dedos, o que não é possível para qualquer um.
Mas de qualquer forma, os que falam que saber tocar é uma questão de ter dom, falam isso de uma forma como se não fosse qualquer um que conseguisse pegar um violão e aprender a tocar nem mesmo os acordes mais básicos das músicas mais fáceis, o que definitivamente não é verdade.
Por isso, para mim, aquilo que eles chamam de "dom", eu prefiro chamar de "amor a música", porque todos aqueles que sabem tocar tem amor pelo que faz, e esse amor faz eles terem dedicação e determinação para se aperfeiçoarem ainda mais.
Aqueles que afirmam nunca terem aprendido a tocar por "não terem dom", na verdade, não tiveram força de vontade, porque como muitos de vocês sabem, aprender a tocar qualquer instrumento não é fácil, principalmente no início. Com isso, alguns que tentam aprender passam por esses obstáculos, acham que tocar é um "bicho de sete cabeças" e acabam desistindo. Mas, como todos aqui imaginam, ninguém nasce sabendo de tudo, então mal sabe esse cidadão que diz "não ter o dom" que os instrumentistas passaram pelas mesmas dificuldades passadas por ele quando começaram a aprender.
Mas o que fez um aprender e o outro a desistir?
A determinação, porque eu acredito que quando você quer aprender algo, não existe desculpa no mundo para te impedir disso.
Mas claro, tem aqueles que aprendem com mais facilidade, os que aprendem sozinhos (os chamados "autodidatas") e aqueles que sentem mais dificuldade na hora de aprender, mas cada caso é um caso, e isso se aplica não apenas na música, mas em tudo na vida.
Portanto, também há uma outra coisa para diferenciar os mais habilidosos daqueles que simplesmente sabem tocar – a criatividade – principalmente na hora de compor. Porque definitivamente, qualquer um, se praticar com frequência, consegue pegar uma música composta por terceiros (da mais básica pra mais complexa) e toca-la perfeitamente, mas, quando o assunto é compor, realmente não é qualquer um que consegue, por isso, muitos músicos por aí cantam, mas não compõe a própria música. No entanto, ainda assim não diria que "compor" é uma questão de ter "dom", e sim, de ter "criatividade", coisa que realmente não é qualquer um que tem.
Agora, um recado para você que tem o desejo de aprender a tocar um instrumento, mas vive dando a desculpa de não ter "dom":
DEIXE DE SER PREGUIÇOSO!
Se você realmente quer aprender a tocar, se dedique, vá atrás de um professor (ou de um amigo que saiba tocar, ou de tutoriais na internet, você quem sabe), sente a bunda na cadeira, pegue seu instrumento e o estude, saiba como se executa cada acorde, tenha DETERMINAÇÃO, porque nenhuma força divina irá cair em cima de você e lhe fará aprender a tocar a 9ª sinfonia de Beethoven da noite para o dia. E sim, no início será difícil, mas lembre-se que todos os músicos que estão aí no mercado também passaram por isso, e se eles conseguiram, você também consegue. E lembre-se, toda a sua dedicação será recompensada lá na frente.
Mas, se ainda assim você está com desculpa esfarrapada para não aprender a tocar, aí lhe digo sinceramente, você não ama tocar, porque como eu disse anteriormente, quando você realmente quer, não há desculpa no mundo que lhe impeça, e se tu não queres priorizar isso com o argumento de que não tem tempo, aí não há muito a se fazer, porque afinal, já dizia meu pai que "tempo" é muito mais uma questão de prioridade, e cada um tem a sua.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
Max Cavalera fala sobre emagrecimento e saúde para turnê desafiadora
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Priorizando a saúde, Paul Rodgers não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2025
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Do que Geddy Lee ainda sente falta nas turnês, e como está se preparando para a volta do Rush

Os melhores bateristas de hair metal de todos os tempos, segundo a Loudwire
Site americano elege os melhores baixistas do rock progressivo de todos os tempos
Os 10 melhores riffs do metal nacional de todos os tempos, segundo Gustavo Maiato
O baterista tão bom que até John Bonham e Neil Peart reverenciavam
Down: Palavras de Phil Anselmo mostram que o metal (ainda) é racista
Os Headbangers não praticantes


