Paul McCartney compra briga com Yoko Ono
Fonte: Terra Música
Postado em 19 de dezembro de 2002
Na segunda-feira, Yoko Ono mostrou sinais de que seus advogados estavam procurando meios de processar Paul McCartney. Isso tudo porque McCartney acredita que os últimos devem vir primeiro - e Yoko acredita que o ex-beatle quer é reescrever a história. McCartney, depois de 40 anos como segundo nome nos créditos das músicas dos Beatles, depois de John Lennon, resolveu virar a mesa e reverter a ordem do famoso "Lennon-McCartney".
No mais recente projeto de Paul, um CD duplo ao vivo, Back in the U.S. Live 2002, McCartney está em primeiro. No disco, estão incluídos 19 clássicos dos Beatles com os créditos "Paul McCartney e John Lennon". A confusão continua uma velha discórdia entre McCartney e a viúva de Lennon, Yoko Ono, que no passado acusou o baixista dos Beatles de "abrir uma caixa de Pandora" ao alterar os créditos das músicas.
"Não é uma divisão de créditos", insiste o assessor de McCartney, Geoff Baker, em Londres. "Não é Lennon ou McCartney. Mesmo que Paul tenha feito 95% ou mais nessas canções, ele não está pedindo que o nome de John seja retirado dos créditos. "Ele somente acha que seu nome deve aparecer primeiro". O assessor de Yoko, Elliott Mintz, discorda.
"Não existem dúvidas de que é uma tentativa de um revisionismo dos Beatles", disse Mintz nesta terça. "E vai parecer uma tentativa de reescrever a história". Mintz disse que Ono não tem planos de processar McCartney por causa da troca e que ela se sente "segura sobre o fato do acordo original Lennon-McCartney continuar de pé".
Essa briga interna nos Beatles - uma das muitas desde que a banda se dissolveu em 1970 - teve seu início sete anos atrás, apesar de ter sido iniciada com Yesterday. Quando os membros sobreviventes do grupo começaram a lançar a aclamada série Anthology em 1995, McCartney contactou McCartney sobre a mudança de crédito no single Yesterday.
Ono, a guardiã do legado de Lennon desde a morte de seu marido em 1980, não concordou. Ela e seu advogado não retornaram ligações para comentar o assunto. "Essa é na verdade uma das razões de não sermos grandes amigos", confessou McCartney em uma entrevista ao Reader's Digest no ano passado.
Ninguém dúvida que McCartney escreveu Yesterday sozinho ou que ele era o único beatle presente no estúdio na época da gravação. A história de McCartney acordando uma manhã com a canção em sua cabeça é parte da lenda dos Beatles, com o título provisório Scrambled Eggs.
Historiadores da música sugerem que McCartney, agora com 60 anos, ficou preocupado com seu lugar na história - como se a divisão das mais renomadas músicas da história do rock'n'roll não fosse nada.
É também um estranho caminho para McCartney focalizar: duetos musicais como Jagger e Richards, Leiber e Stoller e Rodgers e Hammerstein viveram muito bem com seus respectivos papéis nos créditos das músicas.
"Em um dado momento, Yoko ganhou mais com Yesterday do que eu", reclamou McCartney em uma entrevista de maio de 2001. "Não faz sentido, especialmente quando é a única música dos Beatles que nenhum outro membro teve nada a ver com sua composição e gravação", finaliza.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Iron Maiden saberá a hora de encerrar suas atividades, segundo Dave Murray
Os músicos que entrariam na pior banda do mundo da história, segundo Regis Tadeu
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Exodus lança a surpreendente "Goliath", faixa-título de seu novo disco
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" é um retorno às suas origens
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
A pior música de "Ride the Lightning", de acordo com o Heavy Consequence
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
Aprender inglês foi um problema para o jovem Tom Araya, segundo ele mesmo
Queen: a história por trás da canção "I Want to Break Free"


Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
As músicas dos Beatles que Eric Clapton não suportava ouvir
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
A fase dos Beatles que Jim Morrison mais adorava; "Eles eram autênticos e bem crus"
Joe Perry explica o erro dos Beatles que os Rolling Stones por pouco não cometeram
O cantor favorito de Paul McCartney: "Nada chega perto em termos de brilhantismo"
Djavan explica como os Beatles suplantaram com genialidade a bossa nova em sua própria base
As cinco maiores sequências de "na na na" da história da música, segundo a Far Out
Hits dos Beatles, Deep Purple e The Doors com riffs "roubados" de outras músicas
Nick Mason relembra o dia em que o Pink Floyd encontrou seus heróis: os Beatles



