J-Rock Rio: 1º show de visual kei no Brasil!
Por iori
Postado em 27 de junho de 2007
Finalmente as preces de milhares de brasileiros fãs de visual kei foram atendidas. O J-Rock Rio traz direto do Japão as bandas Charlotte e Hime Ichigo para um show no dia 5 de agosto no Rio de Janeiro-RJ.
"J-rock" significa "rock japonês". No cenário nipônico, durante a década de 80, surgiu um movimento rock mais tarde denominado como "visual kei", que consiste em bandas que se apresentavam com visuais estravagantes. Com o tempo, o visual kei foi se desenvolvendo e se diversificando. Uma de suas recentes ramificações é o "oshare kei". Um segmento feliz e descontraído do visual kei, o oshare kei é a linha adotada por Charlotte e Hime Ichigo.
Os organizadores do J-Rock Rio ainda aguardam a confirmação de uma terceira banda, AREA51, um grupo de metal melódico.
O J-Rock Rio é o primeiro festival de visual kei no Brasil com bandas do Japão, sendo que, até hoje, os festivais brasileiros de visual kei ocorreram apenas com grupos nacionais. No entanto, não se trata do primeiro show de j-rock em território tupiniquim. O divertido Guitar Wolf e seu barulhento "jet rock 'n roll" -- como eles mesmos definem seu som -- já tocaram no país em 2000 e 2003.
J-Rock Rio conta com uma parceria com a avex, uma das principais corporações da indústria fonográfica japonesa.
Nos últimos anos, o j-rock e o visual kei têm ganhado cada vez mais fãs no Brasil graças à Internet. Eventos relacionados ao assunto e shows com bandas brasileiras inspiradas pelas japonesas surgem nos quatro cantos do país. No Orkut, as comunidades de j-rock e seus célebres representantes como L'Arc~en~Ciel, X JAPAN e Dir en grey, já com milhares de membros, não páram de crescer, assim como a quantidade de vídeos no YouTube.
Confira no YouTube o videoclipe "Diamond Busaiku", do Charlotte.
Maiores informações poderão ser encontradas no site oficial do J-Rock Rio: www.jrockrio.com.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
Glenn Hughes diz adeus ao Brasil em vídeo - "Sentirei saudades!"
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
As 5 melhores músicas de Peter Townshend de todos os tempos, segundo o próprio
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Raul Seixas: O clássico inspirado em Dylan que driblou censura e criticou Roberto Carlos
Spin: as 30 melhores faixas instrumentais de todos os tempos
Cinco discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa
A estrofe de "Faroeste Caboclo" que não faz sentido no enredo, segundo Renato Russo
Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia o Guns N' Roses?
O desodorante que deu origem ao título de um dos maiores hits dos anos 1990
Heavy Metal: o Diabo e personagens bíblicas nas capas
Max Cavalera: triste ver uma banda tão importante virar uma merda
Heavy Metal: Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas



