"Chinese Democracy" em 2006? Quase impossível...
Fonte: Brave Words
Postado em 03 de dezembro de 2006
Informações do MTV.COM:
Em Outubro, representantes do GUNS N´ROSES informaram que o álbum "Chinese Democracy", sendo gravado e produzido por por 12 anos, e que já custou 15 milhões de dólares, seria lançado no final de 2006. "Sairá esse ano", insistiu Axl Rose, sempre que teve oportunidades, fosse em entrevistas ou em festas. Ele disse o mesmo no programa de rádio de Eddie Trunk em maio, e repetiu a mesmíssima coisa no VMA em 31 de agosto.
Fontes próximas a Rose dera vida às afirmações do líder da banda, e em fevereiro, mesmo Slash, ex-guitarrista do grupo, disse em uma rádio inglesa que achava que o novo álbum sairia esse ano; mas março foi a data sugerida. Fontes online especularam 21 de novembro como o aclamado dia do lançamento.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Com apenas um mês faltando para o fim do ano, a equipe de marketing do GN´R diz que não tem uma data em mãos. O futuro parece sombrio para os fãs que esperavam encontrar o pote de ouro no final do arco-íris.
A menos que haja um plano ultra-secreto de lançamento, o álbum teria de ser lançado sem a divulgação que um lançamento deste porte mereceria. Nenhum dos representante de vendas contactados pela MTV.COM estava a par de uma possível data de lançamento, e representantes da gravadora se recusam a afirmar que algo será lançado até o final do ano.
Carl Severson, ex-executivo da Roadrunner, explica: "O álbum não sairá em 2006, pois os anúncios para divulgação em revista já teriam de estar prontos e ter sido enviados para as editoras; se isso fosse verdade, a esta hora cópias do mesmo já teriam vazado. Comerciais de TV para apresentação no Natal também já teriam de estar editados." Segundo Severson, se o álbum fosse lançado realmente este ano, com tão pouco tempo para a campanha, "os resultados seriam patéticos".
Já José Mangin, diretor de programação da Sirius Satellite Radio, garante o não-lançamento do álbuim visto não ter recebido cópias promos de singles: "Atualmente, as rádios tocam promos de álbuns a serem lançados em fevereiro do próximo ano."
Claro que esse não é um álbum normal e Axl Rose deve imaginar um lançamento e promoção à sua própria maneira. À sua maneira estranha, o álbum vem sendo divulgado durante os últimos doze anos. O fato de não haverem informações precisas sobre ele é o motivo pelo mesmo ter se tornado tão famoso e esperado.
Como bem diz M. Shadows, do Avenged Sevenfold, "Chinese Democracy é o álbum não-lançado mais famoso do mundo; todo mundo o conhece, embora ninguém o tenha ouvido." Mas Shadows acha improvável que o álbum saia esse ano.
Já o guitarrista do AUDIOSLAVE, Tom Morello, comenta: "Vai ser lançado? Difícil dizer. Axl é obviamente talentoso... e confuso... uma combinação que cabe aos melhores vocalistas. Se ele puder superar seus medos sobre a expectativa levantada pelo álbum, e aspectos comerciais, ou qualquer que seja o problema, e apenas o lançar, todos ficaremos felizes em ouvir e seguir em frente com nossas vidas."
Enquanto a espera pelo álbum se mantém alta por 12 longos anos, alguns se perguntam por quanto tempo mais Rose conseguiria manter as expectativas de seus fãs com alarmes falsos antes que eles desistam de esperar.
Kelli Malella, da Metal Blade Records, diretor de publicidade, comenta: "Gostaria de dizer que acredito que ele saia este ano. Mas isso seria a quarta ou quinta vez que foi anunciado o lançamento. Uma parte de mim imagina que, eles estando em tour, o álbum deve sair logo. Mas eles já fizeram isso antes. Então se eu tivesse de apostar grana nisso, eu diria que seria adiado novamente. Mas sou um sujeito que tem esperanças."
E depois de tanta expectativa, seria possível o álbum não ser uma decepção? A resposta dos ouvintes às faixas que vazaram e foram tocadas nas rádios (antes que advogados exigissem que a transmissão das mesmas fosse encerrada) foi medíocre, no máximo. Nada de "Oh, meu deus, que maravilha!". Fãs não inundaram as linhas telefônicas ou caixas de e-mail das rádios.
"Faz alguma diferença agora?", pergunta Shawn "Clown" Crahan, do Slipknot. "Parei de olhar o calendário quando a formação original se separou. Aquela formação valia a pena. Era de verdade, mágica."
Carl Severson comenta: "Não existe nada tão bom que faça valer 10 anos de composição. Sabe porque Axl trocou de produtor tantas vezes? Porque o material não é bom o suficiente, e ele fica tentando achar alguém que possa consertar o mesmo."
M. Shadows complementa: "Acho que depois de um tempo, qualquer um fica inseguro. Para mim, a esta altura, não importa quão bom seja; muita gente vai dizer que não valeu toda a espera. Acho que vai ser um bom disco de rock, e acho que as pessoas devem esperar apenas o que ele pode ser. É apenas um álbum de rock, e não se deve esperar mais que isso ao ouvir o mesmo."
Tudo é possível com Axl Rose, inclusive outros doze anos de ajustes na produção. O álbum pode ser lançado amanhã, ou no Natal, ou na virada do ano, ou em 2010, ou nunca. É difícil não pensar que a mágica em torno de "Chinese Democracy", a espera ansiosa, a rebeldia quixotesca de Axl, são tão importantes, ou até mais, do que a música.
Mangin finaliza: "Axl é Axl. Ele vai fazer o que quiser. E eu respeito isso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
Quem era o gênio do Black Sabbath, de acordo com o baixista Geezer Butler
O álbum pesado de 1971 que Billy Corgan perseguiu a vida inteira
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
Jimmy Page renega o álbum apontado como seu favorito do Led Zeppelin
Com show no Brasil, High On Fire confirma primeira turnê pela América Latina
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
O hino do Rock que Max Cavalera odiava e só foi compreender quando ficou velho
A banda de rock que lidera vendas de vinil de segunda mão, segundo a OLX
Simone Simons: "Rammstein me faz querer mexer a bunda"


O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
A banda dos anos oitenta que Slash e Axl Rose não suportavam
O solo que Slash compara a fazer sexo e nunca se cansa de tocar
Casal é flagrado em ato libidinoso antes do show do Guns N' Roses no Download 2026
A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
O guitarrista mais rápido que Slash viu tocar; "literalmente explodiu minha cabeça"
O guitarrista que fez Slash pensar em largar tudo e vender seguro de vida
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo o Ultimate Classic Rock
A melhor música do século XX para Slash - acima de Led Zeppelin e Beatles
Axl Rose: Texto analisa rivalidade com Kurt Cobain
As 10 músicas do Heavy Metal que moldaram o gênero nos anos 80



