O rock nacional de Nelson Rodrigues
Por Gabriel Piazentin
Postado em 29 de setembro de 2013
Terminou a última edição do Rock in Rio (doravante RiR), e com ela veio um caminhão de reclamações de roqueiros. Até o WHIPLASH tem divulgado bastante um infográfico que mostra que no RiR tem sim rock, contradizendo as pessoas que dizem que não tem.
Pois bem, o evento tem rock, a gente já sabe.
Mas o que incomoda a mim e a tantos outros não é o fato de não ter o estilo, mas sim de haver tantos outros que nada têm a ver com aquele. Daí o Nelson Rodrigues do título, a gente tem complexo de vira-lata para tudo. Quando nos deparamos com um evento como o RiR a gente espera, no mínimo, um Wacken (ou ainda, quando lhe prometem um Wacken Open Air igual ao alemão ele recebe um Metal Open Air tipo aquele que não aconteceu e foi uma catástrofe vergonhosa). Mas o que a gente recebe é a IVETE SANGALO e a BEYONCÉ, esta última cantando Ah LeLek. Tá.
Veja, as atrações não-rock do evento são boas, sim, mas você nunca vai esperar pelo IRON MAIDEN ou pelo METALLICA tocando em pleno carnaval de Salvador. O problema do RiR não é a falta de rock, e sim a mistura bizarra de tantos outros estilos. Mas fazer o quê, desde '85 o evento sempre foi assim, não? Sim. Mais prudente seria um evento com essas grandes estrelas não-rock só pra elas e deixasse o RiR só pra quem é roqueiro mesmo.
Né?
Não.
Não porque aqui o brasileiro roqueiro já é reprimido dia a dia com uma montanha de tantos outros estilos que a cultura popular consome e ele, o roqueiro, fica deixado de lado, à margem da música mainstream. Quantos eventos de rock você conhece? Quantos eventos de sertanejo você conhece? Olha quantos rodeios estouram pelo país perto da metade do ano, é gritante. Você não espera o DR.SIN tocando em Barretos. Bom, então esse roqueiro, deixado de lado pelo próprio país, quando ele tem um evento com ROCK no nome, ele espera que finalmente terá um lugar só pra ele, que finalmente vai poder ir a um evento de seis noites, dois fins de semana, só com a nata do estilo musical de que ele gosta. Mas não, os palcos têm de ser divididos com o DAVID GUETTA e pra ele só restam duas noites. E o pior, os palcos paralelos não são intercalados entre rock e não-rock.
É por isso que o brasileiro roqueiro sempre reclamou do Rock in Rio. E sempre vai reclamar, enquanto não tiver um espaço pra chamar de seu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Aerosmith publica novas fotos e confirma retorno do baterista Joey Kramer
A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
43 roqueiros que morreram em 2026, segundo a Loudwire
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Rhapsody anuncia Brasil na turnê de despedida em 2027
Revolução feminina? Perfil vê padrão nas saídas recentes de cantoras do metal sinfônico
A noite em que Chuck Berry invadiu show de banda punk e deixou todo mundo de queixo caído
Slipknot orientou Eloy Casagrande a tocar como Joey Jordison? O próprio responde
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
Dave Mustaine nega que Megadeth tenha pedido dinheiro para tocar em despedida de Ozzy
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
Quando os shows do Led Zeppelin passaram a ser criticados por algo que antes era só elogio
Fã diz que Nightwish deveria aprender com erros e baterista rebate: "Floor fez essa escolha"
A banda de rock que impressionou Paulo Ricardo e o fez ver grandeza do estilo em São Paulo
Regis Tadeu em "O Maior Cantor Brasileiro de Todos os Tempos?"
A canção que Renato Russo queria que fosse um baião, mas foi comparada a música sertaneja


O rock e o heavy metal se misturam com a política, sim (e você provavelmente sabe disso)
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Por que é importante que artistas se posicionem politicamente
O fã não é nenhum idiota, e merece mais respeito
Engenheiros do Hawaii - A reunião que não acontece
Rock in Rio quer o nome do rock, mas não seu compromisso
Heavy metal: radicalismo ou preconceito?



