A difícil missão do "metaller" brasileiro (The Sixth Sense)
Por Di Lallo
Postado em 28 de agosto de 2004
Dificílimo, é verdade... as bandas que adotam o heavy metal, entre todas as suas subdivisões, talvez gostem de sofrimento. É experiência própria. O "outside" existe e transforma-se em realidade! Me sinto protagonista do filme: O Sexto Sentido.
Como é difícil trabalhar com música neste país. Estamos em uma época que a crença está em evidência e eu considero o rock and roll mais que um simples estilo de música, é uma ideologia. Mas então por que não funciona? Não consigo imaginar o heavy metal exposto na mídia comum. Perderia a graça do efeito underground... Cadê a atitude? Transformou–se em competição. E continua o sofrimento. Mas e a mídia especializada? Continua marcando o elo entre o under e o mainstream. Acho que todos já pensaram em um dia poder tocar em uma banda, mas poucos assumem isso prioritariamente. Mas não culpo os que a utilizam como hobby. Moramos em um país que pouco investe na cultura e o resultado é claro: Muitas bandas têm que pagar para poder aparecer para a cena, infelizmente. É óbvio que eu não concordo com tal situação, mas posso entender o desespero de uma banda que batalha há anos, e ao surgimento da oportunidade, não a deixa escapar. Nem a lei à favor dos músicos é mais respeitada.
Temos que implorar por um direito nosso. Isso é o mais desesperador. Existem mídias que realmente são exemplos em termos éticos e profissionais, mas não dá pra ajudar continuamente e em seguida falir.
Muita gente trabalha na área de produção cultural. É uma cadeia: o consumidor compra o produto porque não tem dinheiro, o trabalhador vende cd pirata, os músicos não recebem pela venda, que não repassam às gravadoras e agências de shows, que não tem condições de realizar eventos e acaba sobrando sempre para o ponto mais fraco, a banda.
Não existem culpados neste sistema vicioso. Além de tudo isso, o músico tem que ter aquela sorte grande, que surge através do contato certo no momento certo. É uma missão complicadíssima para os músicos brasileiros e conseguida por poucos. Tantas bandas brasileiras e sem o valor merecido no cenário nacional. Pode até a culpa ser do governo, mas... de um lado o desperdício, do outro, economia desesperadora. Parece que as coisas estão tornando-se mais transparentes, a corrupção está vindo à tona em todos os meios. Está difícil até ter hobby atualmente, quem dirá ser músico profissional. Os gastos são enormes.
O Brasill só tem 500 anos. Embora este texto pessimista, tenho esperanças que este país comece a entrar nos eixos em breve e que a cultura, principalmente dos headbangers seja tratada como uma forma de expressão e deixe se ser entendida como prejudicial e analisada com preconceito. Temos que nos mostrar desenvolvidos ao mundo, mas temos que ser realistas. É realmente o capitalismo selvagem sem saída, mas quero acreditar que a ética ainda exista.
Di Lallo é Guitarrista da banda de thrash metal Andralls e fanático por palhetadas!!!
Oficial Website: www.andralls.com.br
E-Mail: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
A banda brasileira que Bruno Sutter achou que não fosse de verdade devido técnica extrema
Randy Rhoads mantinha um curioso hábito em cada cidade que visitava
Kerry King, guitarrista do Slayer, acha que Black Metal norueguês é uma merda



Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Será que todo fã é um idiota? Quando a crítica ignora quem sustenta a música
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Confirmado: Axl Rose gosta de sorvete de baunilha



