Metal Open Air: a maior derrota de nossa história
Por João Renato Alves
Fonte: Van do Halen
Postado em 21 de abril de 2012
Já que estamos a apenas um show do final do primeiro dia, devo dizer que hoje foi uma verdadeira depressão para mim. São quase vinte anos como fã e onze como profissional do meio – desde 2001 quando tinha um programa de rádio no interior do RS, que deu lugar a outro, com direito até a divulgação na Roadie Crew à época. Depois veio colaborações com o Whiplash, Combe e agora a Van. Nunca nessa década toda eu me senti tão humilhado como hoje. Foi como se jogassem na cara que nós realmente somos idiotas ao tentar acreditar nisso. Por vezes confesso que acho que é mesmo uma luta inglória. Mas mesmo assim continuo.
Metal Open Air - Mais Matérias
O pior de tudo é ver que tem gente realmente mal intencionada no nosso meio. Capaz de não honrar compromissos e mandar o mundo se foder em redes sociais, como se fosse a coisa mais normal do mundo. Mas ruim mesmo é saber que vários vão acreditar nessas pessoas só porque o festival rolou, seja como for, aos trancos e barrancos. Por que esses se contentam com pouco mesmo, basta uma meia-dúzia de artistas subir no palco que eles esquecem os outros vinte que desistiram por conta de um desrespeito total. E é por causa desses que nada vai acontecer.
O Brasil deu vinte, trinta, quarenta passos atrás com o Metal Open Air. Perdemos uma credibilidade que levamos anos para construir. E teremos que trilhar um grande caminho para recuperar novamente. Tudo por causa de inescrupulosos, que mostraram mais uma vez aquilo que já dissemos em inúmeros momentos na história da Van. Os políticos são o que são porque a sociedade é o que é. O que aconteceu hoje é uma prova cabal disso. Tudo aquilo que agente vê acontecendo entre nossos líderes sociais aconteceu em um festival de música – até mesmo as fugas repentinas.
De positivo, ver que as bandas nacionais, em sua maioria, tiveram vergonha na cara e pularam fora dessa barca furada. Uma pena que nem todos tiveram a mesma atitude, seria a chance de assumir o controle de vez da situação. Falam tanto em união, mas na hora do vamos ver cada um quer garantir o seu. Há esperança. Mas também há muita coisa a ser reconstruída. E tudo isso passa longe de quem organizou essa verdadeira palhaçada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
Raven grava versão de "Metal Militia", do Metallica
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
O álbum do Iron Maiden considerado por Bruce Dickinson fraco e por Steve Harris forte
O hit da Legião Urbana que seria recado de Renato Russo para Bonfá e Villa-Lobos
Andre Matos: o que ele faria se fosse mulher por um dia?

Por que fãs de rock e heavy metal gostam tanto de ir a shows?
Ego - o lado mais sombrio do Rock
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Como uma música completamente flopada me apresentou a uma das bandas do meu coração
Será que não damos atenção demais aos críticos musicais?
Um obrigado à música, minha eterna amiga e companheira
Ronnie James Dio: quando os heróis são imortais
King Diamond: As memórias de um professor de História



