Escândalo marca fim da lendária carreira de produtor musical
Fonte: Terra Música
Postado em 07 de fevereiro de 2003
A carreira de 40 anos de produtor de Phil Spector corre o risco de ser esquecida com o suposto envolvimento dele com o assassinato de uma atriz chamada Lana Clarkson.
Responsável por algumas das mudanças mais importantes do rock e do pop nos anos 60, Spector produziu faixas lendárias para os Beatles, Tina Turner, Sonny & Cher e muitos outros.
Ficou milionário aos 21 anos e lançou inúmeros grupos. Mas ele também sempre foi conhecido por ter um comportamento "perto do psicopático" e por carregar um arma. A morte de Clarkson há poucos dias na mansão dele, em Los Angeles, deve marcar o triste fim de uma lendária carreira na música.
Nascido no Bronx em 1940, Spector foi criado na Califórnia depois do suicídio de seu pai, aos 12 anos. Ele se envolveu com música na adolescência e, aos 20 anos, já tinha formado duas bandas diferentes e emplacado hits como "Spanish Harlem" e "Corinna, Corinna". Em 1962, começou a formatar a técnica de sobreposição musical que ficaria conhecida como Wall of Sound (parede sonora). A lista de sucessos que se seguiram é imensa.
Em 1966, ele já havia criado vários inimigos na indústria, mas acabou se envolvendo com o casal mais problemático da música, Ike e Tina Turner. Ele convidou apenas a cantora para gravar sua mais ambiciosa produção, River Deep, Mountain High, que acabou gerando mais dores-de-cabeça do que dinheiro. A experiência detonou uma crise no produtor, que passou os anos seguintes recluso em sua mansão em Hollywood, onde abusava constantemente de sua mulher, Ronnie Spector, do grupo The Ronettes. Segundo ela, Spector ameaçou matá-la várias vezes.
Em 1969, ele foi convidado por John Lennon para finalizar o disco Let It Be, que foi concluído depois da separação do grupo. Ironicamente, o álbum vai ser agora relançado sem interferências de Spector, que adicionou orquestras e solos de guitarras à produção original, que ele considerou pobre. O relacionamento com os Beatles azedou depois que ele também interferiu em trabalhos-solos de Lennon (Spector co-produziu Imagine e teria soltado tiros dentro do estúdio) e George Harrison.
Em 1980, ele foi convidado para produzir o disco End of the Century dos Ramones – o que virou uma experiência traumática para a banda punk. De acordo com os músicos, o produtor era obcecado com seu revólver e não deixava ninguém deixar o estúdio por até dois dias. Segundo a lenda da indústria da música, Spector sempre estava armado. Quando foi homenageado pelo Rock and Roll Hall of Fame, em 1989, ele subiu ao palco com três seguranças que mantinham uma das mãos no bolso, com os dedos no gatilho.
Sua última tentativa de sucesso foi durante os anos 90, quando resolveu produzir Céline Dion – outro projeto traumático. Ele abandonou o trabalho no meio reclamando da interferência dos assessores da diva: "Você não diz a Shakespeare como escrever uma peça", disse ele. Nos últimos tempos, continuou recluso e, em sua primeira entrevista em 25 anos (concedida ao jornal inglês Daily Telegraph dias antes do assassinato), revelou que estava se medicando contra a esquizofrenia e que sofria de bipolaridade.
Spector encontrou com Clarkson, uma atriz que trabalhou em filmes B como Barbarian Queen, no clube House of Blues (espécie de Hard Rock Café associado a outro gênero). Os dois foram para a casa dele e, horas mais tarde, o motorista ouviu disparos. O corpo dela foi encontrado caído na mansão e Spector foi preso, sendo libertado depois do pagamento de uma fiança de US$ 1 milhão.
O julgamento promete: o produtor contratou os serviços de Robert Shapiro, que defendeu O.J. Simpson, e o trabalho de sujar a reputação de Clarkson já começou. Como resultado de um esquema de relações públicas similar ao realizado com Nicole Simpson, a atriz vem sendo retratada na imprensa americana como uma possível drogada que trabalhava em "um clube de blues da Sunset Boulevard". Seu corpo passou por testes de drogas e é bem possível que Shapiro consiga fazer da vítima a verdadeira vilã da história. Assim como fez com Simpson, pode ser que ele consiga absolver Spector. Mas a carreira do produtor está definitivamente encerrada. O sonho realmente acabou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
A música do Motörhead que marcou Derrick Green, vocalista do Sepultura
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
Os dois fatores que assombravam os Beatles na gravação do último álbum "Let it Be"
Cinco clássicos do Rock que ultrapassaram 2 bilhões de plays no Spotify
O hit dos anos 1990 que fez muito sucesso e ficou maior que a banda que o gravou

Stewart Copeland lembra noite em que pagou mico diante de Paul McCartney
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
A canção que Bono diz que vem tentando reescrever durante toda a carreira
Quando o rock dos anos 2000 cansou de si mesmo e foi buscar respostas nos Beatles
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
O hit de George Harrison que fez Elvis Presley e Frank Sinatra encerrarem disputa com Beatles
Produtor de John Lennon sentiu uma enorme culpa após o assassinato do Beatle
O ex-beatle que Chris Cornell cresceu tendo como uma figura paterna



