RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Bangers Open Air

Guitarras: equipamento x fator humano

Por Herick Sales
Fonte: Herick Sales Guitar
Postado em 20 de setembro de 2015

Vamos começar do seguinte ponto: ninguém quer uma guitarra, que possua a mesma delicadeza de toque que um berimbau, e um timbre que pareça um papagaio com fimose berrando de tão agudo, ou uma vaca parideira rouca, de tão grave. Ok. Partindo disso, de uma qualidade básica do equipamento usado, venho por meio desta, humildemente, falar de um fator, irritante, por vezes: o equipamento, perante a realidade e necessidade. Todos nós adoraríamos ter uma puta estúdio, com amplificadores gigantescos da Marshall, Peavy, Mesa Boogie, todos valvulados, pedais mil, que tira até som de catatua com eco, guitarras absurdamente caras, Fender, Gibson, PRS tops, captadores mais fodásticos da galáxia, e….. bem…..mas qual a necessidade disso, no seu atual momento musical, e dentro da sua área de atuação?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Vamos começar pelo ampli e os efeitos: como disse uma vez, Hélcio Aguirra, guitarrista da emblemática banda de hard rock nacional Golpe de Estado, todo mundo sonha em ter um Marshall valvulado, gigantesco , e lindo, mas quem tem um desses pra ficar tocando em casa? Um ampli valvulado requer volume, para o aquecimento das válvulas, e obter aquele puta som! Você vai fazer isso no seu quarto jovem? Mais vale você ter um ampli simples, pequeno, pra estudo pra facilitar sua vida. "Ah, mas eu tenho banda, faço shows, etc…." . muitos lugares já possuem amplificadores próprios, e você tem que se adaptar,e tirar um bom som na marra. A não ser que você tenha uma van, para levar todos seus limpos amplis, e fazer sua apresentação, estilo "mamãe, eu to no Rock in Rio".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Quanto aos pedais…..aqui entra uma discussão sem fim, entre qual dos 2 é melhor. Se você possui condições de ter um pedal pra cada efeito ( seja lá quantos você vai querer usar ), e paciência para armar isso tudo, seja em casa ou num show….ok. Mas é fato, que as pedaleiras digitais estão cada vez mais modernas e as simulações de amplis e pedais, estão cada vez melhores, e tornam-se mais práticas. Chegue em casa depois do seu trabalho, cansado, e vá tocar um pouco. Você não acha mais prático usar uma coisa só, plugar, e pronto?Isso se você não fizer direto no ampli, não? Você não fará um show em casa, você vai apenas estudar um pouco. E quanto aos show? Se você acha mais legal ter seus pedaizinhos, e acha o som legal, e tem como armar com calma, ok. Mas dependendo da realidade, é muito melhor uma unidade de efeitos única, com tudo ali, um som pronto. John Petrucci com seus putaquparivelmente gigantescos equipamentos, já revelou em entrevista, que possui um micro cube da Roland, pra ficar treinando em casa, a hora que quiser. Edu Ardanuy e Kiko Loureiro, em vários workshops e shows pequenos, usam suas pedaleiras signature. Eu mesmo fui ao show do Richie Kotzen, e vi, ele usando o drive do ampli Marshall. Ok. Mas delay, chorus, etc, ele adicionou de uma pedaleira Zoom.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Quanto as guitarras? Você não vai querer ter uma guitarra ruim, óbvio, mas há uma ilusão, de que somente as hiper guitarras, que ficam nas vitrines, protegidas em vidro, nas lojas, que terão o "grande e perfeito timbre". Quem toca, tira um puta som de uma guitarra de 300 reais, ou de uma de 3mil, ou 30 mil ( se você já tocou em uma de 30 mil, parabéns! Se tiver foto, me mande, junto com sua foto com Carlos Santana ). Vejo também, pessoas querendo um timbre mais pesado, mais isso, mais aquilo, e escolhe captador daqui, dali, esse que tem mais nome, o que fulano usa, etc…. O peso, vem do seu jeito de tocar! Ritchie Blackmore e Tom Morello, fizeram riffs cheios de pegada e peso, numa strato com single! Eddie Van Halen, possui riffs poderosos, que não são absurdamente distorcidos. Você já ouviu de fato, o som que sua guitarra possui? Já buscou ver, como você toca, se você extrai o melhor som possível dela? Joe Bonamassa, certa vez disse, sobre trocar captadores: "Não mesmo! Acredito piamente que se uma guitarra soa bem, não quero saber de ninguém chegando perto dela com uma pistola de solda!". Agora veja todos esses questionamentos, e pense no seguinte: quantas vezes, você consegue sentar o rabo na cadeira, e treinar 2 horas, de verdade? Você pega na sua guitarra para estudar, nem que seja um pouco, todo dia? Você já observou, a forma que você toca, se soa limpa, se tem precisão, ou se você se esconde atrás de uma tonelada de distorção e delay, pra disfarçar? Já experimentou tocar num ampli direto, pra estudar, com um drive leve? " Ah, mas o som fica seco, sem tanto ganho, ai eu capo, erro". Parabéns! Pois é assim que você soa! Se ouça! Sente numa cadeira, e estude! Treine! Tem pouco tempo? Se organize! O dia tem 24 horas pra todos! Não consegue tirar um som bom do seu equipamento? Saiba que boa parte do som ruim, está em você! E tenha uma coisa chamada paciência, para consertar tais erros, aprender como utilizar o seu equipamento, e regulá-lo, ao invés de falar de cara, que ele é uma merda!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Pra fechar, vou falar de 3 historias: James Hetfield, do Metallica, e Slash, tinham no começo da carreira, copias fajutas de Gibson. Eles gravaram nada mais, nada menos, que os álbuns Kill’ Em All e Appetite for Destruction com elas. E o mestre Tonny Iommi, gravou suas guitarras, para o álbum Born Again, em 1983. Após tudo gravado, foi descoberto, que o ampli estava queimado! E esse é o som que você ouve no álbum todo. Então, ao invés de reclamar tanto, e querer um equipamento tão bom e incrível, se preocupe em primeiro, em ser também incrível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Gustavo Godoi Alves | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Herick Sales

Herick Sales, professor de guitarra e violão há 12 anos, amante de blues e rock em geral.
Mais matérias de Herick Sales.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS