Live 8: bootlegs, DVD, ausências, vendas e galhofas
Postado em 05 de julho de 2005
Menos de um dia após a transmissão do Live 8, inúmeros DVDs começaram a aparecer no eBay.co.uk, mas hoje (terça, 5 de julho) todos foram retirados a pedidos da British Phonographic Industry, embora ainda possam ser encontrados na correspondente americana, a eBay.com, mas com certeza permanecerão por pouco tempo online, já que a gravadora EMI supostamente pagou milhões de dólares pelos direitos autorais sobre o DVD oficial, que deve ser lançado em novembro.
Seja como for, desde a noite de sábado os bit-torrents já ofereciam vídeos e áudios em tudo quanto é formato possível e imaginável para download...
Ainda não se sabe qual será o conteúdo do DVD, já que o evento totalizou cerca de setenta horas de duração, pois foram realizados shows em dez países diferentes durante aproximadamente oito horas, envolvendo mais de 150 artistas/bandas: como curiosidade, a presença do AUDIOSLAVE, GREEN DAY e ROXY MUSIC na Alemanha, DEEP PURPLE e MOTLEY CRUE no Canadá e GOOD CHARLOTTE no Japão.
A única ausência notável do evento foi a do CROSBY, STILLS & NASH, que estava agendado para tocar em Berlin, já que o trio se encontra em turnê pela Europa, porém devido a problemas de logística acabou não comparecendo ao espetáculo, apesar dos esforços de David Crosby, que chegou a alugar um avião para tentar honrar o compromisso.
O site da BBC britânica está oferecendo fotos e entrevistas de boa parte dos participantes do evento, além de uma cobertura recheada de matérias e curiosidades: clique aqui para conferir (em inglês).
Curiosamente, boa parte dos participantes, principalmente dos shows em Londres, tiveram as vendas de seus álbuns catapultadas após o evento: no caso do PINK FLOYD, de acordo com a HMV, cadeia de lojas de discos da Inglaterra, as vendas dos CDs da banda aumentaram em mais de 1.300 por cento após a apresentação!
Por sinal, a quantidade de bandas que se ofereceram para tocar no Live 8 suplantou o tempo disponível, tanto que artistas do porte de MEATLOAF e STATUS QUO foram simplesmente "rejeitados" pela produção, que lhes oferecia a possibilidade de tocarem em algum dos outros lugares (foi o que aconteceu com o MÖTLEY CRÜE, que tentou embarcar no evento de Londres).
Diz-se que o grupo pop britânico SPICE GIRLS, que está se reunindo para um comeback, não teria sido aprovado por Sir Bob Geldof em pessoa, e se sabe que as meninas são muito famosas na Inglaterra; daí fica a dúvida: antes da apresentação do THE WHO, foi anunciado algo como "e agora com vocês, THE SPICE GIRLS!", isto seria uma galhofa com Townshend & Daltrey ou uma alusão ao suposto veto de Geldof?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps