O maior compositor do blues segundo Keith Richards: "No patamar de Muddy Waters"
Por André Garcia
Postado em 12 de outubro de 2024
Entre os vivos, Keith Richards é uma das maiores autoridades do mundo quando o assunto é blues — um dos pouquíssimos na prateleira de um Eric Clapton.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em 1994 Keith exaltou Willie Dixon.
"Que compositor! Quando eu estava começando a gostar de blues, me perguntava 'Quem compôs isso?' Peguei os discos de Muddy Waters e quem que tinha composto? Os créditos de várias das músiacas eram Dixon, Dixon, Dixon… Aí eu pegava os discos de Howlin' Wolf e era a mesma coisa: Dixon, Dixon, Dixon…"
Rolling Stones - Mais Novidades
"Ele foi a espinha dorsal da composição do blues pós-guerra — o definitivo. Pessoalmente, eu boto ele ao lado de Muddy Waters e John Lee Hooker, por exemplo. Vocês sabem, senhores... Willie, putz, que cara! Foi um prazer para nós dos Rolling Stones tocar as músicas dele. Willie Dixon é SUPERIOR!"
Nascido em 1915 e falecido em 1992, Willie Dixon foi uma lenda do blues que se diferenciou de nomes com o Muddy Waters e B.B. King por não tocar guitarra, e sim baixo. O que acabou contribuindo para que ele se tornasse um dos maiores riff makers do gênero.
Entre as faixas mais ouvidas dele no Spotify estão "Spoonful" (tocada pelo Cream) e "I Can't Quit You Baby" e "You Shook Me" (ambas tocadas pelo Led Zeppelin).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps