A Evolução do Peso

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por José Cláudio Carvalho Reis
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Do Rock´n´roll primário às pedradas do Black Metal, a trilha sonora da rebeldia evoluiu. Atualmente, muito se fala em bandas "de vanguarda" do Heavy Metal. Grupos como o Isis, numa tentativa de trazer algo novo ao estilo, acabam enfiando os pés pelas mãos. Isso pode ser interpretado como uma típica demonstração de conservadorismo headbanger. Longe disso, e eu explico.

5000 acessosSlayer: Gary Holt é realmente um cara mal-agradecido5000 acessosMorreu Dormindo: as últimas horas de vida de Lemmy Kilmister

Là pelos idos da década de 1970, havia uma efervescência musical viajandona, que elevou o Rock a um patamar até hoje insuperado (Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band é hours concours, certo?). Grupos do naipe de Black Sabbath, Queen, Deep Purple e do todo-poderoso Led Zeppelin - considerado por muitos a MELHOR formação da história do rock - não apenas levaram o estilo adiante, mas influenciaram, para o bem, ou para o mal, uma parte do que veio depois.

Dito isso, vamos ao outro lado da referida década: na Nova Iorque de "Taxi Driver", o Rock chafurdou a lixeira de uma geração sem rumo, indo parar nas garagens e, logo após, a um clube pouco recomendado: o CBGB´s. Lá, os páreas suburbanos se misturavam a figurinhas como Andy Warhol, Mick Jagger e jornalistas musicais à procura de novidades. Dali surgiu o Punk. Vieram os New York Dolls, Ramones, Blondie...

Daí até Malcom McLaren forjar os Sex Pistols (antecipando "coisas" como os Backstreet Boys), foi um pulinho.

Aquela nova vertente se dividiu entre o Hardcore (agressivo e politizado) e o Pós-punk (de natureza gótica). Mas foi o primeiro - fundido ao Metal - que deu origem aos estilos extremos (Thrash, Death...). Depois disso, houve crossovers e reinvenções, que vão do odiado New Metal (rótulo controverso, que engloba porcarias como Linkin Park e maravilhas do porte do System Of A Down) ao Metal Sinfônico. Mas parece que a espontaneidade ficou por lá (em 1970, lembra?).

Atualmente há bandas muito boas, de todos os estilos. Mas veja, por exemplo, o caso do Mastodon. São músicos fodões, que fazem algo diferente. Só não conseguem ser espontâneos.

Pegue "a Night At The Opera" (do Queen), ou as viagens do Led, Purple e a magia negra do Sabbath. Tais bandas praticavam uma arte sem amarras; a música fluía e pronto. A balada "Hotel California" é assustadoramente sinistra e desprovida de peso!

Sendo eu fã de Slayer, Sepultura e recentemente, Lamb Of God, tais palavras soam suspeitas, vindas de meu teclado. Mas a pergunta que paira no ar é: algum dia a música pesada vai deixar de ser tão formulaica? Os grupos de Metal Melódico vão deixar de querer ser o Helloween ou o Iron Maiden? Os de Thrash deixariam de soar parecidos entre si? Aliás, alguma banda teria a coragem de misturar isso tudo e injetar novos elementos?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Opiniões

SlayerSlayer
Gary Holt é realmente um cara mal-agradecido

Morreu DormindoMorreu Dormindo
As últimas horas de vida de Lemmy Kilmister

VocalistaVocalista
Dez razões pelas quais os demais integrantes o odeiam

5000 acessosIron Maiden: Nado sincronizado ao som de "The Trooper"5000 acessosAngra e Detonator: "Sem nenhuma dúvida, esse cara comprou a mídia!"5000 acessosGuitarristas: você consegue identificar todos nesta imagem?5000 acessosHeavy Metal: os 10 maiores hinos de todos os tempos5000 acessosNu-Metal: as quarenta melhores músicas do estilo4658 acessosMastodon: "Percebemos que os vocais são o ponto fraco da banda"

Sobre José Cláudio Carvalho Reis

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online