Justiça manda Napster encerrar atividades
Postado em 27 de julho de 2000
Na audiência ocorrida ontem (26/07) em São Francisco, Califórnia, a juíza Marilyn Hall Patel entendeu que a troca de músicas por meio do Napster representa violação de direitos autorais 'por atacado' e determinou que a partir da meia noite de sexta-feira próxima (20:00 no horário de Brasília) a empresa deixe de disponibilizar para download todos MP3 aos quais não detenham autorização dos titulares dos direitos autorais para fazê-lo.
Na prática, isto significa que pelo menos 98% das canções disponíveis terão de ser retiradas do ar, o que conseqüentemente acarretará o total esvaziamente do sistema.
Enquanto o Napster alegava que seus usuários não estariam infringindo direitos autorais pelo fato de copiar as músicas para uso próprio, a RIAA, representante de empresas como a Universal Music, a Sony Corporation, a Warner Music Group e a EMI alegava que esta distribuição feita de forma massiva como vinha sendo (afinal o Napster já conta com mais de vinte milhões de usuários) colocava em risco as vendas de música no formato tradicional.
'Ficamos satisfeitos com a decisão, pois pavimenta o caminho que iremos trilhar de agora em diante na música on-line, ou seja, seguindo as mesmas regras que valem para a música off-line, ao mesmo tempo em que deixamos bem claro que ninguém pode se apropriar de obras protegidas por direitos autorais indiscriminadamente', disse o vice presidente da RIAA, Cary Sherman.
O Napster divulgou uma nota afirmando que o advogado de defesa, David Boies, já está recorrendo da decisão e espera revertê-la ainda hoje (27/07).
Enquanto isto usuários do programa já começaram a se manifestar, muitos querendo promover um total boicote à obra do Metallica, pois consideram que foi a banda quem desencadeou todo este processo ao resolver processar a empresa por uso indevido de suas canções.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Deep Purple compartilha fotos de reencontro com Ritchie Blackmore
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Ritchie Blackmore sobre o Deep Purple: "Nunca senti que fosse algo extraordinário."
Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
O músico com quem Eric Clapton subiu várias vezes ao palco, apesar de serem "incompatíveis"
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
De Europe a Entombed, 15 das melhores bandas da Suécia, de acordo com a Metal Hammer
Ouça regravação para "Beth", do Kiss, com Rick Wakeman no piano
O músico que Paul McCartney nunca quis nos Beatles: "Um pedido bastante simples"
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
Bruce Dickinson diz qual a primeira música que cantou após vencer a luta contra o câncer
O convite deselegante que Axl Rose fez para Alice Cooper gravar música do Guns N' Roses
O motivo que fez Clive Burr sair do Iron Maiden, segundo Steve Harris



Quem é a verdadeira Sopa onde pousou a Mosca da canção de Raul Seixas
Hair Metal: Os maiores cabelos da história do rock pesado
Bandas: Por que ninguém está indo a seus shows?
As duas mulheres que conduziram a reunião do Guns N' Roses
Axl Rose conta por que fica saindo do palco o tempo todo nos shows do Guns N' Roses
Como uma gravação pirata acabou gerando o disco mais vendido do rock nacional



