Fitas de áudio de Lennon e sua enteada serão leiloadas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: UOL Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 08/04/03. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

DENVER (Reuters) - Ele era um dos maiores astros do rock mundial e ela era apenas uma garotinha de 5 anos em 1969, quando eles se sentaram no chão e contaram histórias um para o outro com o gravador ligado .

767 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?5000 acessosDébil Metal: quando os fãs assustam os ídolos

Soa como uma atividade familiar comum, mas o homem era John Lennon e a garotinha era Kyoko Cox, a enteada que ele pouco conhecia.

Em 1969, os fãs temeram que os Beatles pudessem acabar. Mas, em lugar de comparecer à sessão de gravação marcada para a banda, Lennon tinha ido à Dinamarca com sua segunda mulher, Yoko Ono.

Eles foram ao país para visitar o ex-marido de Ono, o artista de vanguarda Tony Cox. Cox tinha apresentado Lennon a Yoko numa das exposições dela.

"Cox me disse que aquele foi o pior erro de sua vida", comentou Chris Lopez, o proprietário atual das fitas.

Ele tinha razão. Lennon e Ono se apaixonaram. Yoko se divorciou de Cox e seguiu-se uma briga acirrada pela guarda de Kyoko.

Por isso tudo, deve ter sido com alguma dose de receio que Lennon e Ono foram até a fazenda de Cox na Dinamarca sem anunciar a visita de antemão.

Durante as semanas seguintes, Lennon pôde conhecer sua enteada e gravou seis fitas de áudio das conversas que teve com ela. Nas fitas, o ex-Beatle canta, toca violão e chega a referir-se a Yoko Ono como "a rainha".

Percebendo que essas fitas algum dia teriam valor, Cox as guardou até 1995, quando as vendeu a Lopez, que vive em Denver, dizendo que o preço não devia ser divulgado.

Naquela época Cox estava vivendo em Denver trabalhando num filme. Ele e Lopez ficaram amigos. Quando Cox precisou de dinheiro e ofereceu as fitas a Lopez, este as aceitou na hora.

"Eu sabia que era uma coisa de valor", disse Lopez.

Das seis fitas gravadas, Lopez já vendeu quatro. Agora ele está oferecendo em leilão as duas últimas que, juntas, somam cerca de 45 minutos. As fitas estão disponíveis na MastroNet Inc., que leiloa objetos colecionáveis de alto valor.

Lopez diz que não ouviu as fitas muitas vezes. "A sensação é estranha", explicou. "É como ouvir uma voz que saiu do túmulo"

John Lennon foi morto a tiros por um fã enlouquecido em Nova York, em dezembro de 1980. Nas fitas, Kyoko -- hoje adulta e professora em Denver -- conta suas histórias a Lennon.

Preocupado com o uso de drogas na casa de Lennon e Ono, Cox fugiu com Kyoko. Yoko Ono passou 15 anos sem ter notícias de sua filha.

O porta-voz dela, Elliot Mintz, disse: "Yoko e sua filha voltaram a se encontrar há vários anos".

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

George HarrisonGeorge Harrison
Ronnie Von cometeu gafe e deixou de gravar com ele

767 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?243 acessosBeatles: singles natalinos serão relançados em dezembro865 acessosPipocando Música: 8 teorias de artistas que foram trocados965 acessosPaul McCartney: a máquina do tempo e as canções que não voltam mais0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

Rolling StoneRolling Stone
Site elege os 15 melhores álbuns homônimos

O endereço do RockO endereço do Rock
8 locais imortalizados em músicas famosas

Rock and RollRock and Roll
NME elege momentos mais controversos

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"


Débil MetalDébil Metal
Quando os fãs assustam os ídolos

MotorheadMotorhead
A gafe nazista de Lemmy em Nuremberg

Rock In RioRock In Rio
"O cara que quer ver o Metallica ou o Iron Maiden ama repetição"

5000 acessosInstagram: as fotos mais legais do perfil de James Hetfield5000 acessosEm 10/08/1993: Euronymous é assassinado por Varg Vikernes5000 acessosVinil: quais são os dez discos mais valiosos do mundo?2607 acessosÁlbuns: os discos de vinil mais vendidos nos EUA em 20145000 acessosOops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicos5000 acessosMastodon: a surreal história de como conheceram o Metallica

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online