Ser simples, ser poderoso: Lição que os grandes nomes do Metal ensinam
Por Augus LF
Fonte: Portal Jokenpo
Postado em 24 de outubro de 2016
Existem músicas incríveis por aí. Solos sensacionais, letras tocantes, instrumentos exóticos criando grandiosas experiências sonoras. Mas uma música complexa é uma música boa?
Escute o Temple of Shadows (2004) completo do ANGRA e tente notar como cada trilha, cada instrumento serve para completar algo maior. É uma produção conceitual notável, mas qual refrão é o primeiro que vem à sua cabeça quando pensa nesse trabalho? São 12 faixas complexas, profundas, que não foram feitas para cantar com os amigos numa mesa de bar ou assobiar distraidamente numa caminhada pelo bairro.
Ainda falando de power metal, desde o início HELLOWEEN trabalhava com composições feitas por uma ampla diversidade de ritmos, vozes e riffs, escute novamente a música Twilight of the Gods se tiver alguma dúvida.
No mesmo CD dessa música, temos também Future World, um dos hinos da banda e do estilo. Compare a diferença entre a escolha de acordes e a melodia entre as duas músicas.
Enquanto a primeira tem um conjunto de ambientes até difícil de acompanhar, Future World tem em seu riff principal um dos conceitos mais básicos da guitarra, que é o pedal point, o solo-base em pentatônica e a troca de acordes em power chord de 6°grau, para 7° e voltando para a tônica. E é muito mais conhecida. Essa sim foi feita pra cantar com os amigos.
Saindo do Power e entrando no Heavy, a mesma descrição usada para Future World serve para dois terços das músicas do IRON MAIDEN. Não é à toa que até hoje alguns fãs acusam uma certa cópia do lick de Fear of the Dark presente na Eagle Fly Free. Mesmo assim Iron é uma das bandas mais populares do Heavy, especialmente aqui no Brasil.
Será que quanto mais simples os arranjos, quanto mais previsível a sonoridade, maior o sucesso?
Eu não acredito plenamente nisso. Existe muito em questão para saber se uma música será bem sucedida, mas preciso lembrar ao leitor que em todas as vertentes temos como 'hino' músicas que grudam na cabeça. Ace of Spades do MOTÖRHEAD, Fighting the World do MANOWAR, Breaking the Law do JUDAS PRIEST e como algum de nós poderia esquecer o riff de Walk, PANTERA. Essas são as músicas mais mainstream, são as músicas feitas para ficar na cabeça, porém não são menos importantes que as outras menos conhecidas.
Por fim, uma música boa depende de questões complexas como a época, o local e o público alvo para quem foi lançada. Como está o cenário do estilo, como foi sua produção, qual a publicidade e qual a fama dos músicos participantes... São muitas variáveis.
Às vezes nós, fãs e músicos, queremos ousar com abordagens fora do padrão, queremos ouvir e tocar algo novo, usar instrumentos diferentes e melodias heterodoxas, mas em todos os outros momentos uma música organizada, com um solo bem feito, um refrão que dê para cantar e bases fáceis de cantarolar são a fórmula de sucesso para captar de imediato a atenção de novos e talvez duradouros ouvintes.
Escute a música 247 de banda UDO e tente não pensar nesse riff e cantar o refrão por 24 horas por dia durante os 7 dias da semana.
Mais informações e opiniões sobre música e cultura variada no maior portal de conteúdo nerd de Minas Gerais
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Titãs anuncia primeiras datas da turnê que celebra os 40 anos de "Cabeça Dinossauro"
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Dee Snider defende o Kiss por ter aceitado homenagem de Donald Trump
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
Exodus gravou três clipes para novo álbum - mesmo com a banda odiando fazer vídeos
Kiss decidirá sobre músicas novas "em um ou dois anos", diz Tommy Thayer
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
A fortuna de Axl Rose, vocal do Guns N' Roses, é a mais fácil do mundo
A hipocrisia de Renato Russo ao praticar hábito que o levou a demitir guitarrista da Legião
A banda que o jovem Chester do Linkin Park era fã e foi um integrante em sonho


A nostalgia está à venda… mas quem está comprando? Muita gente, ao menos no Brasil
Afinal o rock morreu?
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
Angra traz "Rebirth" de volta e deixa no ar se a formação atual ainda existe
De fãs a palpiteiros, o que o heavy metal e o futebol têm em comum
A música com mensagem positiva que chegou do nada e disse o que eu precisava ouvir
Heavy Metal: Bem vinda, Nova Geração da Velha Escola
Down: Palavras de Phil Anselmo mostram que o metal (ainda) é racista



