Roger Waters fala sobre nova Ópera Rock
Fonte: Último Segundo
Postado em 18 de novembro de 2005
Reuters
ROMA (Reuters) - Roger Waters fez a alegria dos fãs de rock quando tocou com o Pink Floyd pela primeira vez em 24 anos no Live8, em julho. Na quinta-feira, ele esperava encantar os fãs de música clássica com sua primeira ópera, que levou 16 anos para ser concluída.
O cantor, baixista e compositor de discos clássicos como "Dark Side of the Moon" e "The Wall" disse querer que sua ópera "Ça Ira", sobre a Revolução Francesa, tenha o mesmo impacto na pré-estréia mundial em Roma do que seus hinos do rock.
"É uma forma diferente, mas a intenção é a mesma, apenas tentando provocar uma resposta emocional, comunicar um sentimento", disse Waters numa entrevista à Reuters ao fim de um ensaio no Parque da Música, em Roma.
"Estou escrevendo para outras vozes, por isso é diferente. Não posso cantar esse tipo de coisa."
Waters começou a trabalhar na ópera em 1989 -- ano do bicentenário da Revolução Francesa --, quando os amigos Etienne e Nadine Roda-Gil, ambos já mortos, pediram que ele musicasse um libreto de autoria deles sobre os eventos históricos.
O músico conheceu o compositor francês Etienne em 1968, quando as revoltas estudantis abalaram Paris. O astro do rock, cuja carreira começou em meio à psicodelia dos anos 1960, minimiza o mito em torno daquela época, mas diz ainda acreditar na mudança revolucionária para melhor.
"Havia no final dos anos 60 uma noção de que, ao se fazer muito barulho, era possível mudar as coisas."
O desejo de mudança ainda permanece, diz ele, embora o idealismo dos jovens esteja atualmente sob o perigo de ser subvertido pelo fanatismo religioso. Apesar do lado obscuro de seu trabalho, ele ainda é um otimista.
Waters parece mais pessimista, no entanto, com relação ao restante do Pink Floyd. Ele chegou a processar os outros integrantes para que parassem de usar o nome da banda, mas não teve sucesso.
Apesar de terem tocado no Live8, numa campanha contra a pobreza no mundo, Waters diz duvidar que a banda volte a gravar em estúdio de novo.
A investida na ópera não significa que o jovial cantor de 62 anos esteja muito velho para o rock. Ele está trabalhando em dois novos álbuns e planeja uma turnê em 2007. Mas, por enquanto, espera que "Ça Ira" seja encenada de novo após duas apresentações em Roma esta semana.
"Recebemos uma carta do prefeito de Paris, dizendo que precisamos levar isso para Paris", disse Waters. Ele protagonizou um dos shows mais memoráveis da história em 1990, cantando "The Wall" na Potsdamer Platz, após a queda do Muro de Berlim.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
Perry Bamonte, guitarrista e tecladista do The Cure, morre aos 65 anos
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Steve Harris reconhece qualidades do primeiro álbum do Iron Maiden
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O hábito de Galvão Bueno considerado inconveniente, segundo Paulo Ricardo
Bruce Dickinson: "O Iron Maiden é melhor que o Metallica"
Integrante do Metallica admite que a idade está pesando para dois deles

Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A semelhança entre Brent Hinds e David Gilmour, segundo baixista do Slipknot
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
O trabalho do Pink Floyd que Gilmour se sente "desconfortável" em tocar sem Waters
O influente guitarrista de rock psicodélico inglês comparado a Hendrix por Jimmy Page



