Ghost: por que toda a atenção sobre a banda?
Por Alan Afonso
Fonte: Ghost B.C. Official
Postado em 12 de abril de 2013
Desde que a trupe do então Papa Emeritus surgiu, e lançou sua demo e seu primeiro play em 2010, uma galera do naipe de Phil Anselmo, James Hetfield entre outros famosos andou trajando camisas da referida banda, o que deu bastante visibilidade à esta. Muitos chiavam dizendo que não tem nada de genial no som da banda, ou que era apenas uma cópia barata do Blue Oyster Cult, Mercyful Fate, Black Sabbath, outros diziam que era genial, inovador e nostálgico.
Eu gostei bastante do som da banda, achei variado, ótimos riffs (Con Clavi, Con Dio, Ritual, Satan Prayer, Year Zero, Secular Haze, etc.), enfim, a MINHA opinião é que a banda Ghost (Ghost B.C. nos USA) é uma boa banda e tudo mais, não é genial mas tem dois plays muito bons de se ouvir.
Ocorre que, grande parte do sucesso deles vem do mistério envolvendo os integrantes da banda, sem tirar o mérito da qualidade das músicas, outra parte vem do marketing (e creio que seus produtores serão eternamente gratos à Bento XVI vossas senhorias sabem muito bem o porquê), outra parte da exposição que ícones do metal lhes deu divulgando a banda com suas camisas, mas o que me intriga é:
Será que eles fariam todo esse sucesso se tocassem descaracterizados?
Sinceramente, creio que não, estariam no nível de Rival Sons e outras promessas musicais, mas o diferencial do Ghost é justamente esse, não há artistas de renome pra alavancar ou não o nome da banda (mesmo eles tendo tocado com Dave Grohl), o que, no meu ponto de vista, atrapalharia bastante o trabalho da banda.
O que eles tem feito é manter seus nomes em segredo, e consequentemente, o som deles pula pro primeiro plano, e não o renome de um ou alguns integrantes.
Temos aí os exemplos dos projetos solo de artistas renomados que muitas vezes vão por água abaixo já que esperam que o cidadão reproduza o mesmo som de sua "banda original" nesse trabalho solo, e muitos acabam os lançando aos leões por não aceitarem que seu músico predileto quis mostrar outras influências e outras formas de expressar sua musicalidade.
Ou seja, os holofotes permanecem na figura do atual Papa Emeritus II (que muitos supõem ser interpretado por Tobias Forge, basta digitar ghost e este nome no google que tudo se explica) e na sonoridade dos caras, que na minha opinião, se tiver que rotular, rotularia como rock, e não como metal como muitos enxergam, basta ouvir Infestissumam e notar que eles vão do metal à surf music sem perder o pique.
Penso no Ghost como o título de outro artigo aqui do whiplash: "Ghost: ame ou odeie."
Aos que curtem música, ouçam Opus Eponymous e Infestissumam, dá pra notar que mudaram um pouco o rumo da musicalidade, o que não me assusta, mas que mostra q ue é uma boa banda sim, não é genial, não é inovadora, mas fez músicas que agradou à bastante headbanger mundo afora.
E como andam dizendo por aí, os caras não chamaram a atenção porque estão na line-up do Rock in Rio 2013, pra quem acompanha a banda, e o trabalho dos caras, é perceptível que ocorreu o contrário, o Ghost chamou a atenção do Sr Medina, que resolveu trazê-los ao RIR 2013, onde lá estarei.
Repito a pergunta do título desta matéria: Porquê? Porquê gostar ou não do Ghost?
Pra mim, porque o que criaram até agora tem me agradado, pra outros, não sei, talvez pela caracterização? Musicalidade? Papa Emeritus II com cara de mal? Porque falam do capiroto e assustam velhinhas? Porque é diferente do que se cria atualmente? Porque dá pra pagar de tr00 ouvindo versos citando Satã e outras entidades pra lá de duvidosas? Porque dá pra pagar de hipster ouvindo a banda do momento?
Genial ou não, os caras andam fazendo um barulho tremendo no meio musical, e pelo visto, vão continuar movimentando fóruns de metal mundo afora, vão continuar tocando em tudo que é canto.
Gostemos ou não.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
A surpreendente melhor faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Nevermore anuncia sua nova formação
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
Ex-vocalista do Voivod é diagnosticado com câncer de próstata
David Ellefson reza pedindo a Deus para participar da turnê de despedida do Megadeth
Foo Fighters disponibiliza preview de 11 novas faixas em site oficial
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
Nevermore divulga documentário que mostra performance da nova formação


Tobias Forge diz que shows do Ghost têm semelhanças com apresentações de Lady Gaga
Tobias Forge revela estar gravando fora do Ghost
Os melhores álbuns de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Os 3 álbuns que decepcionaram em 2025, segundo o Ibagenscast (um é do Angraverso)
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda


