Enfim mais uma boa safra do Rock Nacional
Por Anderson Nascimento
Postado em 23 de julho de 2004
Estamos finalmente passando novamente por um bom momento no Rock tanto aqui no Brasil como no resto do mundo. A boa briga entre EUA e Reino Unido vem trazendo boas surpresas como o Strokes & Frans Ferdinand. Lado a lado ainda correm as bandas australianas como o Vines com um dicasso-retrô e a banda Jet, magnífica surpresa e destaque no Rock in Rio Lisboa.
Em termos de Brasil, o Rock também está em alta, bandas com mais tempo de estrada como "O Rappa", "Skank", "Titãs", "Engenheiros do Hawaii", "Paralamas do Sucesso" e "Capital Inicial" lançaram seus últimos discos de estúdio voltados para o rock e dezenas de bandas relativamente novas estão pipocando por aí acenando para uma boa safra.
A banda "O Rappa" acabou surpreendendo a todos com um disco pesado e de sonoridade densa, letras muito bem sacadas e vem levantando com as músicas do disco "O Silêncio que precede o esporro", na minha opinião, uma obra prima.
Por outro lado, os mineiros do "Skank" optaram por caprichar na dose de Rock Inglês, algo bem prog que bebe da fonte de Beatles, Pink Floyd e Clube da Esquina, para o disco "Cosmotron" que acaba de ganhar uma versão em DVD.
Os "Titãs", deram uma boa respirada e sopraram de vez a poeira das últimas baixas na formação da banda, fazendo um bom disco, para compensar as besteiras do "A Melhor banda...". Apesar das já tradicionais baladas Titãnicas, o disco é bem agitado e roqueiro.
Os "Engenheiros do Hawaii", que lançarão em breve o seu "Acústico MTV", brindaram o público com um disco roqueiro e político, quase todo inspirado no clima gerado pela guerra no Iraque.
O "Capital Inicial", apesar de cada vez mais pop, ganhou um peso extra com a entrada do novo guitarrista e também traz uma sonoridade roqueira para suas letras pré-adolescentes.
Sobre as novas bandas, podemos notar que há um (bom) murmúrio vindo do sul do país, com uma safra de fazer inveja ao passado recente do Rock. Bandas como "Faichecleres", "Cachorro Grande" e "Relespública" estão apostando em um som a lá Jovem Guarda, bastante calibrado com Beatles e Stones. O interessante é que estas bandas vêm subindo o mapa do Brasil e arrebatando fãs de suas músicas e do estilo.
Os Faichecleres, de Curitiba, apostam em letras bem-humoradas, Jovem Guarda e rock’n’roll ao extremo. O Cachorro Grande, do Rio Grande do Sul, vêm trazendo em seu segundo disco (encartado com a revista Outracoisa) rock pesado, letras arrastadas e esporros potencializando o som dos Beatles e dos Rolling Stones. Já os também curitibanos da Relespública, trazem nos seus dez anos de experiência no underground, uma parcela maior de The Who, Jam e Ira!, aliás o próprio Nasi participa do disco mais recente da banda, e faz, com muita competência um rock que namora a jovem guarda e rock inglês.
Além de todos esses detalhes em comum, o que acaba aglutinando ainda mais esses grupos em, talvez, um novo movimento, é a energia que os seus shows possuem. Impossível ficar parado, os caras destas bandas em suas performances no palco. Difícil acompanhar com os olhos, sujeitos como Fábio Elias (vocal da Reles), Tuba (o baterista do Feichecleres) e (o vocalista do Cachorro Grande) .
É pessoal, é ver pra crer, mas com certeza, a largada para uma nova invasão de bandas sulistas está dada. Que seja assim, que dê certo, nós agradecemos!
Long Live Rock
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Clemente segue no CTI, informa novo boletim médico
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
King Diamond: o "Rei Satânico"
A maior banda de Heavy Metal de todos os tempos para David Ellefson
Two and a Half Men: Participações de astros do rock

Sepultura: Pavarotti gravou uma versão de "Roots Bloody Roots"?
CPM 22: Japinha rompe silêncio e fala sobre vazamento de conversas com fã de 16 anos
Marilyn Manson: "perdi tudo por causa de Columbine"
Lemmy: "as pessoas se tornam melhores quando morrem"
O grande nome do Rock que recusou chance de tocar no Woodstock; "Não gosto de hippies"
Marcelo Nova refuta declarações de Humberto Gessinger e imagem comprova o que ele diz



