Geezer Butler: "difícil tocar algumas músicas"
Por Rafael Alexandre Tamanini
Fonte: Classic Rock Revisited
Postado em 02 de fevereiro de 2007
Jeb Wright, do Classic Rock Revisited, recentemente conduziu uma entrevista com Geezer Butler, baixista do BLACK SABBATH / HEAVEN AND HELL. Alguns trechos seguem abaixo:
Classic Rock Revisited: Quando foi a primeira vez que você ouviu falar (da possibilidade da turnê "Heaven and Hell")?
Geezer: "Eu sabia que Tony [Iommi] havia se encontrado com Ronnie [James Dio] e que eles haviam escrito duas ou três músicas para uma compilação. Daí a [gravadora] Rhino nos pediu para compor material inédito. Ronni e Tony finalizaram três novas canções. A coisa se propagou e começamos a receber ofertas para excursionar. Daí preparamos a turnê para o lançamento do álbum. Fui para a Inglaterra, gravei minha parte e foi isto. O disco sairá em abril".
Black Sabbath - Mais Novidades
Classic Rock Revisited: Já existem planos para o futuro ou vocês aguardarão o desenrolar da turnê?
Geezer: "Por hora a turnê vai durar cerca de um ano. Devido ao que aconteceu no passado, não queremos abusar de nossa sorte. Todos estão satisfeitos com este prazo".
Classic Rock Revisited: Era para o baterista Bill Ward estar envolvido?
Geezer: "Ele fazia parte do projeto, estava no estúdio quando fui para lá, mas ele não queria sair em turnê e decidimos não pressioná-lo".
Classic Rock Revisited: Vocês tocaram juntos na década de oitenta e noventa sob o nome Black Sabbath. Agora a banda se chama Heaven and Hell. Por qual motivo houve essa mudança no nome?
Geezer: "Naquela época o Sabbath havia sido morto e enterrado por Ozzy. A gravadora insistiu em nos chamar Black Sabbath e nós fomos contratados deste jeito. Eu acho que Tony queria carregar consigo o nome. Mas depois da reunião do Sabbath original nós não poderíamos mais fazer desta forma, não queríamos confundir todos tocando agora como o Black Sabbath com Ronnie e no outro ano o Black Sabbath com Ozzy. Com sorte ambas as coisas poderão caminhar ao mesmo tempo".
Classic Rock Revisited: O Black Sabbath ainda está vivo?
Geezer: "Sim. Com a formação original do Black Sabbath, nós só tocamos na América do Norte e em alguns lugares da Europa. Sempre quisemos fazer uma turnê mundial".
Classic Rock Revisited: Você não toca músicas da era Dio há bastante tempo. Está sendo fácil rever esse material?
Geezer: "Não, está sendo bem difícil. Nesta turnê tocaremos somente material da era Dio. Com exceção de 'Neon Knights', 'Heaven and Hell' e 'Mob Rules', há muita coisa que nunca tocamos ao vivo. Há coisas que estamos tocando pela primeira vez depois de ter sido gravada. É difícil se lembrar como foram tocadas".
Classic Rock Revisited: Vocês ouvem o CD e tocam juntos para relembrar suas partes?
Geezer: "Exatamente. O que já tocamos antes não é um problema, mas há muitas músicas do 'Dehumanizer' que nunca tocamos, sequer me lembrava de ter gravado metade deste material! Essas canções têm muitas mudanças de tempo que fazem com que sejam difíceis de tocar. Nas últimas duas semanas eu tenho praticado em casa. Todos estão ensaiando em casa para depois nos juntarmos e tocar".
Classic Rock Revisited: Vocês não tocarão nada da era Ozzy?
Geezer: "Não. O trabalho com o Ozzy ainda está em pé, então é melhor manter as coisas separadas".
Classic Rock Revisited: Ozzy não ficou ressentido quando vocês decidiram fazer esse projeto?
Geezer: "Acho que ficou um pouco chateado quando pensou que iríamos sair sob o nome Black Sabbath. Quando eu disse que não seria desta forma ele disse que estava tudo em ordem".
Confira a entrevista inteira (em inglês) no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Filho de Rick Wakeman, Adam declara seu amor pelo Marillion e Mark Kelly
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
Yes anuncia detalhes do seu novo álbum de estúdio, "Aurora"
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Mike Portnoy passa mal e vomita durante show do Dream Theater
Show do Guns N' Roses em Campo Grande é marcado pelo caos no trânsito
Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
Quando David Coverdale usou a voz para expulsar um urso de casa
Sanctuary lança "Not Of The Living", sua primeira música inédita em 12 anos
Rodolfo Abrantes: ele sentiu presença maligna em shows do Slayer e Marilyn Manson
Os 100 maiores hinos do rock progressivo segundo leitores da Classic Rock
Spin Magazine: as maiores baixarias da história do rock

As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Como Ronnie James Dio entrou no Black Sabbath mesmo sem querer, segundo canal
Dave Mustaine explica por que Megadeth não participou do último show do Black Sabbath
2/4 do Black Sabbath original vai participar de convenção de horror nos EUA
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
A opinião contundente de Vernon Reid sobre "War Pigs", clássico do Black Sabbath
O baixista que fez Geezer Butler pensar "É isso que eu quero fazer"
O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
O produtor que decepcionou o Black Sabbath: "Iommi ficou incrivelmente desapontado"
O álbum que para Ozzy Osbourne "não tem uma música fraca na lista"
O riff do Deep Purple que impressionou Tony Iommi; "difícil de fazer algo melhor"



