Metallica: Lavando roupa suja após a saída de Jason Newsted
Postado em 06 de março de 2001
James Hetfield: "Definitivamente não sou o sujeito mais inteligente da banda, portanto tentar argumentar não daria certo. Recorrendo à força tudo funcionava".
Jason Newsted: "Há cinco anos, a banda era nossa prioridade. Hoje, as famílias vêm em primeiro lugar. Até entendo isto - mas sou o único solteiro do grupo".
Kirk Hammett: "Crítica é algo com o qual sempre lidamos. Mesmo nossos fãs mais radicais nos criticam. Mas estamos preparados para isto. Pra dizer a verdade, isto nos dá forças para prosseguir."
Lars Ulrich: "Se você deixar de ser um fã do Metallica por eu não querer te dar minha música de graça, 'fuck you' - não quero que seja meu fã".
Estas são algumas das declarações dos integrantes do METALLICA que aparecem na edição americana da revista Playboy que estará nas bancas à partir de segunda-feira próxima (12/03).
As entrevistas foram feitas em janeiro, pouco antes da saída de Newsted, alegando "razões pessoais, aliadas ao desgaste físico sofrido durante os anos em que atuou na banda". Comentando sobre o assunto, o jornalista responsável pela matéria, Rob Tannenbaum, disse: "Não fiquei surpreso que Jason tenha deixado a banda. Apenas dois meses antes, passei um dia com cada um dos integrantes, e nunca encontrei um grupo tão briguento e dividido entre si. Cada um falava sobre a necessidade de seguir seu próprio caminho, porém o mais descontente de todos foi Newsted, que admitiu estar se sentindo sufocado, e acrescentou que não deixaria a banda por alguma outra, mas que faria isto para 'dar um novo rumo' em sua vida. Conforme uma pessoa próxima à banda, Newsted disse que deve se mudar para Montana (EUA) e ficar pelo menos dois anos sem tocar. Disse ainda esta pessoa que o choque entre Jason e Hetfield apenas 'antecipou os fatos' que ocorreriam cedo ou tarde".
Dentre as farpas que os membros trocam entre si, há coisas como Newsted dizendo que Hetfield possui um "alcance vocal limitado" e Ulrich dizendo que James é "homofóbico", enquanto o vocalista contra-ataca dizendo que Lars nunca foi um bom baterista e que "sequer tomava banho no início da banda nos anos 80", confessando ainda que ambos se envolviam em muitas brigas durante os ensaios. Apenas o guitarrista Kirk Hammett, praticante de Ioga, disse que nunca brigou com ninguém da banda.
Falando sobre o Napster, além da declaração de Lars Ulrich que se encontra no início do texto, há uma outra em que diz: "mas entenda, após vender 80 milhões de cópias, não sei o que fazer com todo o dinheiro que ganhei, portanto esta briga trata-se apenas de um direito de escolha pessoal, pois quero ser eu quem decide o que acontece com minha música. É evidente que o futuro aponta para o comércio de música online, mas o bom senso indica que isto será impossível com as pessoas trocando músicas entre si gratuitamente."
Outras revelações das entrevistas são que Lars estaria separado de sua mulher; Kirk teria sido abusado sexualmente na infância pelo seu pai e por um vizinho, e que teria tido sérios problemas com cocaína durante a turnê do "... And Justice For All"; e Hetfield teria feito terapia na época do lançamento do "Load" e com isto teria voltado a beber, porém de forma controlada.
A única "revelação" feita sobre o falecido Cliff Burton é que ele fazia muito sucesso com as "groupies", pelo fato de ser "bem dotado"...
Um porta-voz da Elektra Records disse que ainda não havia lido a matéria, portanto não teria elementos para comentá-la.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps