Bataclan: Promotor de Justiça de Brasília rebate críticas de Pastor ao Heavy Metal
Por Newton Cezar Valcarenghi Teixeira
Fonte: Jornal Correio Braziliense
Postado em 14 de janeiro de 2016
Passados quase dois meses do atentado ocorrido em Paris, em que cerca de 100 pessoas perderam a vida na casa de shows Bataclan, vítimas de extremistas do Estado Islâmico, fica a impressão de que muito ainda há a ser feito, em busca de um cada vez mais utópico respeito às diferenças.
Recentemente, foi divulgada uma das mais lamentáveis manifestações sobre o ocorrido, de autoria do Pastor Steven Anderson, da Faithful Word Baptist Church, sediada em Phoenix, AZ, Estados Unidos. Em pregação realizada após o malsinado episódio, asseverou o religioso que a França pagou o preço por ser uma nação vendida ao pecado, na medida em que, "se pessoas se predispõem a ir a um show de death metal, alguém pode morrer", "se você ama tanto a morte, você comprou o ingresso, você ama adorar Satanás", ou "vamos deixar a religião de Satanás entrar e atirar em você". O vídeo em questão, na íntegra, pode ser facilmente localizado na internet.
De início, deixo claro que a crítica que ora se faz não é dirigida a nenhuma religião. Toda pessoa deve ser livre para professar o credo que, entende, melhor satisfaz as suas expectativas de evolução pessoal e espiritual, inclusive para em nada crer. Via de consequência, o grande desafio, menos do ser religioso do que do ser humano, é justamente o da tolerância. Em outras palavras, aceitar que nem tudo o que me agrada, satisfaz, alegra, preenche, nutre e enriquece, guarda o mesmo efeito em relação a outras pessoas. Tampouco por isso nos tornamos melhores ou piores. Já se disse que gosto não se discute, quando muito, lamenta-se.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Porém, não se pode atribuir ao público de um show de rock a culpa por um ato idealizado e levado a cabo por mentes insanas.
Como contraponto para reflexão, relatos dão conta de que o médico e carrasco nazista Josef Mengele, conhecido como "Anjo da Morte", responsável por experimentos perversos em judeus no Campo de Auschwitz, entre 1943 e 1945, era um grande apreciador de música clássica, conquanto submetesse suas vítimas a toda espécie de crueldade e violência.
No aclamado filme de Stanley Kubrick, Laranja Mecânica (Clockwork Orange no original), adaptado do livro homônimo de Anthony Burgess, o protagonista Alex DeLarge cometia as maiores atrocidades ao som da Nona Sinfonia de Beethoven.
Ora, nem por isso se pode afirmar que este ou aquele gênero musical é prerrogativa ou monopólio de sádicos, masoquistas ou sociopatas.
Não se pode perder de vista que boa parte do estereótipo observado em algumas vertentes do heavy metal detem um forte apelo cênico, o que não condiz, necessariamente, com a orientação religiosa que o artista professa. Apenas para exemplificar, o vocalista e baixista Tom Araya, da banda americana Slayer, cujas músicas por certo fariam o Pastor Steven encharcar os ouvidos com todo o estoque de água benta de sua Congregação, já disse publicamente que cresceu na fé católica e acredita em Deus.
Ninguém é obrigado a apreciar, seja rock, sertanejo, funk ou qualquer outro estilo musical. No entanto, num mundo democrático e civilizado, não se pode impedir que as pessoas que compartilham dos mesmos gostos se reúnam para ouvir a música de sua preferência, em espaços adequados para tanto, livres de extremistas lunáticos.
A maioria esmagadora da plateia de um show musical, independentemente do gênero, não busca a violência, mas sim distração e descontração. Neste particular, resta evidente que a maldade maior está na mente, ou nos olhos de quem vê nisso algo mais que um simples evento artístico.
Aliás, se tais pessoas estivessem dispostas de fato a perceber o seu real sentido, talvez lograssem êxito em exorcizar os próprios demônios interiores, que insistem em afligir suas almas imaculadas e cheias de graça.
Consta que Freud, após uma aula sugerindo que o ato de fumar seria um indicativo de libido oral, foi flagrado por seus alunos saboreando um belo charuto. Ante o olhar perplexo de seus pupilos, teria dito: "Meus caros, às vezes um charuto é apenas um charuto".
Os Rolling Stones, prestes a desembarcar no país, por certo lembrariam, "It´s only rock and roll, but I like It". No entanto, Caetano Veloso já cantou que "Narciso acha feio o que não é espelho".
A música, tida por muitos como a primeira das artes, executada desde os primórdios até no mundo animal, sempre foi e será um veículo de contemplação e libertação. Afinal de contas, como já diziam as Sagradas Escrituras, em Mateus 11:15, quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.
Newton Cezar Valcarenghi Teixeira
Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Dave Mustaine revela suas inspirações: "As pessoas perdem a cabeça quando conto o que ouço"
João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson
O disco do Sepultura pelo qual Derrick Green gostaria de ser lembrado
Metallica reúne mais de 90 mil pessoas no primeiro show de 2026
5 bandas de abertura que roubaram o show e deixaram artistas gigantes sem saber o que fazer
A clássica música dos Rolling Stones que Keith achava que não tinha ficado legal
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Angra celebrará 30 anos de Holy Land com show em Porto Alegre em setembro
Glenn Hughes não pretende fazer novos álbuns no formato classic rock
"O cara pirou?"; quando o pessoal do Led duvidou da sanidade de Page ao montar um clássico
Dave Mustaine descarta ex-membros em turnê e cita "coisas horríveis" ditas por eles
Ramones - Perguntas e respostas e curiosidades
Drogas e Álcool: protagonistas nos piores shows de grandes astros
A música que nasceu em momento de tristeza e se tornou um grande hit dos anos 2000

Realmente precisamos de um Hall da fama do Rock and Roll?
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
Como a nova era dos festivais está sufocando os shows menores
Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Você está realmente emitindo sua opinião ou apenas repetindo discursos prontos?
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Metallica: a regressão técnica de Lars Ulrich
