Matérias Mais Lidas


Joey Belladona: "fiquei sabendo pela internet"

Por Rodrigo Altaf
Fonte: Blabbermouth
Postado em 06 de fevereiro de 2007

O site BLABBERMOUTH.NET conversou com o cantor Joey Belladonna na quarta-feira, 31 de janeiro, sobre sua saída do Anthrax e seus planos futuros. Segue uma transcrição do chat:

(NOTA: esta matéria foi feita antes da publicação da transcrição do chat realizado pelo fã-clube do ANTHRAX)

Scott Ian [guitarrista do ANTHRAX] disse em uma declaração oficial lançada em 24 de janeiro que o ANTHRAX foi convidado a abrir um show de uma grande banda e que você decidiu não ir adiante. É justo dizer que foi você que tomou a decisão de acabar com tudo isso? Foi você quem decidiu sair da banda?

Anthrax - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Joey Belladonna: "Cara, tudo o que sei é que eles escreveram uma carta e recebi uma ligação. Se eles acreditavam que tínhamos a oportunidade de continuar não sei, eles apenas escreveram a tal carta. Não me importa o que eles digam nesse momento. Você tem que se lembrar - a banda é deles, a decisão é deles. Eles tomam a decisão. Não me importa o modo como eles o descrevam. Foi sempre assim desde o primeiro dia. E se não for da maneira deles, é assim que eles tomam a decisão, sabe?"

Quando você diz que recebeu uma carta…

Joey Belladonna: "Aquela carta de que estou falando — aquela [do Scott Ian que foi postada] no Blabbermouth. Eu nem sequer sabia que alguma coisa havia sido feita oficialmente naquele ponto até que vi aquilo. Foi então que eu presumi 'Ok, agora estamos completamente terminados'. Fazendo um retrospecto, a gente foi mais longe do que eu pensei que pudéssemos ir nessa reunião. Todo mundo quer ir devagar quando você está fazendo esse tipo de coisa. Ninguém chegou e disse 'Ok, vamos fazer isso por quanto tempo, porque eu tenho que saber, porque tenho que fazer planos, ou não vou poder fazer isso ao menos que tenha certeza'. É como namorar alguém - 'Tenho que saber que você vai ficar comigo pra sempre'. Não foi assim - ninguém sabia o que estava acontecendo. Meu Deus, pouco antes dessas cartas saírem, li alguma coisa sobre o Charlie, em uma das revistas [Nota: referindo-se a uma entrevista na revista Metal Edge publicada em agosto de 2006], dizer, 'Tenho saudade do John [Bush, ex cantor do ANTHRAX],' e de como ele queria tocar com ele [novamente], e eu, 'Meu Deus, que diabos eles estão falando?' Tem todo tipo de coisa. É bom esforçar-se quando você consegue trabalhar as coisas juntos. A gente não estava confirmando nada em específico — fizemos o máximo possível, e acho que fomos muito mais longe do que pensavam que iríamos, acho eu, talvez. Novamente, não sabia se eles estavam abrindo uma porta pra ser uma banda totalmente nova — ninguém realmente discutiu isso; queríamos apenas sair e fazer um bom trabalho, tocar como uma banda, e se algo [mais] acontecesse, teria sido ótimo."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Então a que o Scott está se referindo quando ele diz "Os problemas que estavam lá não puderam ser consertados, não importa o quanto tentássemos?"

Joey Belladonna: "Não tenho idéia de que problemas ele está falando. Quero dizer, diabos, os problemas deles poderiam ser outros problemas. Meus problemas poderiam ser problemas que não são problemas. Eu não sei…"

Houve questões relativas às composições [do novo material em que a banda estava trabalhando]?

Joey Belladonna: "Nós nem chegamos lá. Eu nem cheguei até esse ponto. Eu nunca nem mesmo falei oficialmente com esses caras [sobre compor um novo álbum] durante aquele tempo. As únicas vezes em que você ouvia falar sobre [novas] músicas, era como, 'Yeah, seria ótimo gravar um álbum.' ou 'lançaremos um disco.' Claro que eles lançarão um disco. O ANTHRAX é uma banda, não importa se há dois outros caras ou três outros caras, eles lançarão um disco. Como eles estão fazendo agora. É tipo, 'Se você não está dentro, então ele vai estar'. E 'Se ele não estiver dentro, outro vai estar.' Volte atrás apenas um segundo, e pare pra pensar... Onde está o Danny [Spitz, guitarrista] nessa coisa toda? Quero dizer, esqueçam de mim..."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Quando Charlie diz, "Eu tentei muito fazer as coisas funcionarem e gastei horas e horas em ligações telefônicas ou, como eu costumo falar, 'terapia,'" do que ele está falando?

Joey Belladonna: "Não sei do que ele está falando."

Vocês gastaram horas e horas ao telefone tentando fazer as coisas funcionarem?

Joey Belladonna: "Eu não. Quero dizer, ele conversou comigo, conversou com minha esposa, conversou com todo mundo. Digo, isso é apenas parte de se estar em uma banda, de qualquer modo. Nós nem nos falamos tanto assim, acredite. Não há tanto pra se falar. Digo, se eu converso com você e você quer tocar nos assuntos, mas se não for do jeito que você quer... Qualé! Você sempre trabalha e discute as coisas se quiser — se puder. Não sou de jogar as coisas no ventilador, não vou fazer isso - simplesmente não faço; nunca fiz e nunca farei. Digo, se você voltar atrás, nunca remoí as coisas antigas; realmente não me importa. Quero dizer, se você quer entrar nessa, há muita coisa que foi contra a minha vontade anos atrás, mas você acha que eu me importei quando voltei pra banda? Não tem nada a ver com isso, de jeito nenhum."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Estou apenas intrigado para saber qual exatamente foi a razão. Porque parece muito improvável que eles...

Joey Belladonna: [interrompendo] "Você nunca vai saber. E se souber, será uma opinião de apenas um dos lados, então..."

Há alguma razão que você imagina que tenha sido o problema? Algo foi mencionado a você que os caras tinham que resolver antes da coisa ir adiante? Porque o Scott está dizendo que foi oferecida uma turnê...

Joey Belladonna: [interrompendo novamente] "Haviam turnês sendo oferecidas o tempo todo. Olha, excursionamos diversas vezes. Estávamos trabalhando na turnê do [ROB] ZOMBIE em outubro, antes tínhamos ido ao Japão, e não nos tinham oferecido muita coisa. Naquele ponto imaginei que estivéssemos em um hiato, não sabia o que estava acontecendo até que o show do Japão apareceu. Digo, se você tem um show ou não, tenta… Você se certifica do que diabos está fazendo antes de... você simplesmente nâo faz as coisas o tempo todo. E é tudo o que fazíamos. Você tem que avaliar as coisas um pouco, também, quando está fazendo as coisas. As pessoas batem à sua porta e dizem 'vamos, seu carro está ligado. Vamos lá.' Você tem que avaliar o que está fazendo o tempo todo. Quando não é a sua banda, você tem que saber o que está fazendo. Não simplesmente conduzir as coisas às cegas".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Quando foi a última vez que você teve uma conversa com o Charlie ou Scott sobre sua situação na banda?

Joey Belladonna: "Só falei com o Charlie, e falei com ele talvez... não sei, talvez um mês atrás? Dois meses? Um mês e meio atrás?"

E na última vez que você falou com o Charlie, foi basicamente "estamos terminados," ou isso não foi sequer discutido naquele ponto?

Joey Belladonna: "Nós na verdade não sabíamos. Estávamos tentando entender o que e como podíamos conduzir tudo. Não se fica sabendo das coisas de um dia para o outro. Não é tudo assim no preto e no branco. Imagino que, se você está junto... lembre-se, estive com esses caras por oito, nove, dez anos, e saí durante treze, então aqui estou voltando e é simplesmente... você quer saber... as pessoas diriam 'Pra começar, por que você voltou?' E eu digo, 'Por que não? O que você acha, que eu não iria fazê-lo? Claro que eu iria!' Acho que fiz um bom trabalho com eles. Tudo foi bem. Então não posso reclamar."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6

Então você está dizendo que nunca houve uma conversa sobre você entrar lá e compor, ou ajudar a compor, material para um novo álbum?

Joey Belladonna: "Ele [Charlie] mencionou isso naquela conversa ao telefone, mas não foi algo tipo, nós sentamos para conversar e eu saí com certeza de que faria um disco. Digo, havia uma possibilidade de gravarmos um álbum. Mas quem garante que eu estaria lá quando eles fossem gravá-lo? Nós não sabemos, nunca discutimos a fundo nesse tipo de coisa. Digo, não há maneira possível... não sei o que aconteceria. Não me lembro de nenhum cenário desses pra descrever pra você. Eles estavam começando [o processo de composição] propriamente dito."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Então quando o Scott diz que você não estava a fim de seguir adiante, ele está mentindo?

Joey Belladonna: "Scott escreveu aquilo — você nunca ouviu da minha boca que eu não queria seguir adiante. Estava fazendo outras coisas. Digo, se ele diz que eu não quero ir adiante, acho que eu não vou adiante. Eles podem dizer o que quiserem."

Então se você pudesse decidir agora, você estaria gravando um novo álbum com os caras e tentando fazer a coisa funcionar?

Joey Belladonna: "Se tudo fosse confiável em todos os aspectos? Se tudo estivesse alinhado, você diz?"

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Sim.

Joey Belladonna: "Bem, sim, imagino que sim."

Quando você diz "Se tudo estivesse alinhado", há algo em particular a que você esteja se referindo?

Joey Belladonna: "Você tem que ter tudo em linha reta. Se alguém te diz que você vai a algum lugar fazer algo, você tem que saber o que está fazendo. Você tem que ter certeza do que está acontecendo. Como eles disseram, eles queriam andar a passos curtos, [e] os passos têm que ser certos. Novamente, não é a mnha banda, eu não dou as cartas. Então não posso começar a ditar o que vai acontecer. Pra você ditar o que vai acontecer, você tem que ouvir e entender a situação para decidir o que fazer. Acho que depois da terceira vez você tem o direito de ver como as coisas acontecem. Não sei sobre você, mas se você faz as coisas, vai lá e assume."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Houve alguma exigência sua para continuar que eles não tenham atendido, que você imagina ter sido a causa que os levou a cancelar tudo?

Joey Belladonna: "Eu não faço exigências. Não sou desse tipo. Não fico sentado ditando ordens."

Então você não imagina nada — qualquer coisa que você tenha feito que levou esses caras a basicamente assumir que você não queria ir em frente?

Joey Belladonna: "Tenho certeza de que se não está a favor deles, eles vão em frente. E realmente não me importo em tentar entender isso.

Foi uma questão financeira?

Joey Belladonna: "Não. Financeira? Qual é, gente! Pensem por um minuto. Leiam sobre essa turnê imensa que era para eu estar fazendo. Qualquer um não entraria nessa? Digo, é um bom sinal de que não era uma questão financeira, com toda certeza. Não tem nada a ver com isso. E eu nem sei o que é isso e mesmo se isso era, abre aspas, positivamente verdadeiro ou se era… veja, eu não sei sobre isso. Então não, não é um problema financeiro. É tudo junto. Você precisa saber o que está fazendo. Digo, você tem que ter o controle… o controle do que você está fazendo."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Vocês dois [você e Danny] descobriram através da internet [que a reunião tinha acabado]? Quando o Scott lançou aquele comunicado, foi a primeira vez que vocês ouviram falar disso?

Joey Belladonna: "Sim, um amigo me ligou, dizendo: 'você leu aquilo no Blabbermouth? O Scott disse que tudo acabou.' E eu, 'Uau! Sério? Onde você viu isso?' E claro, eu não fico muito online — eu quase nunca uso o computador."

Então foi a primeira vez que você ouviu que não era mais parte de tudo?

Joey Belladonna: "Sim. Digo, oficialmente — direto e reto …"

E o Danny comentou com você que estava igualmente surpreso [de ouvir sobre isso]?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Como consegui viver de Rock e Heavy Metal

Joey Belladonna: "Ele apenas… acho que ele estava dizendo que gostaria de… eu realmente não quero falar por ele. Ele apenas ligou e disse: 'estou vendo alguma coisa online. O que está acontecendo?' Eu disse 'Não sei, cara. Talvez a gente devesse descobrir.' [Risos]"

Tudo isso parece muito, muito estranho.

Joey Belladonna: "Sim, é uma coisa muito estranha. Sempre será estranho. E é muito duro. Vai continuar confuso. Eu ainda, até hoje, não sei porque tivemos que chegar a isso. Todo mundo está dizendo: 'bem, nós temos que seguir em frente. Fazer algo novo. Arrumar outro vocalista. Vamos ser diferentes. Vamos tentar algo atual.' Obviamente quando eu voltei as coisas estavam bem. Digo, é como você falou, é como se nada fosse diferente, era tão bom quanto era há muito tempo atrás. Nada contra o que eles fizeram – ótimo, vocês tentaram — mas sabe, cara, a gente tinha algo que era realmente muito bom. Mas acho que isso faz parte de se estar em uma banda que gosta de experimentar."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Não está claro que o John Bush vai voltar, e há rumores de que ele pode não querer…

Joey Belladonna: "É o que eu ouvi falar, mas mesmo assim, você ainda tem aquela sensação que fica chata depois de um certo tempo, como se nós dois fôssemos reservas de um time, e isto é uma merda."

Você acha que as intenções deles eram genuínas quando eles decidiram voltar com você?

Joey Belladonna: "Imagino que sim. Digo, acho que era o aniversário de 20 anos, tinha isso, tinha aquilo. Não vou nem especular sobre todas as possibilidades. Eu sempre dizia 'Por que não?' também. Eu dizia, 'Talvez haverá um dia, talvez. O quão legal seria isso?' E foi isso que fizemos."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Vocês se davam bem na estrada? Houve muitas brigas?

Joey Belladonna: "Não, não. Era muito parecido com o que foi no passado. Todo mundo é individualista, todo mundo é diferente, todo mundo é adulto e tem diferentes amigos, atividades e hábitos, isso e aquilo. É um negócio, cara. É isso que é."

Você agora está fazendo alguns shows solo.

Joey Belladonna: "Sim, cerca de 10. Imagino, uns 10 mais ou menos."

Alguém me disse que você está também tocando bateria [além de cantar]?

Joey Belladonna: "Não, na verdade estou [apenas] cantando. É um quarteto."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

É uma nova formação?

Joey Belladonna: "Novíssima. Eu estava ajeitando isso no mês passado."

E você vai tocar a maioria do material do ANTHRAX?

Joey Belladonna: "Não. Na verdade, outro dia eu toquei em sua maioria versões originais e apenas uma música do ANTHRAX, mas eu faço muita coisa do ANTHRAX mesmo assim, mas nem cheguei a tocar tudo outro dia, já que o setlist era mais curto por ser uma abertura para o OVERKILL, METAL CHURCH e MELIAH RAGE então chegamos e mandamos em sua maioria versões originais e apenas uma música do ANTHRAX."

Então você está confortável com o que está fazendo agora? É isso que você pretende fazer no futuro ou tem outros planos?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Joey Belladonna: "Nesse ponto ainda é muito cedo, [mas] imagino que quando uma porta se fecha, você vai em frente e descobre outra coisa e abraça isso. Eu gosto de fazer isso [shows solo]. Tenho muitas músicas que são confortáveis para eu cantar e gosto da direção que tomei. Quanto a outros projetos, eu recebo e-mails aqui e ali, como sempre recebi e conversamos sobre todo tipo de coisa, mas frequentemente a situação é difícil, porque você tem que planejar e descobrir o que as pessoas realmente querem fazer. Eles querem realmente tocar ou...? Mas digo, eu gosto de fazer uma coisa, se eu puder fazê-lo... o ANTHRAX, quando estávamos juntos, eu me dediquei por inteiro — não estava por aí fazendo seminários, dublagens e toda essa babaquice, todo esse tipo de coisa — era ANTHRAX pro que der e vier. Agora eu estou me dedicando de corpo e almar para os shows solo."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Rodrigo Altaf

Mineiro nascido em 1974, esse engenheiro civil que vive e trabalha no Canadá começou a ouvir heavy metal aos dez anos, após acompanhar o Rock in Rio I pela televisão. Após vários anos sem colaborar pro Whiplash.Net, está em busca de todos os shows possíveis em Toronto. Entre suas influências estão Iron Maiden, Van Halen, Rush, AC/DC e Dream Theater.
Mais matérias de Rodrigo Altaf.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS