Syd Barrett assistiu e gostou de documentário
Fonte: AOL Música
Postado em 18 de dezembro de 2005
Rodrigo Coelho
Um dos maiores mitos do rock caiu por terra: o de que o ex-Pink Floyd Syd Barrett tinha perdido a sanidade a ponto de não poder mais ouvir falar de seu passado musical.
Barrett teria visto um documentário sobre ele, transmitido na TV britânica em 2001 e comentado com sua irmã que havia gostado do que viu, segundo o diretor John Edginton, responsável por Crazy Diamond.
"Sua irmã me disse que no dia seguinte à transmissão ela foi à casa dele", disse Edginton em entrevista publicada no site de outro ex-integrante da banda, Roger Waters.
"Syd disse a ela: 'passou um programa sobre mim na TV ontem à noite." "Foi bem interessante, gostei."
Ele teria gostado, em especial, de rever Mike Leonard, o dono da casa onde ele morava e de ouvir a canção See Emily Play, composta por ele e o maior sucesso comercial do início da carreira do Pink Floyd.
Edginton declarou que a irmã de Barrett disse que assistir ao programa ajudou o ex-Pink Floyd a melhorar o astral.
Gênio enlouquecido?
Syd Barrett é considerado uma das vítimas do consumo excessivo de ácido lisérgico dos anos 1960. Tido como gênio visionário por muitos, ele ajudou a definir a psicodelia do pop na metade da década.
O único álbum que gravou com o Pink Floyd, The Piper At The Gates Of Down, no qual compôs quase todas as músicas, é considerado um dos mais relevantes da década.
Pouco depois da gravação, Syd já consumia grandes quantidades diárias de ácido. Ao mesmo tempo em que parecia que a banda estava destinada a alcançar o sucesso de grupos como o The Who e Kinks o comportamento do cantor, líder, compositor e guitarrista se tornava cada vez um fardo para a banda.
Ele foi expulso do Pink Floyd no início de 68. Barrett tentou carreira solo mas seu processo de deterioração mental prosseguiu na virada da década.
Durante os anos setenta, o mito de Syd Barrett cresceu e virou tema central de um dos maiores sucessos do Pink Floyd, o álbum Whish You Were Here.
A idéia do gênio enlouquecido que poderia voltar a qualquer momento e revolucionar o pop nunca se materializou. No final da década, ele caminhou de Londres até a cidade de Cambridge, onde se refugiou com seus parentes e vive até hoje, tendo cortado completamente os vínculos com seu passado de celebridade.
Seus ex-colegas de Pink Floyd costumam dizer em entrevistas que não o procuram mais porque qualquer contato seria doloroso demais para ele, que depois passaria semanas até se recuperar.
Barrett vai completar 61 anos no início de janeiro.
A reunião do Pink Floyd para a apresentação no Live 8 foi outro acontecimento que, até então, era considerado improvável, devido a guerra judicial e o bate-boca via imprensa que se arrastava há cerca de vinte anos entre Roger Waters e o guitarrista David Gilmour.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta


Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
O guitarrista dito "rival" de Robert Fripp que ganhou elogios do líder do King Crimson
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Ninguém é perfeito: os filhos "bastardos" de pais famosos
A obra épica do Pink Floyd que é rejeitada pelo quarteto que a gravou


