RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Fãs elogiam performance de Berzan Önen, novo vocalista do Nevermore

O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire

A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"

Foo Fighters disponibiliza preview de 11 novas faixas em site oficial

Nevermore divulga documentário que mostra performance da nova formação

Cantora lírica inglesa faz análise profunda de Renato Russo cantando "Tempo Perdido"

O clássico do rock nacional inspirado em Duran Duran que tinha o refrão muito ruim

A surpreendente melhor faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence

Gene Simmons diz que rap não pertence ao Hall da Fama do Rock: "Não venho do gueto"

A pior música de "Ride the Lightning", de acordo com o Heavy Consequence

Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam

Jeff Loomis ficou impressionado com performance de Berzan Önen, novo vocalista do Nevermore

Vocalista do Great White compete na nova temporada do "American Idol"

Músico é banido do 70000 Tons of Metal após várias acusações de assédio

Evergrey anuncia novo álbum, "Architects of a New Weave"


Bad Religion
Stamp

Led Zeppelin, Escadaria para o Paraíso

Por Marcelo Dias Albuquerque
Postado em 15 de setembro de 2013

É até meio manjado dizer que o Led Zeppelin foi uma das maiores bandas da história. Todo mundo diz porque é verdade. Mas, a grande questão é justificar isso. E acredito que a música "Stairway to Heaven" seja uma boa justificativa.

"Stairway" não é apenas uma obra prima. Ela também é a música que liga o underground ao mainstream. Ela conecta o mundo psicodélico e progressivo que vemos em músicas como "Kashmir", passando pela simplicidade do rock 'n roll de "Communication Breakdown", até chegar na popularidade do bom e velho violão; além, é claro, de ter traços de música erudita que ainda corriam pelas veias de Jimmy Page. A música é longa sem ser enjoativa; é bem elaborada sem parecer um exagero; e é profunda sem perder a simplicidade.

Led Zeppelin - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

A meu ver, a passagem inicial da introdução é um momento no qual é possível relaxar a mente. Se você ouvir com atenção, é como se entrasse em transe, sentindo tranquilidade. Esse tipo de coisa, mesmo para quem curte um som mais agitado, pode ser interessante como meditação. Às vezes é preciso dar paz à nossa mente, deixá-la se esvaziar um pouco enquanto a música toca nossos neurônios.

A música segue calma até os três minutos iniciais, dando destaque apenas para guitarra e voz, mas repleta de elementos adicionais que enchem o espaço com detalhes; há flautas, efeitos sutis de piano. Depois disso, a intensidade aumenta um pouco, a bateria entra e aí a música já muda de tom, começa a ter um pouco mais de vitalidade... Pouco a pouco essa intensidade aumenta ainda mais, até que chega aos cinco minutos e meio, quando a harmonia é quebrada para dar espaço ao primeiro estágio que chamo de clímax. E esse clímax é o que dá espaço para um solo épico. No momento do solo é possível sentir toda a energia que a música havia acumulado até ali, e é como se houvesse um "quê" de triunfo, como se o "Paraíso" se fizesse presente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Então o solo termina, e a música prossegue numa marcha mais acelerada, com uma bateria agressiva e a pressão do vocal aumenta. E durante poucos segundos a música mantem essa batida, até que chega o segundo solo, desta vez mais curto e bem menos intenso do que o primeiro; eu chamo esta parte de segundo clímax, que é quando o guitarrista recolhe toda a energia que ele havia jogado antes, no primeiro solo. E então a música termina como começou, apenas o vocal suave e a guitarra sem distorção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Esta canção sempre foi um sucesso. É considerada uma das melhores músicas de rock já feitas até hoje. Ainda nos dias atuais está nas listas de músicas mais pedidas em rádios FM nos EUA. E não é à toa que ela levou um ano para ser realmente terminada.

Reza a lenda que Jimmy Page e Robert Plant estavam numa residência em Bron-Yr-Aur, no País de Gales, quando Page teve as primeiras ideias para a música usando fragmentos de outras gravações. É sabido que ele sempre andava com um gravador de bolso, para o caso de surgir alguma ideia. Algum tempo depois de voltar eles apresentaram a parte instrumental básica para o baixista John Paul Jones, que por sua vez fez os arranjos de flauta e piano, segundo ele mesmo, diante de uma lareira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

A música é tão repleta de detalhes que, segundo o próprio Robert Plant foi difícil fazer com que "Bonzo"¹ se encontrasse nela.

Alega-se que a letra foi feita bastante tempo depois, quando Page ficou dedilhando a música enquanto Robert Plant escrevia a letra de forma fluente, como se as palavras jorrassem de suas mãos sem nenhum motivo. O solo incendiário de guitarra, segundo os membros da banda, foi feito depois de toda a música estar pronta. Jimmy Page teria entrado no estúdio para criar e gravar o solo.

Acredito que esta música é a que melhor representa seu nome. Ela é, definitivamente, uma Escadaria para o Paraíso.

¹ "Bonzo" é o apelido que a banda deu ao baterista, John Bonham.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS