Paul McCartney pede calma a Yoko Ono em disputa
Fonte: UOL Música
Postado em 20 de dezembro de 2002
Por Sue Zeidler
LOS ANGELES (Reuters) - Num longo comunicado divulgado na quarta-feira, Paul McCartney desmentiu as sugestões de que Yoko Ono possa mover uma ação contra ele por ter invertido a ordem dos créditos em canções dos Beatles, em seu último álbum, adotando, em lugar do tradicional "Lennon-McCartney", a fórmula de "por Paul McCartney e John Lennon".
O novo álbum de McCartney, "Back In The U.S. Live 2002", traz 19 clássicos dos Beatles dessa maneira, e McCartney disse: "É muito barulho por nada. Não é motivo para ninguém esquentar a cabeça".
Alguns jornais indicaram que Yoko Ono estaria analisando a possibilidade de ir à justiça, mas seu porta-voz, Elliot Mintz, disse à Reuters que a questão não é legal e que Ono está tranquila por saber que o acordo fechado há 40 anos continua válido.
Segundo Mintz, McCartney já havia pedido a Ono para inverter a ordem dos créditos pelas canções e que ela sempre rejeitou o pedido, alegando que "um acordo fechado é um acordo". Mintz disse que, no caso de seu CD mais recente, McCartney não consultou Ono.
No comunicado que emitiu, McCartney disse que não se importa em desagradar a viúva de Lennon, mas que acha que é hora de esclarecer a verdade relativa "a essa disputa de longa data e um pouco tola".
Ele se queixa há muito tempo de que Lennon, por exemplo, não contribuiu para "Yesterday".
Ele disse que Lennon dividiu o crédito por cada uma das canções da dupla corretamente num artigo publicado na revista Playboy e que ele e Lennon concordavam inteiramente quanto a quem tinha composta o quê.
O próprio McCartney já definiu os créditos com precisão no livro "Many Years From Now", de Barry Miles.
Segundo McCartney, Lennon e Brian Epstein, o empresário dos Beatles, decidiram sozinhos que o crédito seria apresentado sempre como "canções de John Lennon e Paul McCartney".
"Eu disse: 'Que tal dizer McCartney/Lennon?' Eles responderam: 'Vamos fazer deste jeito por enquanto e podemos inverter a ordem em qualquer momento futuro, para ser justos", contou McCartney.
"Tranquilizado, deixei o assunto de lado e nossas canções ficaram sendo conhecidas como sendo de Lennon/McCartney, o que estava ótimo comigo", ele recordou.
Alguns anos mais tarde, porém, ele pediu a Ono para inverter a ordem dos créditos de "Yesterday" no CD "Beatles Anthology".
"Primeiro ela disse que sim, mas algumas horas depois ela me ligou e mudou de idéia", contou McCartney.
"Pessoalmente não vejo problema se as canções de John, tais como 'Strawberry Fields' e 'Help', são rotuladas 'por John Lennon e Paul McCartney' e as minhas, como 'Let It Be' e 'Eleanor Rigby', aparecerem como 'de Paul McCartney e John Lennon"', disse ele.
McCartney disse que é hora de pessoas como Yoko Ono terem um pouco de generosidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
Myles Kennedy explica recusa a teste no Velvet Revolver
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
O cantor sobre o qual Roger Daltrey e Pete Townshend discordavam; "me deu vontade de vomitar"
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Lars Ulrich elege o maior baterista da história; "Com todo o respeito a Neil Peart"
O ator vencedor de um Oscar que é fã do trabalho de Max Cavalera
A música que Ozzy gravou como piada e ficou apavorado que fosse lançada

Stewart Copeland lembra noite em que pagou mico diante de Paul McCartney
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
A canção que Bono diz que vem tentando reescrever durante toda a carreira
Quando o rock dos anos 2000 cansou de si mesmo e foi buscar respostas nos Beatles
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
O hit de George Harrison que fez Elvis Presley e Frank Sinatra encerrarem disputa com Beatles
Produtor de John Lennon sentiu uma enorme culpa após o assassinato do Beatle
O ex-beatle que Chris Cornell cresceu tendo como uma figura paterna



