A banda que mudou rock para pior, segundo Ritchie Blackmore: "Posso dizer que os odeio?"
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de setembro de 2024
O mundo do rock é feito de ondas e sempre que determinada característica musical fica muito forte e popular, outra diametralmente oposta surge para tomar o posto na sequência. Basta ver como o metal veio depois do movimento hippie e como o punk surgiu após o progressivo.
No caso de Ritchie Blackmore, guitarrista clássico do Deep Purple e Rainbow, é compreensível que ele não curta muito o som que surgiu nos anos 1980, já que nadava contra a estética que o consagrou nas décadas anteriores.
Em entrevista resgatada pela Far Out, Blackmore colocou a culpa dessa suposta guinada para baixo do rock na banda The Police, que contava com Sting, Andy Summers e Stewart Copeland. Quando perguntado se ele tinha dúvidas sobre o sucesso da reunião do Deep Purple em 1984, ele aproveitou a oportunidade para revelar que percebeu que o grupo estava no caminho certo devido ao fato de que o The Police havia mudado a música para pior.
Ele disse: "Acho que foi na primeira parte da turnê, na Austrália. De repente percebi que havia um espaço para esse tipo de música porque só o ZZ Top estava fazendo aquele som agressivo. Todo mundo estava tocando como o The Police. E posso dizer aqui que eu odeio o The Police?"
"Simplesmente não havia uma banda tocando aquele tipo de rock cru. Nossa música não é forçada e não tem aquele brilho envernizado", continuou Blackmore. Ao fazer aquele comentário sobre a natureza da música rock após o surgimento do The Police, ele foi lembrado de uma observação do baixista Roger Glover. Ele afirmou que grupos como o Deep Purple sempre existirão porque o mundo precisa deles como uma resposta aos do tipo do "Walking on the Moon", hit do Rainbow que ele considera o melhor da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps