Uma opinião sobre o Metal Open Air
Por Júlio Verdi
Fonte: Julio Verdi
Postado em 21 de abril de 2012
Eu não precisaria me manifestar em quaisquer circurstâncias. Mas estou envolvido com o universo Heavy Metal há exatos 30 anos, desde do lindo ano de 1982. E durante essas décadas vivenciei muitas coisas, que me fazem nos dias de hoje me mostrar ainda mais apaixonado por este estilo de MÚSICA. E tudo que o envolve me interessa, me excita e me incomoda. Os recentes acontecimentos do festival "Master Open Air", em São Luis do Maranhão, me despertaram desejo de ilustrar algumas palavras, pra quem quer que possa ouví-las.
Nesssas décadas todas estive presente em mais de uma centena de shows internacionais, e com prazer um número similar de bandas brasileiras. E, evidentemente, como muitos amigos de minha geração, continuo prazeirosamente envolvido com o universo Heavy Metal, evidenciando o orgulho do passado e respirando o presente. E tudo que envolve sua evidência. me interessa.
Metal Open Air - Mais Matérias
O "Master Open Air" , mesmo que com muitas dúvidas e críticas, prometia ser uma aventura orgulhosa pra qualquer headbanger brasileiro.
Eis que chegou o momento e tudo se transformou numa novela com episódios tristes e inacreditráveis.
Até tal momento, diversas bandas nacionais desistiram de se apresentar. Detalhes estruturais, organizacionais, amadorismo, mostraram pro Brasil e infelizmente pro mundo talvez a maior precaridade já envolvida num evento desta proposta.
Eu ACREDITO no cenário e nas bandas nacionais. Passou da hora de tratar nossas bandas nacionais de maneira PROFISSIONAL e respeitosa, INDEPENDENTE de estilos ou vivência dessas bandas.
ME SINTO envergonhado pelo que li deste festival. Amo o HEAVY METAL brasileiro. E no alto de minha experiência de vida, me sinto mal por este evento não ter tido um mínimo de sucesso. Qual prazer maravihoso saber que tudo foi no mínimo operacional. Que as bandas que tocaram sentissem o amor dos bangers, e ter a credibilidade e a segurança de estar apresentando sua arte numa condição profissional a altura de seus nomes. O Metal mundial lembraria disso pra sempre.
Mas, fico triste pelo acontecido.
Vislumbro que, a partir de agora, bandas brasileiras e as outras, só permitirão que seu logos sejam estampados em supostas peças de marketing de shows, quando estiverem com contratos assinados e devidos seguros financeiros assegurados.
Essa vergonha, nós que vivenciamos o mundo Heavy Metal, carregaremos pra sempre. Mas talvez sirva, pra que próximos eventos dessa magnitude sejam organizados com mais VISÃO EMPREENDEDORA. Eu sei que nosso estilo musical é um dos maiores do mundo. Resta provar pro resto do mundo que aqui, somos capazes de tratá-lo com a grandiosidade que ele faz juz.
Alguns dias de festival ainda estão preparados por vir. Afinal hoje é madrugada de sexta pra sábado. E desejo sinceramente, que, no mínimo, o programa se cumpra. E que nossos amados bangers que estão presentes no evento, se preservem fisica e pisicologicamente bem, e que possam consumir shows (os que sobraram) de maneira prazeirosa.
Nossas bandas são tão importantes e poderosas como qualquer outra do planeta. Que os próximos eventos também o sejam.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
O astro pop que questionou as guitarras do Guns N' Roses e recebeu um conselho de Axl Rose
As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Produtor contesta declaração de Tony Iommi sobre último disco do Black Sabbath
Políticos britânicos se mobilizam para impedir show de Marilyn Manson em Wembley
O erro que fez Tuomas Holopainen demorar 15 anos para descobrir Harry Potter
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
O conselho que Pete Townshend deu a Jimi Hendrix e depois se arrependeu amargamente
A música que para Steve Harris seria "a canção ideal do Iron Maiden"
O guitarrista que Brian May comparou a Mozart: "Um dos maiores de todos os tempos"
"Muito difícil"; o estilo musical que Ritchie Blackmore tentou tocar mas desistiu


O rock e o heavy metal se misturam com a política, sim (e você provavelmente sabe disso)
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Por que é importante que artistas se posicionem politicamente
O fã não é nenhum idiota, e merece mais respeito
Engenheiros do Hawaii - A reunião que não acontece
Rock in Rio quer o nome do rock, mas não seu compromisso
Heavy metal: radicalismo ou preconceito?



