Enfim mais uma boa safra do Rock Nacional
Por Anderson Nascimento
Postado em 23 de julho de 2004
Estamos finalmente passando novamente por um bom momento no Rock tanto aqui no Brasil como no resto do mundo. A boa briga entre EUA e Reino Unido vem trazendo boas surpresas como o Strokes & Frans Ferdinand. Lado a lado ainda correm as bandas australianas como o Vines com um dicasso-retrô e a banda Jet, magnífica surpresa e destaque no Rock in Rio Lisboa.
Em termos de Brasil, o Rock também está em alta, bandas com mais tempo de estrada como "O Rappa", "Skank", "Titãs", "Engenheiros do Hawaii", "Paralamas do Sucesso" e "Capital Inicial" lançaram seus últimos discos de estúdio voltados para o rock e dezenas de bandas relativamente novas estão pipocando por aí acenando para uma boa safra.
A banda "O Rappa" acabou surpreendendo a todos com um disco pesado e de sonoridade densa, letras muito bem sacadas e vem levantando com as músicas do disco "O Silêncio que precede o esporro", na minha opinião, uma obra prima.
Por outro lado, os mineiros do "Skank" optaram por caprichar na dose de Rock Inglês, algo bem prog que bebe da fonte de Beatles, Pink Floyd e Clube da Esquina, para o disco "Cosmotron" que acaba de ganhar uma versão em DVD.
Os "Titãs", deram uma boa respirada e sopraram de vez a poeira das últimas baixas na formação da banda, fazendo um bom disco, para compensar as besteiras do "A Melhor banda...". Apesar das já tradicionais baladas Titãnicas, o disco é bem agitado e roqueiro.
Os "Engenheiros do Hawaii", que lançarão em breve o seu "Acústico MTV", brindaram o público com um disco roqueiro e político, quase todo inspirado no clima gerado pela guerra no Iraque.
O "Capital Inicial", apesar de cada vez mais pop, ganhou um peso extra com a entrada do novo guitarrista e também traz uma sonoridade roqueira para suas letras pré-adolescentes.
Sobre as novas bandas, podemos notar que há um (bom) murmúrio vindo do sul do país, com uma safra de fazer inveja ao passado recente do Rock. Bandas como "Faichecleres", "Cachorro Grande" e "Relespública" estão apostando em um som a lá Jovem Guarda, bastante calibrado com Beatles e Stones. O interessante é que estas bandas vêm subindo o mapa do Brasil e arrebatando fãs de suas músicas e do estilo.
Os Faichecleres, de Curitiba, apostam em letras bem-humoradas, Jovem Guarda e rock’n’roll ao extremo. O Cachorro Grande, do Rio Grande do Sul, vêm trazendo em seu segundo disco (encartado com a revista Outracoisa) rock pesado, letras arrastadas e esporros potencializando o som dos Beatles e dos Rolling Stones. Já os também curitibanos da Relespública, trazem nos seus dez anos de experiência no underground, uma parcela maior de The Who, Jam e Ira!, aliás o próprio Nasi participa do disco mais recente da banda, e faz, com muita competência um rock que namora a jovem guarda e rock inglês.
Além de todos esses detalhes em comum, o que acaba aglutinando ainda mais esses grupos em, talvez, um novo movimento, é a energia que os seus shows possuem. Impossível ficar parado, os caras destas bandas em suas performances no palco. Difícil acompanhar com os olhos, sujeitos como Fábio Elias (vocal da Reles), Tuba (o baterista do Feichecleres) e (o vocalista do Cachorro Grande) .
É pessoal, é ver pra crer, mas com certeza, a largada para uma nova invasão de bandas sulistas está dada. Que seja assim, que dê certo, nós agradecemos!
Long Live Rock
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show
Sharon lembra primeira reação ao ver Ozzy Osbourne morto
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
Sonia Anubis denuncia abusos no Burning Witches: "Tratam músicos como lixo; pior que a Dogma"
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Alírio Netto quebra silêncio sobre Angra e fala se há planos futuros
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
A gambiarra que o AC/DC aprendeu quando veio ao Brasil para o primeiro Rock in Rio de 1985
As 10 melhores músicas instrumentais de guitarristas, segundo Joe Satriani


O hino do Rock que Max Cavalera odiava e só foi compreender quando ficou velho
Roqueiros conservadores: a direita do rock na revista Veja
Buckethead: guitarrista explica por que usa máscara e balde na cabeça
Nirvana: a história por trás da música "Smells Like Teen Spirit"
Freedom of Expression: o tema do Globo Repórter
GNR & Scorpions: entre os dez mais marcantes assobios da música



