O melhor baterista de todos os tempos, segundo Ringo Starr dos Beatles
Por Gustavo Maiato
Postado em 31 de outubro de 2023
Alguns membros do público em geral injustamente criticam o baterista dos Beatles, Ringo Starr, apesar de sua contribuição crucial para os Fab Four. Embora ele não fosse o artista mais chamativo e tentasse evitar solos, a presença discreta de Ringo permitiu que o restante da banda florescesse, tornando-o a pessoa perfeita para o papel.
Starr sempre estava feliz em deixar seus companheiros de banda receberem os elogios enquanto ele silenciosamente fazia o seu trabalho nos bastidores. Quando se trata da arte de tocar bateria, Ringo não procura alguém para roubar o show e torná-lo tudo sobre si mesmo. Em vez disso, é um baterista disposto a trabalhar para um bem coletivo maior.
Várias pessoas proeminentes apoiaram a habilidade de Ringo ao longo dos anos, mas Dave Grohl é talvez um dos que mais falam. O líder do Foo Fighters uma vez observou enquanto participava de um vídeo de homenagem a Starr quando ele foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame (via Far Out): "Defina o melhor baterista do mundo. É alguém tecnicamente competente, ou é alguém que se encaixa na música com seu próprio estilo? Ringo era o rei do estilo."
Por outro lado, Ringo acredita que Jim Keltner é insuperável e o baterista que ele considera seu favorito. Embora Keltner não seja um nome conhecido como John Bonham ou Keith Moon, seu currículo inclui trabalho com Bob Dylan, Neil Young, George Harrison, John Lennon, Leonard Cohen, Joni Mitchell, Tom Petty e Steely Dan.
Nos círculos internos da indústria da música, Keltner é considerado um músico de sessão da mais alta categoria, reputação ilustrada por seu notável currículo. Além disso, embora Starr seja um baterista, Keltner esteve envolvido na primeira turnê da All-Star Band em 1989 e continuou a fazer aparições esporádicas com os Beatles desde então.
Sua relação começou em 1973, quando Keltner apareceu no terceiro álbum solo de Starr, "Ringo", e desde então, sua parceria se tornou algo especial. Embora agora se apresentem juntos com menos frequência, Starr ainda admira muito seu colaborador frequente, a quem considera o melhor a já se sentar atrás de uma bateria.
Ringo disse ao USA Today: "Jim é o meu baterista herói de todos os tempos, ninguém é tão bom quanto ele - eu amo o Jim, e é isso".
Na mesma entrevista, Starr também elogiou Grohl, observando: "Vi Dave Grohl tocar direto. Ele estava fazendo backup em alguma festa, e estava fazendo isso direito. E eu fiquei tipo, OK, uau."
Starr não foi o único Beatle que admirou Keltner. George Harrison também o considerava um grande absoluto. Ao falar sobre seu álbum "Cloud Nine", que contou com Starr e Keltner, Harrison explicou sua decisão de empregar ambos os bateristas: "Eu sempre tive em mente quando fiz este disco, que gostaria de ter esses bateristas adequados e, mais ou menos, fazê-lo como eu fiz nos anos 60 e início dos anos 70, ou seja, Keltner e Ringo".
Ele continuou: "Os dois são perfeitos. Jim é um baterista de sessão muito talentoso, e ele sempre acompanhou ou se adiantou em relação à tecnologia, então Jim poderia muito bem sentar em sua bateria e tocar o que você precisar. Ao mesmo tempo, se você quiser que uma máquina toque, Jim pode tocar essa máquina como ninguém e fazê-la soar como baterias reais. Quero dizer, ele é chamado de 'Estenógrafo da Alma'."
Ouça abaixo a performance de Keltner na música "Knockin' On Heaven' s Door" de Bob Dylan.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps