Uma análise detalhada: Geoff Tate fora do Queensryche

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Alexandre BSide, Fonte: Minuto HM, Press-Release
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Depois da saída de Mike Portnoy do Dream Theater, no fim de 2010, eu sinceramente achei que não haveria notícias envolvendo saídas de integrantes tradicionais que mais me surpreendessem. Pelo menos envolvendo bandas com tanta história e bagagem musical… me enganei redondamente …

5000 acessosKiss x Secos & Molhados: o fim da polêmica5000 acessosSteve Vai: veja o "cantinho da criação" do guitarrista

Geoff Tate está fora do Queensryche! Depois de mais de 30 anos à frente da banda de Seatlle…

Enquanto me recupero do novo susto, menos de dois anos depois da saída de Portnoy, procuro entender os motivos que levaram essa grande mudança. Geoff Tate, pra quem não é muito familiarizado com a banda era tão ou mais importante no Queensryche quanto Portnoy no Dream Theater. Arrisco a dizer que ainda era mais importante… a separação, no entanto, traz tantas mágoas ou mais que o episódio envolvendo Portnoy e seus ex-companheiros: segundo o excelente blog Collector’s Room, na passagem da banda por São Paulo no mês passado, o ex-vocalista teria se desentendido com o guitarrista Michael Wilton, agredindo-o fisicamente, chegando a derrubá-lo durante a passagem de som e posteriormente partiu armado de uma faca em direção ao baterista Scott Rockenfield, quando foi contido por pessoas da equipe técnica que acompanhavam tal ensaio. O motivo seria que o restante da banda planejava seguir sem o vocalista, fato que ao que parece, foi confirmado ontem.

A banda segue com Todd LaTorre, vocalista da banda Crimson Glory, outra banda com menor repercussão formada no fim dos anos 70, início dos anos 80. Todd, no entanto, está à frente dessa banda desde 2010.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Inicialmente, a banda e Todd se reuniriam sob o nome Rising West para tocar única e exclusivamente canções dos 5 primeiros álbuns do Queensryche. Ainda conhecidos como Rising West (onde West tem as iniciais dos então 3 integrantes originais do Queensryche - Wilton, Eddie, Scott – e o próprio Todd), fizeram 2 shows no Hard Rock Café de Seatlle, em 08 e 09/06/12. O repertório, além de uma cover de Wratchild do Iron Maiden, só traz faixas dos 4 primeiros trabalhos da banda Queensryche EP, The Warning, Rage for Order e Operation:Mindcrime.

Setlist:

Queen of The Reich, Speak, Walk in the Shadows,En Force, Child of Fire,The Whisper,Warning, The Needle Lies, Take hold of the Flame, Prophecy, My Empty Room, Eyes of a Stranger, Wratchild, Roads to Madness.

Para o fã do Queensryche, nada melhor, pois os primeiros álbuns ficaram na memória daqueles que admiravam o trabalho do grupo. Na minha opinião, falta incluir canções do Empire e do Promised Land, os dois subsequentes na ordem cronológica da banda. Aí ficaria perfeito.

Ontem, o projeto que se chamava Rising West definitivamente tomou o nome Queensryche, oficialmente. E como está Tate nessa história?

O ex-vocalista ainda não se pronunciou oficialmente, aparentemente estudando a melhor forma de trazer à tona a sua versão do acontecido, enquanto isso, trabalha em seu segundo álbum-solo e recentemente fez versões acústicas de algumas músicas do próprio Queensryche, entre covers, como Wish You Were Here, do Pink Floyd:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

A notícia lembra muito a saída de Rob Halford do Judas Priest nos anos 90, por esse também ser a figura principal da banda, além de pertencer ao seleto grupo de grandes vocalistas do gênero e ter sido substituído por alguém que buscava uma semelhança nos timbres das gravações originais. Alguém tem dúvida?

O fato é que a maioria dos fãs do Queensryche não estavam felizes com o material composto pela banda após a saída de Chris de Garmo, no fim da década de 90. Ao que parece, quase tudo composto desde então ficou sob a responsabilidade de Geoff Tate, o que não manteve o padrão dos primeiros 7 trabalhos da banda, ainda contando com Chris. Na minha opinião, apenas a continuação Operation: Mincrime 2 merece alguma menção desde então, os demais trabalhos apresentam algumas boas faixas que podem ser pinçadas de todo o restante. Essa é a minha opinião, sei que há fãs do Queensryche que gostam da fase mais recente da banda, mas entendo que também esses não constituem a maioria dos apreciadores do conjunto.

Resta o tempo para dirimir as lacunas que ficaram expostas com essa radical mudança: a versão de Tate, o caminho da banda com o novo vocalista (que aliás, acumulou o vocal das duas bandas, pois não saiu , a princípio, do Crimson Glory) que teoricamente aponta para um metal mais tradicional, o desenrolar da carreira-solo de Geoff, inegavelmente um dos maiores vocalistas que o gênero jamais ouviu, e quem sabe, uma reconciliação no futuro, eventualmente trazendo à tiracolo o outro músico original, Chris de Garmo.

Nos resta acompanhar.

Para ver mais vídeos e a matéria original, acesse o Minuto HM:
http://minutohm.com/2012/06/20/geoff-tate-fora-do-queensrych...

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Quensryche x Geoff Tate

5000 acessosQueensryche: tem algo estranho acontecendo com a banda5000 acessosQueensryche: problemas podem levar à demissão de Geoff4938 acessosQueensryche: Geoff Tate reclama do público do Rocklahoma5000 acessosQueensryche: Integrantes formam banda com novo vocal2780 acessosQueensryche: Vocalista comenta o "Operation Knifecrime"1277 acessosQueensryche: agente desmente boatos de conflitos internos2525 acessosQueensryche: membros bloqueados no Facebook e site5000 acessosQueensryche: "O que aconteceu no Brasil fica no Brasil"5000 acessosQueensryche: filha de Geoff Tate esclarece boatos3215 acessosQueensryche: banda não comparece a show com Scorpions5000 acessosAgora é oficial: Geoff Tate está fora do Queensryche3025 acessosQueensryche: campanha "Devolve os logins, Geoff!"4876 acessosQueensryche e outros: lavação de roupa suja em público2512 acessosQueensryche: escrevi 116 das 144 canções gravadas, diz Tate5000 acessosQueensryche: Scott Rockenfield dá a versão do grupo4505 acessosQueensryche: vídeos de Geoff Tate cuspindo em baterista?4766 acessosQueensryche: segue a batalha entre integrantes4787 acessosGeoff Tate x Queensryche: guerra também nos logotipos2575 acessosQueensryche: "não usamos a voz de Tate nas gravações"3574 acessosQueensryche: Tate quer conversar com ex-colegas cara a cara4039 acessosGeoff Tate: arrependido do Operation Knifecrime4831 acessosQueensryche: por que Tate cuspiu nos companheiros de banda?2117 acessosQueensryche: Geoff Tate chama ex-companheiros de "loucos"0 acessosTodas as matérias sobre "Quensryche x Geoff Tate"

0 acessosTodas as matérias da seção Opiniões0 acessosTodas as matérias sobre "Quensryche x Geoff Tate"0 acessosTodas as matérias sobre "Queensryche"

MaquiagensMaquiagens
O fim da polêmica Kiss x Secos & Molhados

Steve VaiSteve Vai
Veja o "cantinho da criação" do guitarrista

TraduçãoTradução
O clássico The Wall, do Pink Floyd

5000 acessosMetallica: a regressão técnica de Lars Ulrich5000 acessosGuns N' Roses: os 10 melhores não-clássicos da banda5000 acessosSeparados no nascimento: Paul Stanley e Sidney Magal5000 acessosGrana pra torrar: Os componentes de som mais caros do mundo5000 acessosSharon Osbourne: esposa de Ozzy teve um caso com Jay Leno5000 acessosSaxon: por que não cresceram como o Iron Maiden? Biff Byford opina

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 22 de junho de 2012

Sobre Alexandre BSide

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online