Scott Ian conta como foi o dia que Dave mustaine foi demitido do Metallica
Por André Garcia
Postado em 10 de abril de 2022
No começo dos anos 80, mas especificamente entre 1982 e 83, ainda não existia Megadeth, então o guitarrista Dave Mustaine tocava no Metallica. Guitarrista solo da banda, ele era uma de suas maiores forças criativas, mas sua passagem durou apenas 11 meses por conta de sua bebedeira e péssimo comportamento.
O site Ultimate Classic Rock garimpou as biografias de alguns dos envolvidos no caso para reconstituir como foi o fatídico dia em que Mustaine foi chutado da banda.
Um cara que acompanhava o Metallica de perto naquele período era Scott Ian, guitarrista do Anthrax. Em sua autobiografia, ele revelou que, embora Mustaine estivesse longe de ser o único a abusar do álcool, ele se tornava maldoso quando o fazia:
"Eles [o Metallica] eram todos companheiros de bebida e faziam m*erda, mas Dave era ainda pior. Quando estava muito bêbado, ele conseguia ser absolutamente escroto. Tarde da noite, ele jogava pilhas de lixo na porta das salas de ensaio das outras bandas. Quando elas chegavam no dia seguinte, encontravam a porta coberta por uma montanha de lixo. Todo mundo sabia quem tinha sido, porque o Metallica era a única banda que dormia lá, então todos aqueles músicos batiam na porta do Metallica querendo dar porrada neles."
Em sua própria biografia, Mustaine disse que o que selou seu destino na banda foi uma briga que chegou às vias de fato entre ele e James Hetfield, que se meteu numa briga entre Mustaine o então baixista Ron McGovney: "Eu dei um cruzado de direita que acertou bem no meio da cara de James, enchendo a boca dele de chicletes ensanguentados."
O Metallica estava fato de Dave e, pelas costas dele, no primeiro dia de abril Kirk Hammet, guitarrista do Exodus, foi chamado para fazer um teste. Se havia alguma dúvida em relação a fazer a troca, ela desapareceu no show seguinte, no dia 9 de abril.
Ian Scott estava na passagem de som do Vandenberg, que tocaria com o Metallica, e testemunhou Dave bêbado "berrando que eles eram uns m*rdas e mandando eles saírem da p*orra do palco". Decididos a se livrar do guitarrista de uma vez por todas, o Metallica comprou uma passagem só de ida para Los Angeles e esperou que ele bebesse até apagar.
"Eles o acordaram quando estava quase desmaiando e o demitiram", escreveu Ian. "Ele já estava arrumado quando apagou, de forma que a banda não teve que vestir ele. Eles juntaram as coisas dele numa sacola e o botaram no ônibus sem saber nem o que estava acontecendo."
Após a demissão Dave Mustaine, com sangue nos olhos, jurou que faria uma banda de thrash metal melhor que o Metallica. Assim nasceu o Megadeth. E o resto é história!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps