Projeto recria o álbum do Pink Floyd em versão dub
Fonte: Folha de São Paulo
Postado em 24 de março de 2003
BRUNO NATAL RIBEIRO
free-lance para a Folha de S.Paulo
Alguém já disse que não se deve mexer nos clássicos. Porém, no aniversário de 30 anos de lançamento, o disco mais famoso do Pink Floyd, "Dark Side of the Moon", ganhou uma releitura. "Dub Side of the Moon" é sua versão reggae -dub, para ser mais exato. O responsável pela versão é um coletivo de músicos de Nova York, o Easy Star All-Stars, e o resultado dessa idéia que, de tão simples parece boba, é surpreendente.
Não se trata de uma remixagem das composições originais. As músicas foram inteiramente regravadas em estúdio para ganhar suas versões no ritmo jamaicano. O disco - produzido num período de dois anos por Michael Goldwasser e Victor "Ticklah" Axelrod, tido atualmente como um dos grandes nomes do dub e do reggae - conta com diversas participações especiais, destacando-se a do vocalista do The Wailers, Gary "Nesta" Pine, e a do trio The Meditations, em "Money" e "Eclipse" respectivamente. Em entrevista por e-mail, Victor Rice, baixista do Easy Star All-Stars, conta que a principal dificuldade da regravação foi conseguir manter o tempo exatamente igual ao original.
"O reggae é uma música muito particular. Foi doloroso encontrar a pegada certa para cada música sem perder nem alterar o tempo. Mas valeu a pena. É possível até mesmo escutar "Dub Side of the Moon" assistindo a "O Mágico de Oz" ", diz, referindo-se à suposta sincronia com o filme, do qual "Dark Side of the Moon" seria uma trilha sonora alternativa.
Os membros originais do Pink Floyd, incluindo Roger Waters, não interferiram na gravação. "A única participação do Pink Floyd foi também a mais importante: ter dado sinal verde para a regravação", conta Rice.
No entanto, embora todos os membros tenham recebido cópias do disco, não se sabe ainda se eles gostaram do resultado. Por aqui, Nelson Meirelles, produtor de bandas como Cidade Negra e O Rappa, considera que a fusão de Pink Floyd com reggae tem tudo a ver. "Sempre achei que o Pink Floyd tinha o DNA do reggae por vários motivos: pela economia de notas, pela proeminência das linhas de baixo e pelos efeitos de estúdio", afirma.
Na verdade, essa não é a primeira vez que os caminhos do rock psicodélico e do reggae se cruzam. O Grateful Dead já ganhou versões de seus clássicos em "Fire on the Mountain - Reggae Celebrates The Grateful Dead", volumes 1 e 2, discos de 1996 e de1997, com participações de Steel Pulse, Gregory Isaacs e Michael Rose, entre outros.
Victor Rice completa: "Escolher uma música ou disco para ganhar uma versão dub é, na verdade, uma atitude de respeito. Não há como melhorar "Dark Side of the Moon", só é possível celebrá-lo".
No exterior, o disco saiu em 18/2 e, por enquanto, não tem previsão de lançamento no Brasil. Mas a gravadora disponibilizou três músicas no site www.easystar.com: "Money", "Great Gig in the Sky" e "Us and Them".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
Tuomas admite culpa, mas descarta volta de Tarja ao Nightwish: "Não vai acontecer"
Brian May (Queen) admite ter mudado de ideia em relação à IA
Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
Baterista do Linkin Park toca música do Iron Maiden que nunca havia escutado
Shaman com Fabio Lione? Shamangra vai virar Shaman 4.0? Ibagenscast traz teorias
Como foi criado o efeito sonoro na abertura de "Runnin' With the Devil", do Van Halen
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
O cantor de power metal que aprendeu a cantar metal com Mariah Carey
Grave Digger anuncia novo álbum de estúdio, "Faces of Pain"
Dave Mustaine mudou de vida depois que se converteu; "Deus me enviou para o AA"
O álbum dos Mutantes que é uma vergonha completa, segundo Regis Tadeu
Brasileiros superestimam o Sepultura? Canal disseca mudança do show de despedida
Chris Cornell: relatório policial descreve últimas horas e morte
Kurt Cobain esteve na festa de lançamento do "Black Album" do Metallica
O hit do Capital Inicial composto por Renato Russo e inspirado na Virgem Maria

O álbum do Pink Floyd que David Gilmour gostaria de apagar completamente da memória
A música que David Gilmour vetou na reunião histórica do Pink Floyd
O disco do Pink Floyd que é o preferido de Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush
O sujeito que se passou por David Gilmour para escapar de uma conta de 500 mil
A traição do Pink Floyd que Roger Waters engoliu a seco e teve que aceitar
Palheta de ouro de "Dark Side of the Moon", do Pink Floyd está à venda por R$ 32 mil
Roger Waters explica porque separa John Lennon e Bob Dylan de um lado e Phil Collins do outro
Os 83 anos de Roger Waters: gênio criativo ou o destruidor do Pink Floyd?
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse



