Haters: Dimebag Darrell na sociedade dos likes
Por Lucas Tadeu
Postado em 02 de março de 2015
Me lembro claramente de uma época em que para poder ouvir minhas músicas, precisava da autorização dos meus pais para ligar o rádio, pois como não havia acesso a todas essas parafernálias digitais, e como o barulho não agradava a todos os indivíduos que constituíam minha família, conseguir um tempo para ouvir o som que os outros garotos da escola gostavam de ouvir era, muitas vezes, um desafio, o que tornava aquele momento muitas vezes a melhor hora do dia, uma sensação única.
Por gostar de Rock, tive a oportunidade de fazer muitos amigos e conhecer muitas pessoas, assim como viver momentos que só a paixão pelo Rock pode me dar acesso. Conhecer uma nova banda era sempre uma experiência única, pois discos caros e muitas vezes difíceis de achar (o que me assusta hoje é a facilidade de acesso a tanto conteúdo), não era todo dia que tinha-se a chance para ouvir algo novo.
Era como se fosse uma comunidade, um ambiente onde apenas os interessados pela música se relacionavam, sentir toda aquela camaradagem entre as pessoas, compartilhando gostos e experiências, davam uma sensação de "estar em casa", cercado por pessoas que faziam você querer melhorar, esforçar mais para quem sabe um dia, montar uma banda, fazer um show legal pra ver a galera toda pular.
Uma coisa que me faz refletir todos os dias nesses últimos tempos quando essas lembranças me vem a cabeça: Onde essas pessoas foram parar? O que houve com a educação, o respeito pelo trabalho do próximo, o esforço para se tornar um bom músico? Acompanho muitas bandas pelo meu perfil no Facebook, e fico atordoado com o comportamento das pessoas que usufruem dessa rede social.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
A camaradagem, o respeito, todas as coisas que faziam daquele ambiente um lugar agradável parecem estar se esvaecendo; sem exceção, todas as bandas, todos os artistas, são bombardeados diariamente com uma chuva de comentários maldosos, desrespeitosos e desagradáveis. Um caso recente que me deixou perplexo foi o incidente no túmulo do guitarrista Dimebag Darrell. O quão baixo uma pessoa pode chegar, seja lá quais sejam suas intenções, a ponto de desrespeitar a, alguém que, antes de tudo, foi um ser humano, com família, amigos, que sentem sua falta, que levou alegria a milhares de pessoas com o seu jeito de fazer música?
Esse mesmo tipo de gente que chamou Champignon de mercenário, que fez um inferno na cabeça de um músico talentoso e que em muito contribuiu para a sua morte prematura, é o reflexo de uma sociedade que pensa que internet é território livre, onde não é preciso educação, disciplina, onde o ódio é disseminado gratuitamente, onde para conseguir uma imagem "headbanger", "cult", vale de tudo, criticar a tudo e a todos, na simples intenção de obter o status desejado.
Não gostou da banda? Não gostou das letras ou da atitude? Sua opinião será aceita, você tem todo o direito de não gostar, de não se interessar. Mas no meu ponto de vista um pouco de educação não faz mal a ninguém. Afinal, se tratam de pessoas que se esforçaram e dedicaram para chegar aonde estão, sejam eles bandas de Heavy Metal ou Rappers.
Gostar de determinado estilo não te faz melhor do que ninguém. Quer impressionar mesmo as outras pessoas? Pois bem, compre um instrumento, e vá estudar, se esforce, e dedique, e depois venha nos mostrar o resultado do seu empenho. É realmente excitante fazer Rock, mas a ideia de alguém vir a me odiar profundamente por apenas querer tocar uma música é frustrante, pra alguém que cresceu em um lugar onde a música unia as pessoas, agora as separam.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rockstadt Extreme Fest anuncia 81 bandas para maratona de 5 dias de shows
Apocalyptica confirma três shows no Brasil com turnê em homenagem ao Metallica
O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
O cantor que Robert Plant elogiou: "Sabem quem acho que tem a melhor voz que já ouvi?"
Ele tem até bituca de cigarro; o fã de Iron Maiden tão fanático que apareceu no documentário
A música do Genesis que a banda, constrangida, talvez preferisse apagar da história
A música que David Gilmour usou para fazer o Pink Floyd levantar voo novamente
Sangramento nasal tira baterista de turnê do Savatage temporariamente
O hit de John Lennon que Ritchie Blackmore odiou: "Parece uma banda semi-profissional"
Edu Falaschi lembra emoção no show do Angra: "Acabou aquilo que sofri pra caralh*!"
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Woodstock Rock Store caminha para se tornar patrimônio cultural imaterial de São Paulo
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Geezer Butler elege o melhor e o pior álbum gravado pelo Black Sabbath
A balada marcante do Angra que Edu Falaschi compôs originalmente para o Almah
Spin: os 40 melhores nomes de bandas de todos os tempos
A melhor capa de disco de todos os tempos, segundo Vinnie Paul
Vinnie Paul gostaria que disco do Guns N' Roses fosse tocado em seu funeral
O disco do Pantera pelo qual Vinnie Paul gostaria de ser lembrado
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
"Painkiller" aproximou o Judas Priest de Megadeth e Pantera, segundo K.K. Downing
Iron Maiden: Eddie, um símbolo do rock vilipendiado por idiotas
