Guns no Olimpo do rock
Por Daniel Corrêa Sanes
Postado em 06 de janeiro de 2004
Ame-o ou odeio-o, caro leitor, você tem que admitir: Axl Rose é um fenômeno do showbiz. Só pode ser. Senão, como se explica o fato de sua banda - que dispensa apresentações - não lançar um disco de estúdio desde 1993 e mesmo assim ainda ser idolatrado por tanta gente? E não estamos falando apenas daquelas pessoas que viveram o fenômeno Guns N'Roses na virada dos aos 80 para os 90. Há garotos de doze, treze anos que têm os gunners como seus ídolos. Pirralhos que molhavam as fraldas quando mr. Axl estava apenas começando a causar estardalhaço na cena americana.
"Sweet Child O'Mine" ainda hoje é um hit incontestável. Toca em rádios como se fosse a última da Kelly Key. E já tem nada menos que quatorze aninhos!!! Ou seja, o Guns angariou um bom punhado de fãs que sequer eram nascidos na época de Appettite for Destruction. Não é pouca coisa, se considerarmos que a banda praticamente não existe mais há uma década.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Para manter essa sobrevida, o que fez Axl Rose? Quase nada. Uma música mediana em trilha sonora de filme, um cover dos Stones não mais que passável e uma ameaça de retorno aos palcos em 2001 (que teve sua apoteose no Rock In Rio III). O tal Chinese Deocracy está engavetado há uns bons anos, e virou motivo de gozação. Tanto que os malucos do Offspring já cogitaram lançar seu próximo álbum com o mesmo título do disco que nunca saiu, em virtude da demora no lançamento da bolacha.
Enfim, em dez anos o Guns N'Roses não fez praticamente nada que motivasse a renovação de seu público. No entanto, a quantidade de fãs que o moribundo grupo de Axl conquistou nesse tempo é de dar inveja a muita banda que está na ativa.
A explicação para esse fenômeno pode parecer impossível, mas é lógica. O G N'R, queiram ou não seus detratores, deixou sua marca na história da música. Seja através de um punhado de pérolas do hard rock, seja através das atitudes polêmicas de seu fundador e único membro fixo, o grupo figura entre um dos mais populares de todos os tempos.
O Led Zeppelin durou pouco, mas virou lenda. The Doors, menos ainda, e nem por isso perdeu a aura cult em torno de Jim Morrison. Kurt Cobain precisou se matar para que seu Nirvana atingisse o patamar de banda definitiva dos anos 90. Se ignorarmos a inatividade de Axl e seus asseclas na última década e aceitarmos as comparações com as bandas citadas (embora elas devam causar indignação dos fãs destas), podemos acreditar que, daqui a vinte, trinta anos, o Guns N' Roses figurará entre uma das maiores bandas de rock'n'roll de todos os tempos. E Axl, quem diria, de imbecil mal-humorado poderá ser transformado em um herói rebelde incompreendido.
Com méritos ou não, isso pouco importa. O que interessa é que muitos dariam tudo para conseguirem lembrados dessa forma. E você, caro leitor que já foi a algum show dos gunners, poderá contar aos seus netos com orgulho semelhante a quem hoje se gaba de ter visto o Black Sabbath. Exagero? Só o tempo vai dizer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
O conselho que Rodolfo recebeu de vocalista de histórica banda de hard rock brasileira
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A melhor música de cada disco do Megadeth, de acordo com o Loudwire
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
Dave Mustaine afirma que Marty Friedman é incrivelmente talentoso, mas muito misterioso
Luis Mariutti anuncia seu próprio podcast e Rafael Bittencourt é o primeiro convidado
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
O hit dos Beatles que contém grande erro: "Uma das coisas mais idiotas que fizemos"
A pior década musical segundo Jeff Beck: "Até os lojistas cheiravam e te diziam como tocar"
Bayley, Wilson e Cherone: grandes erros na história de grandes bandas


Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Para Matt Sorum, Velvet Revolver poderia ter sido tão grande quanto o Guns N' Roses
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
O ódio de Slash que se transformou em orgulho por fazer parte do que veio pra mudar
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
A lenda do rock que Axl "queria matar", mas depois descobriu que era tão ferrado quanto ele
Quando perdemos o artista que, para Slash, era um dos maiores talentos musicais do século 20
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda



