Projeto recria o álbum do Pink Floyd em versão dub
Fonte: Folha de São Paulo
Postado em 24 de março de 2003
BRUNO NATAL RIBEIRO
free-lance para a Folha de S.Paulo
Alguém já disse que não se deve mexer nos clássicos. Porém, no aniversário de 30 anos de lançamento, o disco mais famoso do Pink Floyd, "Dark Side of the Moon", ganhou uma releitura. "Dub Side of the Moon" é sua versão reggae -dub, para ser mais exato. O responsável pela versão é um coletivo de músicos de Nova York, o Easy Star All-Stars, e o resultado dessa idéia que, de tão simples parece boba, é surpreendente.
Não se trata de uma remixagem das composições originais. As músicas foram inteiramente regravadas em estúdio para ganhar suas versões no ritmo jamaicano. O disco - produzido num período de dois anos por Michael Goldwasser e Victor "Ticklah" Axelrod, tido atualmente como um dos grandes nomes do dub e do reggae - conta com diversas participações especiais, destacando-se a do vocalista do The Wailers, Gary "Nesta" Pine, e a do trio The Meditations, em "Money" e "Eclipse" respectivamente. Em entrevista por e-mail, Victor Rice, baixista do Easy Star All-Stars, conta que a principal dificuldade da regravação foi conseguir manter o tempo exatamente igual ao original.
"O reggae é uma música muito particular. Foi doloroso encontrar a pegada certa para cada música sem perder nem alterar o tempo. Mas valeu a pena. É possível até mesmo escutar "Dub Side of the Moon" assistindo a "O Mágico de Oz" ", diz, referindo-se à suposta sincronia com o filme, do qual "Dark Side of the Moon" seria uma trilha sonora alternativa.
Os membros originais do Pink Floyd, incluindo Roger Waters, não interferiram na gravação. "A única participação do Pink Floyd foi também a mais importante: ter dado sinal verde para a regravação", conta Rice.
No entanto, embora todos os membros tenham recebido cópias do disco, não se sabe ainda se eles gostaram do resultado. Por aqui, Nelson Meirelles, produtor de bandas como Cidade Negra e O Rappa, considera que a fusão de Pink Floyd com reggae tem tudo a ver. "Sempre achei que o Pink Floyd tinha o DNA do reggae por vários motivos: pela economia de notas, pela proeminência das linhas de baixo e pelos efeitos de estúdio", afirma.
Na verdade, essa não é a primeira vez que os caminhos do rock psicodélico e do reggae se cruzam. O Grateful Dead já ganhou versões de seus clássicos em "Fire on the Mountain - Reggae Celebrates The Grateful Dead", volumes 1 e 2, discos de 1996 e de1997, com participações de Steel Pulse, Gregory Isaacs e Michael Rose, entre outros.
Victor Rice completa: "Escolher uma música ou disco para ganhar uma versão dub é, na verdade, uma atitude de respeito. Não há como melhorar "Dark Side of the Moon", só é possível celebrá-lo".
No exterior, o disco saiu em 18/2 e, por enquanto, não tem previsão de lançamento no Brasil. Mas a gravadora disponibilizou três músicas no site www.easystar.com: "Money", "Great Gig in the Sky" e "Us and Them".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos
A fria relação do Ultraje a Rigor com as outras bandas da cena, segundo Roger Moreira
O guitarrista preferido de James Hetfield; "ele me inspirou a querer tocar pesado"
Cinco bandas que gravaram apenas um disco de estúdio


A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
O show do Pink Floyd em que Roger Waters não sabia o que dizer, mas emocionou a plateia
Ouça a versão da banda punk britânica The Damned para "See Emily Play", do Pink Floyd
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
David Gilmour explica por que guitarristas não acertam solo de "Confortably Numb"
O famoso riff de guitarra que o Metallica teria copiado de clássico do Pink Floyd



