Justiça manda Napster encerrar atividades
Postado em 27 de julho de 2000
Na audiência ocorrida ontem (26/07) em São Francisco, Califórnia, a juíza Marilyn Hall Patel entendeu que a troca de músicas por meio do Napster representa violação de direitos autorais 'por atacado' e determinou que a partir da meia noite de sexta-feira próxima (20:00 no horário de Brasília) a empresa deixe de disponibilizar para download todos MP3 aos quais não detenham autorização dos titulares dos direitos autorais para fazê-lo.
Na prática, isto significa que pelo menos 98% das canções disponíveis terão de ser retiradas do ar, o que conseqüentemente acarretará o total esvaziamente do sistema.
Enquanto o Napster alegava que seus usuários não estariam infringindo direitos autorais pelo fato de copiar as músicas para uso próprio, a RIAA, representante de empresas como a Universal Music, a Sony Corporation, a Warner Music Group e a EMI alegava que esta distribuição feita de forma massiva como vinha sendo (afinal o Napster já conta com mais de vinte milhões de usuários) colocava em risco as vendas de música no formato tradicional.
'Ficamos satisfeitos com a decisão, pois pavimenta o caminho que iremos trilhar de agora em diante na música on-line, ou seja, seguindo as mesmas regras que valem para a música off-line, ao mesmo tempo em que deixamos bem claro que ninguém pode se apropriar de obras protegidas por direitos autorais indiscriminadamente', disse o vice presidente da RIAA, Cary Sherman.
O Napster divulgou uma nota afirmando que o advogado de defesa, David Boies, já está recorrendo da decisão e espera revertê-la ainda hoje (27/07).
Enquanto isto usuários do programa já começaram a se manifestar, muitos querendo promover um total boicote à obra do Metallica, pois consideram que foi a banda quem desencadeou todo este processo ao resolver processar a empresa por uso indevido de suas canções.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sid Wilson foi demitido do Slipknot, noticia o TMZ
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
Com ex-membros do Type O Negative, Silvertomb anuncia "The Interpretation of Nightmares"
"Não acredite em tudo que você lê", afirma guitarrista do Slipknot
O álbum do Black Sabbath cujo sucesso surpreendeu Geezer Butler
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
A canção pop dançante que Lemmy colocou no nível dos maiores clássicos dos Beatles
Vocalista do Sonata Arctica convenceu Tuomas Holopainen a continuar no Nightwish
Tony Iommi responde se fará uma turnê para promover seu novo álbum "From the Dark"
5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
"Não preciso provar nada", afirma Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden
A música de David Gilmour no Pink Floyd que ele odeia e não ouve desde o lançamento
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
A melhor música da banda Dio, segundo o Loudwire
Blaze Bayley afirma que fazer turnês não é saudável
O dia que Ritchie Blackmore jogou futebol no Brasil e não deixou ninguém se dirigir a ele
Quando o gigante John Bonham revelou seu baterista favorito
O cantor tão bom que Eric Clapton ficou com vergonha e não cantou sua própria música



Quem é a verdadeira Sopa onde pousou a Mosca da canção de Raul Seixas
Hair Metal: Os maiores cabelos da história do rock pesado
Bandas: Por que ninguém está indo a seus shows?
As duas mulheres que conduziram a reunião do Guns N' Roses
Axl Rose conta por que fica saindo do palco o tempo todo nos shows do Guns N' Roses
Como uma gravação pirata acabou gerando o disco mais vendido do rock nacional



