Três grandes bandas de Rock que todos ouvimos, mas que Eddie Van Halen não conhecia
Por Bruce William
Postado em 22 de julho de 2024
Eddie Van Halen foi um dos guitarristas mais influentes e inovadores da história do rock. Nascido em 1955 na Holanda e naturalizado nos Estados Unidos, onde morou desde a infância, ele co-fundou a banda Van Halen em 1972 ao lado do irmão Alex Van Halen, e de Michael Anthony e David Lee Roth. Eddie revolucionou a maneira de tocar guitarra aprimorando técnicas como o tapping, onde ele utilizava ambas as mãos no braço do instrumento para criar solos rápidos e complexos. Seu estilo único e virtuoso rapidamente colocou a banda no centro das atenções, e álbuns como "Van Halen" (1978) e "1984" (1984) se tornaram clássicos do rock, com sucessos como "Eruption" "Jump" e "Panama".
Além de sua habilidade técnica, Eddie era conhecido por sua criatividade e abordagem inovadora à construção de guitarras, o que resultou no famoso modelo de guitarra "Frankenstrat" que ele mesmo montou. Sua influência se estende por várias gerações de guitarristas, por ele ter estabelecido novos padrões no mundo do Rock. Eddie Van Halen faleceu em 2020, e deixou um legado inigualável, que vai além das vendas de álbuns e sucessos nas paradas, pois reflete uma mudança de paradigmas na forma como a guitarra elétrica passou a ser tocada.
Eddie Van Halen não era familiarizado com Radiohead, Metallica e Guns N' Roses
Em 2015, Eddie foi tema de uma longa entrevista com a Billboard. No meio da conversa, surgiu a informação que o guitarrista simplesmente não ouvia música, a não ser que ele estivesse envolvido nela. "Eu não ouço nada", admitiu Eddie, que também confessou que não ouvia sequer os álbuns antigos lançados pelo Van Halen.
"O guitarrista mantém - não é de hoje - que o último disco que ele comprou foi 'So' de Peter Gabriel, quando este fora lançado em 1986", relata a Billboard, que em seguida ainda informa: Ele nunca ouviu ao Radiohead, Metallica ou ao Guns N' Roses. Ele parece só conhecer uma música de Ozzy Osbourne, por Randy Rhoads ter tocado nela, que é a 'Crazy Train'. Ele ouviu ao Pantera por cima, apesar de ele ter declamado algumas palavras no funeral do guitarrista da banda e ter depositado a guitarra do álbum 'Van Halen II' dentro do caixão do finado Dimebag".
Eddie, que no ensino médio era obcecado por Eric Clapton, e tinha um leve interesse em Black Sabbath e Deep Purple, disse para a revista que não ouvia rádio no carro, o que irritava sua esposa: 'Eu prefiro o som do motor', revela Eddie, que depois, de forma meio embaraçosa, confessa que nunca ouviu sequer à maioria das bandas que abriram para o Van Halen e se preocupa: 'Isso faz de mim um babaca?'. De vez em quando ele ouve ao chino-franco-estadunidense Yo-Yo Ma, porque ele ama o som do violoncelo, mas até isso é raro".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps