Existencialismo: uma introdução sonora
Por Mark Ark
Fonte: Youtube
Postado em 02 de agosto de 2018
O Existencialismo é um movimento filosófico que analisa muitas questões como o absurdo, a falta de sentido do mundo, a mortalidade, a autenticidade, entre outras. Alguns desses temas estão presentes em obras literárias, filmes, peças de teatro e, é claro, em muitas músicas.
Pretendo escrever mais sobre o tema, mas antes de discutirmos esses assuntos densos, difíceis de ler (e escrever), pretendo cativá-lo e motivá-lo a aprofundar-se no tema depois de apresentar algumas músicas que considero grandes peças existenciais.
É fundamental analisar a letra, mas como todas as músicas estão em inglês, procurei vídeos que tivessem as letras traduzidas, assim será possível entender os temas que a música trata, ouvindo-a ao mesmo tempo. Desculpo-me pela qualidade de alguns vídeos (e algumas traduções). Apesar disso, foi a melhor forma que encontrei para mostrar o tema de uma forma divertida.
Vou iniciar prestigiando a grande banda brasileira SEPULTURA. A clássica "Inner Self" do álbum Beneath the Remains (1989) é um hino de rebeldia e inconformismo perante um mundo de "contradições" (absurdo). Fala sobre viver a vida conforme suas convicções pessoais, apesar de todos os obstáculos (autenticidade).
Nietzsche afirmou que "Deus estava morto" e Lemmy que "ele nunca esteve ao seu lado." Essas afirmações são bastante angustiantes e são pontos de partida para uma longa discussão que pretendo abordar num texto futuro. Então confira "God was never on your side" do MOTÖRHEAD do excelente álbum Kiss of Death (2004):
É difícil escolher uma música do METALLICA, pois há várias com temas existenciais, mas escolhi "Eye of the Beholder.", do álbum ...And Justice for All (1988), que trata sobre individualidade e liberdade, mas acima de tudo, autenticidade, um dos temas centrais do existencialismo.
Outro tema central do existencialismo é a finitude, a mortalidade. Uma das melhores e mais emocionantes músicas sobre o assunto: "Everything Dies" do TYPE O NEGATIVE do álbum World Coming Down (1999). Infelizmente Peter Steele morreu e eu sinto sua falta, eu realmente sinto sua falta.
E para fechar, BLACK SABBATH e o hino "Under the Sun" (Vol. 4, 1972) que é um compêndio sonoro sobre o existencialismo. Eu poderia escrever muito sobre essa música, mas ela fala por si própria.
Gosto tanto dessa música que deixarei uma excelente versão do SOULFLY que está no álbum tributo ao Black Sabbath: Nativity in Black II (2000):
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps