Roger Waters fala sobre nova Ópera Rock
Fonte: Último Segundo
Postado em 18 de novembro de 2005
Reuters
ROMA (Reuters) - Roger Waters fez a alegria dos fãs de rock quando tocou com o Pink Floyd pela primeira vez em 24 anos no Live8, em julho. Na quinta-feira, ele esperava encantar os fãs de música clássica com sua primeira ópera, que levou 16 anos para ser concluída.
O cantor, baixista e compositor de discos clássicos como "Dark Side of the Moon" e "The Wall" disse querer que sua ópera "Ça Ira", sobre a Revolução Francesa, tenha o mesmo impacto na pré-estréia mundial em Roma do que seus hinos do rock.
"É uma forma diferente, mas a intenção é a mesma, apenas tentando provocar uma resposta emocional, comunicar um sentimento", disse Waters numa entrevista à Reuters ao fim de um ensaio no Parque da Música, em Roma.
"Estou escrevendo para outras vozes, por isso é diferente. Não posso cantar esse tipo de coisa."
Waters começou a trabalhar na ópera em 1989 -- ano do bicentenário da Revolução Francesa --, quando os amigos Etienne e Nadine Roda-Gil, ambos já mortos, pediram que ele musicasse um libreto de autoria deles sobre os eventos históricos.
O músico conheceu o compositor francês Etienne em 1968, quando as revoltas estudantis abalaram Paris. O astro do rock, cuja carreira começou em meio à psicodelia dos anos 1960, minimiza o mito em torno daquela época, mas diz ainda acreditar na mudança revolucionária para melhor.
"Havia no final dos anos 60 uma noção de que, ao se fazer muito barulho, era possível mudar as coisas."
O desejo de mudança ainda permanece, diz ele, embora o idealismo dos jovens esteja atualmente sob o perigo de ser subvertido pelo fanatismo religioso. Apesar do lado obscuro de seu trabalho, ele ainda é um otimista.
Waters parece mais pessimista, no entanto, com relação ao restante do Pink Floyd. Ele chegou a processar os outros integrantes para que parassem de usar o nome da banda, mas não teve sucesso.
Apesar de terem tocado no Live8, numa campanha contra a pobreza no mundo, Waters diz duvidar que a banda volte a gravar em estúdio de novo.
A investida na ópera não significa que o jovial cantor de 62 anos esteja muito velho para o rock. Ele está trabalhando em dois novos álbuns e planeja uma turnê em 2007. Mas, por enquanto, espera que "Ça Ira" seja encenada de novo após duas apresentações em Roma esta semana.
"Recebemos uma carta do prefeito de Paris, dizendo que precisamos levar isso para Paris", disse Waters. Ele protagonizou um dos shows mais memoráveis da história em 1990, cantando "The Wall" na Potsdamer Platz, após a queda do Muro de Berlim.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Pepeu Gomes comenta convite para o Megadeth e fala sobre Kiko Loureiro
O vocalista em que Robert Plant teria se inspirado para criar seu visual e atitude no palco
Homossexualidade: 5 nomes da cena rock/metal que assumiram


O show do Pink Floyd em que Roger Waters não sabia o que dizer, mas emocionou a plateia
Ouça a versão da banda punk britânica The Damned para "See Emily Play", do Pink Floyd
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
O guitarrista dito "rival" de Robert Fripp que ganhou elogios do líder do King Crimson
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard



