Roger Waters fala sobre nova Ópera Rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: Último Segundo
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 18/11/05. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Reuters

ROMA (Reuters) - Roger Waters fez a alegria dos fãs de rock quando tocou com o Pink Floyd pela primeira vez em 24 anos no Live8, em julho. Na quinta-feira, ele esperava encantar os fãs de música clássica com sua primeira ópera, que levou 16 anos para ser concluída.

5000 acessosPink Floyd: a banda sustentou a família da atriz Naomi Watts5000 acessosBlack Sabbath: a passagem de Ian Gillan pela banda

O cantor, baixista e compositor de discos clássicos como "Dark Side of the Moon" e "The Wall" disse querer que sua ópera "Ça Ira", sobre a Revolução Francesa, tenha o mesmo impacto na pré-estréia mundial em Roma do que seus hinos do rock.

"É uma forma diferente, mas a intenção é a mesma, apenas tentando provocar uma resposta emocional, comunicar um sentimento", disse Waters numa entrevista à Reuters ao fim de um ensaio no Parque da Música, em Roma.

"Estou escrevendo para outras vozes, por isso é diferente. Não posso cantar esse tipo de coisa."

Waters começou a trabalhar na ópera em 1989 -- ano do bicentenário da Revolução Francesa --, quando os amigos Etienne e Nadine Roda-Gil, ambos já mortos, pediram que ele musicasse um libreto de autoria deles sobre os eventos históricos.

O músico conheceu o compositor francês Etienne em 1968, quando as revoltas estudantis abalaram Paris. O astro do rock, cuja carreira começou em meio à psicodelia dos anos 1960, minimiza o mito em torno daquela época, mas diz ainda acreditar na mudança revolucionária para melhor.

"Havia no final dos anos 60 uma noção de que, ao se fazer muito barulho, era possível mudar as coisas."

O desejo de mudança ainda permanece, diz ele, embora o idealismo dos jovens esteja atualmente sob o perigo de ser subvertido pelo fanatismo religioso. Apesar do lado obscuro de seu trabalho, ele ainda é um otimista.

Waters parece mais pessimista, no entanto, com relação ao restante do Pink Floyd. Ele chegou a processar os outros integrantes para que parassem de usar o nome da banda, mas não teve sucesso.

Apesar de terem tocado no Live8, numa campanha contra a pobreza no mundo, Waters diz duvidar que a banda volte a gravar em estúdio de novo.

A investida na ópera não significa que o jovial cantor de 62 anos esteja muito velho para o rock. Ele está trabalhando em dois novos álbuns e planeja uma turnê em 2007. Mas, por enquanto, espera que "Ça Ira" seja encenada de novo após duas apresentações em Roma esta semana.

"Recebemos uma carta do prefeito de Paris, dizendo que precisamos levar isso para Paris", disse Waters. Ele protagonizou um dos shows mais memoráveis da história em 1990, cantando "The Wall" na Potsdamer Platz, após a queda do Muro de Berlim.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Pink FloydPink Floyd
A banda sustentou a família da atriz Naomi Watts

539 acessosRoger Waters: confira o vídeo de "Wait for Her"4295 acessosNando Moura: Pink Floyd - esquerdistas???1291 acessosRoger Waters: organização judaica acusa músico de ser antissemita0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Pink Floyd"

Pink FLoydPink FLoyd
Mason explica mensagem em The Wall

Os mais feiosOs mais feios
Gene Simmons, Lemmy Kilmister, Alex Van Halen...

Pra entenderPra entender
O que é rock progressivo?

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Pink Floyd"0 acessosTodas as matérias sobre "Roger Waters"

Black SabbathBlack Sabbath
Décadas depois a participação de Gillan causa espanto

CoincidênciasCoincidências
Imagens usadas por grandes bandas em outras capas?

HumorHumor
O que os fãs de rock pedem para beber em um bar?

5000 acessosMetallica: a letra que fez Hammett e Hetfield chorar5000 acessosOzzy x Sharon: conheça a mulher que supostamente causou a separação5000 acessosFotos de Infância: Max e Igor Cavalera, do Sepultura2736 acessosBeatles: Capivaras catarinenses recriam foto histórica de Abbey Road5000 acessosEm 28/12/2009: Morre Jimmy "The Rev" Sullivan, do Avenged Sevenfold5000 acessosTrouble: cena americana, religião, e Candlemass

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online